A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA E INTERPRETAÇÃO O QUE É UMA TEORIA?. José DAssunção Barros (2009) A teoria remete a uma maneira de ver o mundo ou de compreender o campo de fenômenos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA E INTERPRETAÇÃO O QUE É UMA TEORIA?. José DAssunção Barros (2009) A teoria remete a uma maneira de ver o mundo ou de compreender o campo de fenômenos."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E INTERPRETAÇÃO O QUE É UMA TEORIA?

2 José DAssunção Barros (2009) A teoria remete a uma maneira de ver o mundo ou de compreender o campo de fenômenos que estão sendo examinados.

3 Remete aos conceitos e categorias que serão empregados para encaminhar uma determinada leitura da realidade... (p. 79- 80).

4 EM NOSSA PERSPECTIVA...toda teoria é, por força própria, parte da inércia da construção e constituição de um objeto de pesquisa, cabendo, portanto, ao investigador, em seu esforço intelectual, dar vida a teoria e, sobretudo, movimentá- la no campo interpretativo.

5 DE QUE MANEIRA PODEMOS ACESSAR UMA TEORIA? 1) a partir do estudo flutuante, em que o pesquisador busca o envolvimento na complexidade das obras publicadas de um determinado autor; 2) a partir da dissecação dos conceitos ou categorias analíticas apresentadas pela teoria; 3) na aplicação da teoria, pondo-a em movimento interpretativo na elucidação de determinado problema, o que pode gerar conhecimento novo; original.

6 QUAIS E QUANTAS TEORIAS EXISTEM? COMO SE COMPORTAM AS TEORIAS?

7 COMO INTERPRETAR À LUZ DE UMA TEORIA?

8 QUAL O SEU PROBLEMA DE PESQUISA? COMO ARTICULAR O SEU PROBLEMA DE PESQUISA À TEORIA?

9 QUAL TEM SIDO O SEU ESFORÇO PARA ARTICULAR O PROBLEMA DE PESQUISA À TEORIA? QUAL TEM SIDO O SEU TEMPO DEDICADO À PESQUISA?

10 COMO E COM QUE FREQUENCIA TEM SE ENCONTRADO COM O ORIENTADOR?


Carregar ppt "TEORIA E INTERPRETAÇÃO O QUE É UMA TEORIA?. José DAssunção Barros (2009) A teoria remete a uma maneira de ver o mundo ou de compreender o campo de fenômenos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google