A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
1º FÓRUM NACIONAL EM GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

2 BREVE HISTÓRICO A Biblioteca Nacional tem a sua origem ligada à Biblioteca Real, trazida para o Brasil em 1808, pela Família Real, expandindo-se através de aquisições valiosas de raríssimas coleções e do cumprimento da legislação relativa ao Depósito Legal.

3

4

5 A CONSTRUÇÃO DE SUA SEDE
Após a Proclamação da República, a cidade do Rio de Janeiro foi remodelada e um prédio foi construído especificamente para abrigar a Biblioteca Nacional, inaugurado em 1910.

6

7

8 Com um estilo eclético, no qual se misturam elementos neoclássicos e de art nouveau, a Biblioteca Nacional compõe atualmente, com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um conjunto arquitetônico e cultural de inestimável valor na Praça da Cinelândia, centro da cidade.

9 ESTRUTURA A Fundação Biblioteca Nacional, através do seu atual estatuto, Decreto n de 7 de abril de 2004, apresenta a seguinte estrutura: Centro de Processos Técnicos Centro de Referência e Difusão Coordenação-Geral de Planejamento e Administração Coordenação-Geral de Pesquisa e Editoração Coordenação-Geral do Livro e da Leitura Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas Biblioteca Demonstrativa de Brasília Biblioteca Euclides da Cunha

10 MISSÃO A Biblioteca Nacional tem por missão o recolhimento, guarda e preservação da produção intelectual do país. É a única beneficiária da Lei , de 14 de dezembro de 2004, sobre o Depósito Legal, que dispõe sobre a remessa à Biblioteca Nacional de obras publicadas no país. O principal objetivo desta lei é assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais. É através do cumprimento da lei do Depósito Legal, que a Biblioteca Nacional, ao receber um exemplar do que se publica no Brasil, vai-se tornando a guardiã da memória bibliográfica e documental brasileira

11

12

13 CONHECENDO A BIBLIOTECA NACIONAL
A Biblioteca Nacional oferece visitas guiadas no seu prédio principal. Visitantes podem conhecer a história da Biblioteca, sua arquitetura, suas coleções e serviços. Pesquisadores no Brasil e no exterior podem obter informações e acessar as coleções da Biblioteca Nacional através do seu Portal além de fazer um tour virtual pela Biblioteca.

14

15 CONHECENDO A BIBLIOTECA NACIONAL
O acervo da Biblioteca Nacional é multidisciplinar e constituído de livros, periódicos, manuscritos avulsos, códices, peças iconográficas (estampas, gravuras, desenhos, mapas, etc.) abrangendo autores nacionais e estrangeiros, destacando-se como primeiro da América Latina e o oitavo do mundo.

16

17 AS COMPETÊNCIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

18 Capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes
COMPETÊNCIA Capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados

19 ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS DA BIBLIOTECA NACIONAL
Executar a política governamental de recolhimento, guarda e preservação da produção intelectual do país, com a finalidade de: adquirir, preservar e difundir os registros da memória bibliográfica e documental nacional; Promover a difusão do livro, incentivando a criação literária nacional; Promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas que potencializem seu acervo e contribuam para o acesso à informação; Atuar como centro referencial de informações bibliográficas;

20 ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS DA BIBLIOTECA NACIONAL
Registrar obras intelectuais e averbar a cessão dos direitos patrimoniais do autor; assegurar o cumprimento da legislação relativa ao Depósito Legal; elaborar e divulgar a bibliografia nacional; coordenar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura; coordenar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas ; subsidiar a formulação de políticas voltadas para a produção e o amplo acesso ao livro.

21 COMPETÊNCIAS INSTITUÍDAS
No que diz respeito ao acervo sob sua guarda, a Biblioteca Nacional desenvolve atividades de processamento técnico, gestão de armazenamento, atendimento ao público, conservação e encadernação e reprodução (em microfilmes, fotografias e arquivos digitais). Suas áreas de acervo guardam, além de obras gerais (livros, monografias, manuais, teses, cds, folhetos etc.) e publicações seriadas (jornais, revistas etc.), acervos especiais, como manuscritos, livros raros, documentos iconográficos (fotografias, gravuras, desenhos etc.), documentos cartográficos (mapas, atlas etc.), registros sonoros (fitas audiomagnéticas, CDs etc.) e partituras musicais.

22 OS CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Inovar Focalizar o Cidadão Realizar Resultados Conectar o Governo Construir Capacidades

23 A BIBLIOTECA NACIONAL FRENTE AO DESAFIO
Tendo responsabilidade de assegurar a todo o cidadão o acesso ao conhecimento humano produzido e preservar o suporte documental, a Biblioteca Nacional vem buscando aprimorar os serviços oferecidos ao público, desenvolvendo ações capazes de agilizar a busca e o acesso às informações bibliográficas e documentais e assegurar a permanência do acervo memória.

24 NOVOS DESAFIOS ASSUMIDOS
Interferir na política de sua produção e distribuição, assim como na política de leitura do país ; Com o objetivo de estabelecer uma política nacional do livro e da leitura, coordena, em âmbito nacional, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER, o Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiro – PLANO e o Plano Nacional de Recuperação de Acervos Raros, o PLANOR. Estes dois últimos trazem à Biblioteca Nacional o reconhecimento como um centro de excelência na aplicação e transferência de metodologias de processamento de acervos bibliográficos.

25 NOVOS DESAFIOS ASSUMIDOS
Coordenar o Programa de Bolsas de Apoio à Tradução e o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, concedendo prêmios literários e bolsas de pesquisa para desenvolvimento de trabalhos sobre seu acervo; Publicar os Anais da Biblioteca Nacional, principal veículo de disseminação de informações sobre o acervo e a Bibliografia Brasileira. Promover ações culturais de divulgação de seu acervo através de exposições e da realização de debates públicos sobre temas relevantes para a cultura nacional, instituindo-se como um espaço democrático para o cidadão.

26 OBJETIVOS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA BIBLIOTECA NACIONAL
Implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional.

27 PRINCÍPIOS NORTEADORES
As ações estão organizadas em três categorias: Desenvolvimento de competências comuns a todos os servidores; Desenvolvimento de competências específicas de acordo com a atribuição de cada Unidade Organizacional; Investimento na educação continuada do servidor.

28 CONCLUSÃO Com a implantação da gestão por competências a Direção da Biblioteca Nacional pretende desenvolver competências organizacionais, éticas, sociais, humanas, técnicas e sociais, buscando um novo olhar, um novo pensar, um novo jeito de ser representante do Estado, contribuindo para a prestação de serviços de excelência à sociedade brasileira.

29 www.bn.br Coordenadora-Geral de Planejamento e Administração
Tânia Mara Barreto Pacheco Coordenadora-Geral de Planejamento e Administração


Carregar ppt "FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google