A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala"— Transcrição da apresentação:

1 Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Sarau de Poesias Ieda Maria Alves de Souza Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala Tutora: Flávia Altoff Florianópolis, 2009

2 JUSTIFICATIVA Observamos que, hoje, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas. Isso ocorre devido ao interesse dos alunos por outros tipos literários, ou pela facilidade de acesso a informação através da tecnologia e mudança de hábitos como por exemplo o brincar. Desta forma buscamos trabalhar de forma lúdica e prazerosa os conteúdos previstos no currículo escolar. Este projeto “Sarau de Poesias” aconteceu na Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres, situada no município de Correia Pinto no Estado de Santa Catarina. O trabalho idealizado pela Profª. Ieda Maria Alves de Sousa foi realizado com os alunos da 2ª série das Séries Inicias do Ensino Fundamental, prevendo a leitura, estudo e declamação de Poesias de autores renomados da Literatura Brasileira, destacando os seguintes autores: Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade, Olavo Bilac, Elias José, Ruth Rocha, Wania Amarante, entre outros. Buscando atribuir para esse Projeto de Poesias maior dinamicidade ao processo pedagógico e estabelecer maior coerência com os desafios da modernidade, concretiza-se aqui a importância do uso das mídias e da tecnologia de comunicação e informação.

3 Objetivos Específicos
Ler automaticamente diferentes gêneros literários; Utilizar a linguagem oral com eficiência para expressar sentimentos e opiniões; Valorizar a produção literária, através do contato com texto de autores renomados; Produzir textos poéticos coesos e coerentes, utilizando a forma alfabética e preocupando-se com forma ortográfica. Envolver o público num cenário de memórias e emoções saudáveis; Desenvolver a oralidade, a postura e tom de voz adequados, para trabalhos com vídeo e som.

4 METODOLOGIA O trabalho foi realizado, no ano de 2008, com uma turma de 2ª série das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, através da leitura e análise de Poesias de diversos autores da Literatura Brasileira. Num primeiro momento os alunos tiveram contato com várias Poesias, para conhecer melhor este gênero literário e selecionar os textos trabalhados. Na biblioteca ou em sala houve momentos de leitura, análise sintática e estudo das palavras contidas no texto, produção individual e coletiva de Poesias, a partir da realidade dos alunos. Na sala informatizada os alunos digitaram as poesias, aprendendo a utilizar o editor de textos. Com as poesias impressas foi elaborado um livro, e cada criança recebeu uma cópia deste livro. Ainda na sala informatizada os alunos pesquisaram a biografia e obras dos autores.

5 Fotos do trabalho em sala

6 Passeio a uma sorveteria da cidade

7 Fotos da Noite Cultural

8


Carregar ppt "Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google