A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infecções do Trato Urinário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infecções do Trato Urinário"— Transcrição da apresentação:

1 Infecções do Trato Urinário
Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de ITU do Hospital das Clínicas de Pernambuco

2 O que é o rim? Quantos são? Onde se localizam? O que fazem?
Por que fazem falta?

3

4 O que é ITU? A infecção urinária (ITU) é uma infecção que acomete qualquer parte do sistema urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra. É definida como a presença de microorganismos em alguma parte desse sistema.

5 Outros nomes para a ITU No Rim: Pielonefrite Na Bexiga: Cistite
Na Próstata: Prostatite Na Uretra: Uretrite

6 Como ocorre? A ITU ocorre principalmente quando os microorganismos, na maioria dos casos bactérias, "sobem" pela uretra e atingem a bexiga, os ureteres e os rins.

7 Fatores de Risco • Sexo feminino • Gravidez • Hábitos de higiene inadequados • Diabetes • Climatério • Obstrução urinária: aumento da próstata, "pedra nos rins", tumores • Corpos estranhos: sondas • Doenças neurológicas: interferem no esvaziamento da bexiga • Doenças sexualmente transmissíveis • Infecções ginecológicas

8 Classificação Infecção Alta Infecção Baixa

9 Sintomas Na infecção baixa: - Dor e ardência ao urinar
- Dificuldade para iniciar a micção - Urgência miccional - Pequena quantidade de urina várias vezes ao dia - Urina com mau cheiro, de cor alterada - Pode haver eliminação de sangue na urina

10 Sintomas Na infecção alta: Os sintomas geralmente comprometem o estado geral do paciente e são: - Febre - Dor lombar - Vômitos - Urina com sangue - Dor abdominal - Mal estar geral

11 Diagnóstico Exame de Urina Urocultura (Identifica causador da doença)
Exames de imagem (ultra-som, o raio X com contraste das vias urinárias (urografia excretora)

12 Tratamento - O tratamento da ITU é feito com antibióticos
- É importante que se faça o tratamento durante todo o período prescrito pelo médico, para evitar a recorrência * Cuidado: NUNCA FAÇA AUTO-MEDICAÇÃO!!!

13 Como Prevenir? - Ingerir bastante líquido (média de 2 litros por dia); - Evitar reter a urina, urinando sempre que a vontade surgir; - Prática de relação sexual protegida; - Urinar após relações sexuais; - Só usar antibióticos por indicação médica.

14 Para as mulheres - Limpar-se sempre da frente para trás, após usar o toalete; - Lavar a região perianal após as evacuações; - Evitar o uso de absorventes internos; - Evitar a realização de "duchas", "chuveirinhos"; - Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético, preferir as de algodão; - Usar roupas mais leves para evitar transpiração excessiva na região genital.

15 DÚVIDAS?


Carregar ppt "Infecções do Trato Urinário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google