A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos nos alimentos), produzidas durante o metabolismo celular. Curiosidade: Aves marinhas obtém água dos alimentos que ingerem. Répteis marinhos e aves marinhas possuem na cabeça uma glândula de sal, que eliminam uma solução concentrada de cloreto de sódio.

2 Resíduos Nitrogenados
Classificação quanto ao tipo de excreta: Amoniotélicos (animais que excretam amônia) → essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos. Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. Sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representa uma estratégia adaptativa de certos animais terrestres: os anelídeos, os peixes cartilaginosos, os anfíbios, e os mamíferos. Uricotélico (animais que excretam ácido úrico) → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.

3 Cada produto de excreção de um organismo está relacionado ao tipo de ambiente onde vive.

4 Sistema Urinário Humano
É composto pelos rins e pelas vias urinárias; É responsável pela regulação hídrica e iônica do organismo; As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.

5 Os rins Possuem externamente o córtex e internamente a medula.
Recebem sangue das artérias renais e o devolvem para as veias renais para a veia cava inferior.

6 Os néfrons são as unidades funcionais dos rins
Os néfrons são as unidades funcionais dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular e os túbulos renais. Estes são envolvidos por capilares que transportam o sangue a ser filtrado.

7 Formação da urina A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a ultrailtração glomerular e a reabsorção tubular. É na cápsula glomerular que ocorre aultrailtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado é chamado filtrado. Da cápsula glomerular, o filtrado passa para os túbulos renais, onde ocorre a reabsorção tubular de substâncias importantes ao organismo como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. No duto coletor haverá mais absorção de mais água, finalizando a produção da urina que será conduzida à bexiga pelos ureteres.

8


Carregar ppt "Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google