Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROGRAMA
2
O R I G E N S JAPÃO DO PÓS GUERRA KAORU ISHIKAWA
3
O B J E T I V O S melhorar a qualidade de vida dos funcionários,
transformando o ambiente da empresa, e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios, e reduzindo custos.
4
5S O QUE É O PROGRAMA SEIRI DESCARTE SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA
SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA 5S
5
D E S C A R T E PARA QUE SERVE S E I R
Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.
6
DESCARTE Verificar o que é útil e necessário.
COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor.
7
DESCARTE Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais
RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.
8
A R R U M A Ç Ã O PARA QUE SERVE S E I T O N
Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.
9
ARRUMAÇÃO Analisar onde e como guardar as coisas.
COMO PRATICAR Analisar onde e como guardar as coisas. Definir critérios para organizá-las. Definir lugar e modo adequados de guardá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.
10
ARRUMAÇÃO Racionaliza os espaços.
RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.
11
L I M P E Z A PARA QUE SERVE S E I O Deixar o local limpo
e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.
12
LIMPEZA Fazer uma faxina geral.
COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Acionar regularmente o pessoal da manutenção. Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los.
13
LIMPEZA Conscientiza sobre a necessidade de manter
RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.
14
S A Ú D E PARA QUE SERVE S E I K T U
Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.
15
SAÚDE Praticar sempre os 3S anteriores.
COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.
16
SAÚDE Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários.
RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.
17
D I S C I P L I N A PARA QUE SERVE S H I T U K E
Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.
18
DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores.
COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5 S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.
19
DISCIPLINA Elimina o controle autoritário e imediato.
RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.
20
O “5 S” E A CIDADANIA REEDUCAÇÃO ADOÇÃO DE VALORES - ÉTICA
APLICAÇÃO ABRANGENTE transcende o ambiente de trabalho REFLEXÃO sobre a ação do indivíduo enquanto cidadão TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.