A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: JOGOS, ESPORTE, LUTAS, DANÇAS E GINÁSTICAS Prof. Msndo. Júlio Rodrigues CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA: noções preliminares sobre a seleção, organização e sistematização de conteúdos de ensino

2 APRESENTAÇÃO: DO PROFESSOR; DA DISCIPLINA.

3 Apresentação do Professor
Nome: Júlio Rodrigues; Idade: 31 anos; Escolas em que trabalho: Escola Senador Aderbal Jurema; Escola Edmur Arlindo de Oliveira; Fundação Bradesco; Cidade: Carpina (PE); Experiência na área: Professor de Educação Física Escolar; APABB-PE (desde 2006); Programa Círculos Populares de Esporte e Lazer ( ); Programa Academia da Cidade ( ): CAPS-AD Prof. René Ribeiro; Coordenação Pedagógica dos Pólos Tradicionais; Expectativa em relação ao curso: através dos estudos, melhorar a qualidade do ensino da Educação Física em Pernambuco.

4 Apresentação da disciplina:
Ementa: Aspectos didáticos nas aulas de Educação Física, enfocando diferentes conteúdos, tais como ginásticas, jogos, atividades rítmicas e expressivas, esporte e lutas. Objetivos: Geral: discutir possibilidades de abordagem dos conteúdos de ensino da Educação Física à luz dos conhecimentos construídos ao longo do curso; Imediato: realizar uma discussão conceitual acerca da seleção, sistematização e organização no sentido de potencializar a criação de idéias para projetos de pesquisa.

5 CONTEÚDOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
O conceito de cultura e sua aplicabilidade na Educação Física; O processo de seleção, organização e sistematização dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física; Os conteúdos de ensino e suas dimensões e suas perspectivas de abordagem pedagógica.

6 O conceito de cultura e sua aplicabilidade
Compreensão da Cultura como “uma construção significativa do homem através da história” (REZENDE, 1990). Pressupostos: Afastamento do homem (produtor de cultura) da esfera da natureza; Construções contextualizadas com as condicionantes sociais de cada período histórico; Um processo contínuo de atribuição de significado às manifestações dessa cultura reunião entre a intencionalidade, o homem e o mundo.

7 O conceito de cultura e os conteúdos da Educação Física
Compreensão fenomênica das práticas corporais como produções socioculturais e históricas do homem como ser histórico (reunião da intencionalidade, do homem e do mundo); Delimitação de um conjunto de conhecimentos referentes às práticas corporais a serem pedagogizados na escola.

8 O processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos
Transposição didática: “transformação” de um fenômeno cultural em um conteúdo de ensino a partir de determinados procedimentos teórico-metodológicos (didática). Interdisciplinaridade: regime de interdependência existente entre duas ou mais disciplinas que, desse modo, compartilham uma ou mais dimensões epistemológicas/ temáticas (FAZENDA, 2006).

9 O processo de seleção, organização e sistematização dos conteúdos
Relacionado: Ao nível de desenvolvimento e organização interna alcançado pela disciplina (legitimação); À compreensão de seu objeto pedagogizável (conhecimento pedagógico); Á aplicação de procedimentos de ensino adequados à essa delimitação temática (intencionalidade); À adequação dos objetivos da disciplina em relação ao projeto educativo da escola (dimensões dos conteúdos de ensino).

10 O conhecimento pedagógico dos conteúdos (GRAÇA, 1997)
Conhecimentos do Aluno ((in)formativo) (teórico-metodológico e intencional) Conhecimentos do Professor

11 A discussão “cultural” na Educação Física brasileira (1)
As discussões acerca do conceito de cultura na Educação Física têm em conta, para efetivação da seleção, organização e sistematização de seus conteúdos de ensino: A especificidade conteúdica da Educação Física (as práticas corporais como saberes referentes ao corpo humano em movimento); As exigências do contexto escolar atual (interdisciplinaridade, formação integral do cidadão, educação inclusiva, etc.)

12 A discussão “cultural” na Educação Física brasileira (2)
A discussão baseada no conceito de cultura trouxe para a Educação Física três denominações fundamentais (BRACHT, 2005): Cultura Corporal; Cultura de Movimento; Cultura Corporal de Movimento. Essas três denominação asseveram o consenso do caráter cultural dos conteúdos da Educação Física, inclusive nas perspectivas teóricas que não têm sua discussão como foco discursivo.

13 Conteúdos (culturais) da Educação Física (1)
O consenso cultural aponta, apesar de suas diferentes concepções, o seguinte conjunto de conhecimentos (práticas corporais) para a disciplina Educação Física:

14 Conteúdos (culturais) da Educação Física (2)
Conteúdos da Cultura (Corporal, de Movimento ou Corporal de Movimento Jogo Esporte Danças Lutas Ginásticas

15 Revolucionária/Crítica/ Progressista
Principais perspectivas teóricas de abordagem cultural dos conteúdos da Educação Física (DAOLIO, 2004) Perspectiva Autor(es) Objeto pedagogizável Ano de apresentação Desenvolvimentista Go Tani, Edison de Jesus Manuel , Eduardo Kokubun e José Elias de Proença Movimento 1988 Psicomotricidade João Batista Freire 1989 Crítico-Superadora Coletivo de Autores A Expressão Corporal como linguagem (“Cultura Corporal”) 1992 Crítico-Emancipatória Elenor Kunz Movimento Humano 1991/1994 Revolucionária/Crítica/ Progressista Valter Bracht Manifestações da Cultura Corporal 1992/1999 Sistêmica Mauro Betti Saber corporal (“Cultura Física” e “Cultura Corporal de Movimento”) 1991

16 Agregação processual do conceito de cultura ao ideário da Educação Física
A cultura como uma conseqüência do movimento corporal O movimento como uma linguagem/ expressão da cultura O movimento corporal humano como uma dimensão da cultura

17 As dimensões dos conteúdos de ensino (SOUZA JÚNIOR, 2006)
Os conteúdos de ensino, sendo derivados da cultura, apresentam as seguintes dimensões: Dimensão Conceitual: referente à elaboração de conceitos por parte do aluno, no sentido de possibilitar a elaboração de generalizações e regularidades; Dimensão Atitudinal: voltada para os comportamentos e suas influências sobre os processos interativos existentes na comunidade escolar; Dimensão Procedimental: centrado na adequação dos procedimentos metodológicos à otimização da aprendizagem do estudante.

18 O processo de Avaliação
Seleção, organização e sistematização dos conteúdos de ensino Dimensões dos conteúdos de ensino

19 “O que é a Educação Física?”
Relacionar a discussão dos textos (BELTRAMI, 2001; RODRIGUES, 2009 e SOARES, 1996) à Educação Física como disciplina escolar: Conteúdos; Objetivos; Possibilidades de trabalho interdisciplinar.

20 A avaliação em Educação Física (1)
(BARBOSA, 2001) Tipos de avaliação (informa o nível de conhecimentos do estudante) Avaliação Diagnóstica (monitoramento do processo de ensino e aprendizagem) Avaliação Formativa (verificação do resultado final do processo de ensino e aprendizagem) Avaliação Somativa

21 A avaliação em Educação Física (2)
Considerando o conceito de cultura (corporal, de movimento, ou corporal de movimento), a influência deste sobre a seleção, organização e sistematização dos conteúdos (e suas dimensões), acreditamos que a avaliação deve favorecer a apropriação dos saberes pelos estudantes, auxiliando, portanto, sua aprendizagem desses saberes de forma reflexiva. Segundo Souza Júnior (2006, p.161): A avaliação em Educação Física deve ir além da possibilidade de medir o produto que o professor traz como referência central, referência única: deve confrontar as referências trazidas, tanto pelo professor, quanto pelo aluno, possibilitando evidenciar em que se avançou e que se produziu de novo, do ponto de vista dos conteúdos a serem tratados, das competências estabelecidas.

22 “Qual é a função do Professor de Educação Física na escola?”
Relacionar às discussões dos textos de BRACHT, 1999; FIORANTE e SIMÕES, 2005; KRUG et al., s.d.; OLIVEIRA, 1999; e RESENDE, s.d. ao professor de Educação Física como educador responsável pelo trato metodológico dos conteúdos da disciplina em relação a procedimentos avaliativos coerentes.

23 ORGANIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE VIVÊNCIAS
Formação de equipes de 5 pessoas para elaboração de uma aula (10 min.) abordando um dos conteúdos de ensino, levando em conta o processo de seleção, organização e sistematização dos conteúdos, as dimensões dos conteúdos e a adequação dos instrumentos e critérios de avaliação aos objetivos propostos para a aula.

24 Atividade avaliativa Construção de um texto (trabalho individual) relacionando as discussões realizadas hoje (sobre seleção, organização e sistematização de conteúdos e procedimentos avaliativos) com os direcionamentos trazidos pelos PCN para a disciplina Educação Física: Apresentação do texto; Descrição dos PCN, situando a Educação Física nos diferentes segmentos da Educação Básica; Considerações finais, se possível, relacionando suas conclusões a um possível objeto de pesquisa monográfica; Referências; Entrega (à secretaria do Programa): 14 de março de 2009.

25 Contato


Carregar ppt "CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google