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O Antigo Regime vigorou entre os séculos XVI a XVIII na maioria dos países europeus. Este período caracterizou-se pelo: poder absoluto do rei (Absolutismo)

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2 O Antigo Regime vigorou entre os séculos XVI a XVIII na maioria dos países europeus. Este período caracterizou-se pelo: poder absoluto do rei (Absolutismo) sociedade estratificada economia baseada na agricultura; comércio como principal motor da economia (Mercantilismo)

3 Não podemos viver todos na mesma condição. É necessário que uns comandem e os outros obedeçam. Os que comandam têm várias categorias ou graus: os soberanos mandam em todos os do seu reino, transmitindo o seu comando aos grandes, os grandes aos pequenos e estes ao povo. E o povo, que obedece a todos eles, está, por sua vez, dividido em várias categorias. No conjunto da sociedade, uns dedicam- se especialmente a serviço de Deus, outros a defender o Estado pelas armas, outros a alimentá-lo e mantê-lo pelo exercício da paz. Charles Loyseau, Tratado das Ordens e das Dignidades, 1610-13

4 O Mercantilismo contribuiu para o fortalecimento do Estado, enriquecimento da burguesia e Expansão Marítima e Comercial. Princípio: Intervenção do Estado na economia. Práticas: Colonialismo Metalismo Protecionismo alfandegário Balança comercial favorável. Bulionismo ou Metalismo na Espanha; Colbertismo ou Industrialismo na França;Comercialismo na Inglaterra. Atos de Navegação na Inglaterra.

5 Podemos dizer que os que mais desejavam o fim do Antigo Regime eram a Inglaterra e a França. Por quê? Por que a Inglaterra e a França eram países ricos e queriam expandir seu comércio.No entanto, muitas áreas eram colônias,o que impedia a Inglaterra e a França de venderem seus produtos porque as colônias só podiam vender e comprar da sua Metrópole. O fim do regime possibilitaria a esses países a venda de produtos nas colônias americanas. A decadência do Antigo Regime

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7 Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas. Voltaire Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire Respeito o meu Deus, mas amo o universo. Voltaire

8 A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos. Jean Jacques RousseauJean Jacques Rousseau O povo, por ele próprio, quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece. Jean Jacques Rousseau A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. Jean Jacques Rousseau Bastará nunca sermos injustos para estarmos sempre inocentes?Jean Jacques RousseauJean Jacques Rousseau

9 Os leões têm uma grande força, mas esta ser-lhes-ia inútil se a natureza lhes não tivesse dado olhos. Frase de MontesquieuFrase de Montesquieu Só se conhece o que se pratica. Frase de MontesquieuFrase de Montesquieu Não deve fazer-se pela via da lei o que pode fazer-se pelos costumes. Frase de MontesquieuFrase de Montesquieu

10 A consciência é a voz da alma, as paixões são a voz do corpo.Jean Jácques RousseauJean Jácques Rousseau A força fez os primeiros escravos, a sua covardia perpetuou-os. Jean Jacques RousseauJean Jacques Rousseau O homem que não conhece a dor, não conhece a ternura da humanidade. Jean Jacques Rousseau

11 A razão é um sol impiedoso; ela ilumina, mas cega. Romain RollandRomain Rolland Dois excessos: excluir a razão, admitir apenas a razão. Blaise PascalBlaise Pascal Só ficamos satisfeitos em ter razão se conseguimos provar que os outros estão totalmente errados. William HazlittWilliam Hazlitt A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão. Machado de AssisMachado de Assis A felicidade não é um ideal da razão mas sim da imaginação. Emmanuel KantEmmanuel Kant

12 "Chamamos de Iluminismo o movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. Os filósofos e economistas que difundiam essas idéias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas. O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços abrindo espaço para profundas mudanças. O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo, que recomendava: para se chegar à verdade, duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dúvida racional pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus. O MOVIMENTO ILUMINISTA

13 Esta obra está carregada de simbolismo: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo). A razão, e a filosofia, estão a retirar o manto sobre a verdade. Frontispício da Encyclopédie. (1772) Foi desenhado por Charles-Nicolas Cochin e ornamentado por Bonaventure-Louis Prévost. A LUZ DO CONHECIMENTO

14 As principais considerações do Iluminismo eram: Valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento; valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia; crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza;

15 crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais; crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero; defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei; crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus. "

16 1.1 ILUMINISMO E CIENCIA Nos séculos XVII e XVIII, uma febre de novas descobertas e inventos tomou conta do continente europeu. O avanço científico colocou à disposição do homem informações bem diferentes de tudo o que era conhecido naquela época. Dentre as maiores revelações, Copérnico, Kepler, Galileu e Isaac Newton elaboraram novos modelos para explicar o universo auxiliados pelo desenvolvimento da Matemática, que teve em Blaise Pascal um de seus maiores representantes, ele ultrapassou a simples descrição do céu, chegando a justificar a posição e a órbita de muitos corpos siderais. Além disso, anunciou ao mundo a lei da gravitação universal, que explicava desde o movimento de planetas longínquos até a simples queda de uma fruta. Newton foi ainda responsável por avanços na área do cálculo e pela decomposição da luz, mostrando que a luz branca, na verdade, é composta por sete cores, as mesmas do arco-íris. Desenho esquemático do microscópio de Robert Hooke.

17 A Biologia progrediu no estudo do homem identificando os vasos capilares e do trajeto da circulação sanguínea, o princípio das vacinas a introdução do agente causador da moléstia no organismo para que este produza suas próprias defesas. Na Química, Antoine Lavolsier, famoso pela precisão com que realizava suas experiências, provou que, embora a matéria possa mudar de estado numa série de reações químicas, sua quantidade não se altera, conservando-se a mesma tanto no fim como no começo de cada operação. Atribuiu-se a ele igualmente a frase: Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Além dos nomes citados, houve muitos outros inventores e estudiosos que permitiram, por exemplo, a descoberta da eletricidade; a invenção da primeira máquina de calcular; a formulação de uma teoria, ainda hoje aceita, para explicar a febre; a descoberta dos protozoários e das bactérias. Surgiu mesmo uma nova ciência a Geologia, a partir da qual se desenvolveu uma teoria que explicava a formação da Terra, refutando a versão bíblica da criação do mundo em sete dias.

18 Tendo herdado o espírito curioso e indagador dos estudiosos renascentistas, os iluministas, i nvestigando problemas políticos, religiosos e culturais foram, alguns casos, contestados pela evolução da ciência. Vejamos algumas das figuras que mais se destacaram no campo das pesquisas: Isaac Newton: matemático, astrônomo e físico, preocupou-se com o estudo do movimento dos corpos do universo. Demonstrou que os corpos exercem atração uns sobre os outros, formulando a lei da gravitação universal. Os iluministas anunciaram ao mundo a lei da gravitação universal que explicava o movimento dos planetas. Herdamos deles, parte dos conhecimentos que temos hoje do universo. Os avanços não param...

19 Voltaire: crítico do Antigo Regime e da Igreja, defendeu a liberdade de pensamento e de expressão. Era a favor de uma monarquia esclarecida, na qual o governante fizesse reformas influenciado pelas idéias iluministas. Montesquieu: propunha a divisão do poder em executivo, legislativo e judiciário, mantendo-se os três em equilíbrio permanente. Escreveu O espírito das leis e Cartas persas. Defendeu a posição de que somente as pessoas de boa renda poderiam ter direitos políticos, ou seja, direito de votar e de candidatar-se a cargos públicos. Obras de Voltaire e Montesquieu

20 John Locke: escreveu o Segundo tratado sobre o governo civil, defendendo a teoria do governo limitado. Para ele, os homens formavam a sociedade e instituíam um governo para que este lhes garantisse alguns direitos naturais, como o direito à vida, à felicidade, à propriedade, etc. Por isso, caso o governo abusasse do poder, poderia ser substituído. Outra de suas afirmações era que todos os indivíduos nascem iguais, sem valores ou idéias preconcebidas. Rousseau: criticou a burguesia e a propriedade privada. Considerava os homens bons por natureza e capazes de viver em harmonia, não fosse alguns terem se apoderado da terra, dando origem à desigualdade e aos conflitos sociais. Propunha um governo no qual o povo participasse politicamente e a vontade da maioria determinasse as decisões políticas. Rousseau expôs suas idéias principalmente em duas obras: O contrato social e Discurso sobre a origem da desigualdade.

21 ESCRITOS ILUMINISTAS Os regimes de governo e a divisão de poderes, segundo Montesquieu Existem três espécies de governos: o republicano, o monárquico e o despótico (...) o governo republicano é aquele no qual o povo reunido, ou somente uma parte do povo, tem o poder soberano; a monarquia, aquela na qual um só governa, mas por meio de leis fixas e estabelecidas; enquanto que no despotismo apenas um, sem leis e sem regras, arrebata tudo sob a sua vontade e seu capricho (...). Existe em cada Estado três tipos de poderes: o legislativo, o executivo e o judiciário. Pela primeira, o príncipe ou magistrado faz as leis por um certo tempo ou para sempre, e corrige ou substitui aquelas que estão feitas. Pela segunda, se faz a paz ou a guerra, se enviam ou recebem os embaixadores, se estabelece a segurança, se previnem as invasões. Pela terceira, se punem os crimes ou se julga as diferenças particulares. MONTESQUIEU. O Espírito das Leis ____________________

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23 A teoria do contrato social em Diderot: o poder político emergindo do consentimento da nação. O príncipe recebe de seus súditos a autoridade que ele tem sobre eles e esta autoridade é nascida das leis da natureza e do Estado. As leis da natureza e do Estado são as condições às quais eles são submetidos (...). Uma destas condições é que não existe o poder da autoridade sobre eles a não ser pela sua escolha e consentimento e ele não pode jamais empregar esta autoridade para cassar o ato ou contrato pela qual ela lhe foi deferida: ele agirá assim contra ele mesmo, pois que sua autoridade não pode subsistir a não ser pelo título que a estabelece (...). O príncipe não pode pois dispor do seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação. DIDEROT. Enciclopédia ____________________

24 A tolerância em Voltaire Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos. Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas nossas opiniões insensatas (...) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivo de perseguição. Voltaire, Tratado sobre a Tolerância, 1763.

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26 A Propriedade como fonte de desigualdade, segundo Rousseau O primeiro que cercou um terreno, advertindo: Este é meu, e encontrando gente muito simples que acreditou, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Que crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores teria poupado ao gênero humano aquele que (...) tivesse gritado a seus semelhantes: Não escutem este impostor; vocês estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos, que a terra não é de ninguém. (...) Desde o instante em que um homem teve necessidade da ajuda de um outro, desde que ele percebeu ser conveniente para um só ter provisões para dois, a igualdade desapareceu, a propriedade se introduziu, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas se transformaram em campos risonhos que passaram a ser regados com o suor dos homens e nos quais vimos então a miséria e a escravidão germinarem e crescerem com a colheita. ROUSSEAU, Discursos sobre a origem das desigualdades ____________________

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29 1.2 O Iluminismo e a Economia Em relação à economia surgiram idéias novas, que atacavam o mercantilismo e a interferência do Estado na vida econômica. Na França apareceram os fisiocratas (fisio = natureza; cracia = poder), para quem a riqueza de uma nação provém da agricultura e, portanto, da natureza. A economia seria regulada por leis naturais, sendo desnecessária a intervenção do Estado. O principio Laissez faire, laissez passer (Deixe fazer, deixe passar) era defendido pelos fisiocratas, onde pregavam o ideal de liberdade. Os fisiocratas influenciaram na formação de uma corrente de pensamento chamada Liberalismo econômico, da qual fazem parte os ingleses Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo.

30 O escocês Adam Smith escreveu A Riqueza das Nações em que defendeu: nem a agricultura, como queriam os fisiocratas; nem o comércio, como defendiam os mercantilistas; o trabalho era a fonte da riqueza. O trabalho livre, sem intervenções, guiado espontaneamente pela natureza.

31 1.3 O Iluminismo e a Religião Até a crença devia ser racionalizada. Os iluministas eram deístas, isto é, acreditavam que Deus está presente na natureza, portanto no próprio homem, que pode descobri-lo através da razão. Para encontrar Deus, bastaria levar vida piedosa e virtuosa. A Igreja tornava-se dispensável. Os iluministas criticavam-na por sua intolerância, ambição política e inutilidade das ordens monásticas (vinda de monges, autoridades religiosas).

32 1.4 O Despotismo Esclarecido No século XVIII desenvolveu-se uma forma de governo que mesclou o absolutismo às idéias iluministas. O chamado despotismo esclarecido. Surgiu em países da Europa ainda essencialmente agrícolas, como Portugal, Áustria, Prússia e Rússia. Os soberanos desse países, apoiados na burguesia e em parte da aristocracia, explicavam seu poder absoluto não pala origem divina, mas como resultado de necessidades sociais. Governavam em nome da razão e pretendiam construir a prosperidade de seus Estados. Diziam-se servidores da coletividades. Analise a seguir as propostas dos principais déspotas esclarecidos e suas principais realizações:

33 Portugal - Marquês de Pombal - Ministro de D.Jose I (1750 - 1777) - aumentou o controle do Estado sobre a economia. - incentivou o comércio e as manufaturas. - expulsou os jesuítas de Portugal e de suas colônias. - procurou desenvolver uma educação leiga, sem a influência da Igreja. Áustria - José II (1780 - 1790) - estimulou o desenvolvimento das manufaturas e da agricultura. - libertou os servos de várias regiões do país. - desenvolveu a educação. - taxou as propriedades da nobreza e do clero.

34 Prússia - Frederico II (1740 - 1780) - organizou militarmente a Prússia. - expandiu o território do país. - estimulou o desenvolvimento industrial - incentivou a educação Rússia - Catarina, a Grande (1763 - 1796) - incentivou a cultura - promoveu transformações sociais baseadas nas idéias iluministas.

35 Segundo o Iluminismo, o princípio organizador da sociedade deveria ser a busca da felicidade. Ao governo caberia garantir direitos naturais: a liberdade individual e a livre posse de bens; a tolerância para a expressão de idéias; a igualdade perante a lei; a justiça com base na punição dos delitos. QUAIS DESSES DIREITOS NOS É GARANTIDO EM PLENITUDE?

36 REVOLUÇÕES INGLESAS

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39 Religiões e classes sociais na Inglaterra As classes sociais usavam a religião para resolver os seus problemas. Católicos e Anglicanos = a favor da Monarquia Católicos e Anglicanos = a favor da Monarquia Calvinistas = divididos em 2 grupos: Calvinistas = divididos em 2 grupos: Presbiterianos: mais moderados, defendiam uma Monarquia Parlamentar. Presbiterianos: mais moderados, defendiam uma Monarquia Parlamentar. Puritanos: mais radicais, queriam a substituição da Monarquia por uma República. Puritanos: mais radicais, queriam a substituição da Monarquia por uma República.

40 Sociedade e religião Anglicanos: formado pela Alta Nobreza e pelos setores ligados ao Rei. Anglicanos: formado pela Alta Nobreza e pelos setores ligados ao Rei. Presbiterianos: Alta burguesia e latifundiários. Presbiterianos: Alta burguesia e latifundiários. Puritanos: Média e Pequena burguesia. Puritanos: Média e Pequena burguesia.

41 Henrique VIII encontra a Inglaterra quebrada e o povo aceita o absolutismo; Henrique VIII encontra a Inglaterra quebrada e o povo aceita o absolutismo; Deixa a burguesia participar do conselho do rei e confisca terras da Igreja; Deixa a burguesia participar do conselho do rei e confisca terras da Igreja; Sua filha, Elisabeth I reforma a fé anglicana e aperta o cerco no mar (controlando, pirateando, dominando áreas da Ásia e África, criando a companhia do comércio); Sua filha, Elisabeth I reforma a fé anglicana e aperta o cerco no mar (controlando, pirateando, dominando áreas da Ásia e África, criando a companhia do comércio); Sua política agressiva dá condições para o pioneirismo industrial; Sua política agressiva dá condições para o pioneirismo industrial; Puritanos calvinistas atacam a Igreja anglicana; Puritanos calvinistas atacam a Igreja anglicana;

42 Morre Elizabeth I - dinastia dos Tudors: auge do Absolutismo (Henrique VIII). É substituída por Jaime I - da dinastia Stuart (Parlamento x Rei). Jaime I = Pouca habilidade política. Cria novos impostos, agrada a nobreza e promove o Anglicanismo. (Situação financeira ruim) Persegue católicos, puritanos e opositores ao governo. Muitos puritanos fogem para o Novo Mundo, dando início às colônias de povoamento ð descontentamento puritano. Dinastia Stuart e a crise do Absolutismo Elizabeth I e Jaime I: representantes do Absolutismo inglês.

43 Revolução Puritana (1640-1649) Carlos I prende arbitrariamente opositores e dissolve o parlamento; Carlos I prende arbitrariamente opositores e dissolve o parlamento; Cromwell lidera a burguesia, pequena nobreza e camponeses e prende Carlos I; Cromwell lidera a burguesia, pequena nobreza e camponeses e prende Carlos I; Se torna lorde protetor, com poderes de ditador; Se torna lorde protetor, com poderes de ditador; Cria o ATO DE NAVEGAÇÃO (1651): somente navios ingleses ou do país produtor poderiam transportar produtos; Cria o ATO DE NAVEGAÇÃO (1651): somente navios ingleses ou do país produtor poderiam transportar produtos; Desagrada a Holanda e provoca guerra (1651- 1654); Desagrada a Holanda e provoca guerra (1651- 1654); Internamente, as condições de miséria e exclusão social só cresciam. Internamente, as condições de miséria e exclusão social só cresciam.

44 ATOS DE NAVEGAÇÃO Atos de Navegação ð toda mercadoria que entrasse ou saísse da Inglaterra deveria ser transportada por navios ingleses. A partir deste ato criou-se uma base para a Revolução Industrial. A Holanda entra em guerra com a Inglaterra por causa dos Atos de Navegação e perde a guerra. Esta derrota acaba com a Holanda.

45 Parlamento Inglês

46 O mapa acima mostra a divisão da Inglaterra em áreas dominadas pelos partidários da monarquia Stuart (de lilás) e pelos adeptos do Parlamento (de verde) durante a guerra civil, que culminou com a implantação da República puritana.

47 Para o historiador inglês Christopher Hill, "As regiões partidárias do Parlamento eram o sul e o leste economicamente avançados; a força dos realistas residia no norte e no oeste, ainda semifeudais. Todas as grandes cidades eram parlamentares; freqüentemente, contudo, suas oligarquias privilegiadas sustentam o rei... Só uma ou duas cidades episcopais, Oxford e Chester, eram realistas. Os portos eram todos pelo Parlamento... "mesma divisão encontramos no interior dos condado., os setores industriais eram pelo Parlamento, mas os agrícolas pelo rei."

48 Revolução Gloriosa (1688-1689) Cromwell morre em 1658, seu filho renuncia e Carlos II assume; Cromwell morre em 1658, seu filho renuncia e Carlos II assume; Passa a apoiar os católicos, tendo o irmão, Jaime II como mediador; Passa a apoiar os católicos, tendo o irmão, Jaime II como mediador; O parlamento trama dar o trono para o genro de Jaime II, Guilherme de Orange; O parlamento trama dar o trono para o genro de Jaime II, Guilherme de Orange; Guilherme desembarca e toma o trono sem derramar sangue. Guilherme desembarca e toma o trono sem derramar sangue. Em 1689 ele jura o Bill Of Rights (Declaração de Direitos), onde reconhece que o parlamento está acima do rei, reconhece o direito à habeas corpus, a liberdade religiosa, etc. Em 1689 ele jura o Bill Of Rights (Declaração de Direitos), onde reconhece que o parlamento está acima do rei, reconhece o direito à habeas corpus, a liberdade religiosa, etc.

49 O novo rei aceitou a "Declaração de Direitos" (Bill of Rights) e em 1689 assumiu a Coroa, marcando o fim do choque entre rei e Parlamento. O novo rei aceitou a "Declaração de Direitos" (Bill of Rights) e em 1689 assumiu a Coroa, marcando o fim do choque entre rei e Parlamento. Essa declaração eliminava a censura política e reafirmava o direito exclusivo do Parlamento em estabelecer impostos, e o direito de livre apresentação de petições. Destaca-se ainda a questão militar, onde o recrutamento e manutenção do exército somente seriam admitidos com a aprovação do Parlamento. Declaração de Direitos

50 As revoluções Inglesas marcam um momento significativo na história do capitalismo na medida em que ela contribuiu para abrir definitivamente o caminho para a superação dos resquícios feudais e, portanto, para tornar possível a consolidação do modo de produção capitalista. Ela foi, antes de tudo, um gesto de ousadia de uma classe em ascensão que não hesitou em virar a mesa para atingir os seus objetivos políticos! Imagens: google.

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57 Características coloniais 1 3 colônias na csta do Atlântico (Massachusetts, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Connecticut, Nova Jérsei, Pensilvânia, Maryland, Delaware, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia) ; 1 3 colônias na costa do Atlântico (Massachusetts, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Connecticut, Nova Jérsei, Pensilvânia, Maryland, Delaware, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia) ; Norte: imigrantes fugidos de perseguições religiosas e políticas, sem intensa fiscalização metropolitana – mais liberdade e diversificação econômica, minifúndio, trabalho livre, mercado interno; Norte: imigrantes fugidos de perseguições religiosas e políticas, sem intensa fiscalização metropolitana – mais liberdade e diversificação econômica, minifúndio, trabalho livre, mercado interno; Colônia de exploração; solo propício para cultivo; latifúnido; escravidão; exportação. Sul: Colônia de exploração; solo propício para cultivo; latifúnido; escravidão; exportação.

58 A Inglaterra aperta os cintos Na europa floreciam idéias de liberdade, igualdade, democracia, defendidas por filósofos iluministas; Na europa floreciam idéias de liberdade, igualdade, democracia, defendidas por filósofos iluministas; Essas idéias não demoraram a chegar as colônias, através da burguesia que estudava na Europa. Essas idéias não demoraram a chegar as colônias, através da burguesia que estudava na Europa. Crescimento indústrial inglês – aumenta a necessidade de explorar as colônias, para obter mais lucros para a burguesia inglesa. Crescimento indústrial inglês – aumenta a necessidade de explorar as colônias, para obter mais lucros para a burguesia inglesa. Guerra dos 7 anos contra a França (1756-1763): afeta das colônias da América, aumenta os impostos e as obrigações. Guerra dos 7 anos contra a França (1756-1763): afeta das colônias da América, aumenta os impostos e as obrigações. Isso tudo é traduzido em leis e impostos: Isso tudo é traduzido em leis e impostos:

59 Lei do Melaço (1733) Lei do Melaço (1733) Pensilvânia é proibida de trabalhar o ferro (1750) Pensilvânia é proibida de trabalhar o ferro (1750) Lei do Açúcar (1764) Lei do Açúcar (1764) Lei do Selo (1765) Lei do Selo (1765) * Houve boicote das mercadorias inglesas. Apesar da lei retroceder, os conflitos continuaram, até que houve a Festa do Chá de Boston Leis intoleráveis (1774): a metrópole promove ocupações militares, fecha assembléias, aumenta a repressão... Leis intoleráveis (1774): a metrópole promove ocupações militares, fecha assembléias, aumenta a repressão...... mas os tiros saíram pela culatra...

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61 Rumo à independência Primeiro Congresso da Filadélfia (1774): pediu o fim das medidas restritivas ao deenvolvimento da colônia; deixou claro que nem todos queriam a independência; Primeiro Congresso da Filadélfia (1774): pediu o fim das medidas restritivas ao deenvolvimento da colônia; deixou claro que nem todos queriam a independência; Segundo Congresso da Filadélfia (1776): todas as colônias participaram; Segundo Congresso da Filadélfia (1776): todas as colônias participaram; Thomas Jefferson redigiu a Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América, baseado em idéias iluministas. Thomas Jefferson redigiu a Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América, baseado em idéias iluministas. George Washington lidera as tropas; com as vitórias, Espanha e França apoiam a luta. George Washington lidera as tropas; com as vitórias, Espanha e França apoiam a luta. Em 1783 a Inglaterra reconhece a independência. Em 1783 a Inglaterra reconhece a independência.

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65 Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário um povo dissolver laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que lhe dão direito as leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação. Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário um povo dissolver laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que lhe dão direito as leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação.

66 Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

67 Nós, Por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela retidão de nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colônias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes, que estão desoneradas de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como Estados livres e independentes, têm inteiro poder para declarar guerra, concluir paz, contratar alianças, estabelecer comércio e praticar todos os atos e ações a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na proteção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra.

68 Para refletir... Sentimento Nacional ou sentimento antibritânico? Sentimento Nacional ou sentimento antibritânico? Nós, o povo dos Estados Unidos...? Nós, o povo dos Estados Unidos...? 4 de julho de 1776, o dia da independência. Por quê? 4 de julho de 1776, o dia da independência. Por quê? Por que, mesmo defendendo ideais democráticos, o povo aceita a dominação imperialista sobre o mundo? Por que, mesmo defendendo ideais democráticos, o povo aceita a dominação imperialista sobre o mundo?

69 A verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e eles pareciam invencíveis. Mas, no final, sempre caem. Pense nisso...sempre.... (Mahatma Gandhi) E era isso...


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