A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliações: ações e reações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliações: ações e reações"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliações: ações e reações
Uma breve retrospectiva Sinepe Rio agosto/08

2 Visão Cipriano Luckesi
É preciso acreditar no estudante para poder avaliar. Importante é a busca do melhor resultado. Identificar o aluno como um ser em evolução. “A alma é como uma semente.” Sto. Agostinho

3 Avaliar é investigar para tomar decisão:
Descrição da realidade- bons instrumentos são indispensáveis: - linguagem precisa e clara - objetividade - entendimento do aluno (diálogo) Qualificação da realidade- comparar a realidade com a expectativa: - observar cultura local - cuidar do nível do trabalho levar em conta a bagagem - qualificar o resultado descrito 3- intervir na realidade: o que falta aprender? - avaliação para futuro

4 Para descrever a conduta do aluno:
A mediação deve ser feita através de uma variedade de instrumentos: Experimentos Vivências Demonstrações Entrevistas Fichamentos Resenhas Observações Monografia Auto-avaliação Nunca desistir do aluno. Avaliação deve ser um ato amoroso.

5 Visão de Jussara Hoffmann
“Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta o que Deus quis fazer com este mundo.” Mario Quintana

6 O que é avaliar? Avaliar é fazer uma intervenção; é diagnosticar se a aprendizagem está ocorrendo. A avaliação tem que ser significativa. Avaliação é uma relação com o outro (o aprendiz). A avaliação é uma mediação.

7 Do que precisa o professor, para avaliar?
Entrar em sintonia com o pensamento do aluno. Precisa conhecer os diferentes estágios da evolução do pensamento do aluno. Reconhecer as diferenças.

8 Usar múltiplos instrumentos para poder mediar.
Classificatória Mediadora Julgar Testar Medir Comparar Classificar Ver resultados Selecionar Observar Interpretar Compreender Acompanhar Orientar Mediar Promover Usar múltiplos instrumentos para poder mediar. Lembrar que há múltiplas inteligências. Avaliar, SEMPRE, o crescimento do aluno.

9 Visão de Herman Jankovitz
A avaliação só é eficaz se provocar uma interferência no processo de aprendizagem. Para bem avaliar: O professor precisa saber exatamente o que deseja do aluno. O professor precisa ter claro o que o aluno precisa saber.

10 Tipos de avaliação: Formal: para promover ou não (seleção)
para gerar diagnósticos (interferências) Onde houve falha no processo? Que processos “terapêuticos” podem ser aplicados? Comparativa: quem é melhor? gera hierarquia

11 Instrumento de avaliação
Para ser efetivo precisa atender a duas vertentes: Abranger a totalidade do que foi trabalhado Nível de complexidade – para atender à diversidade de estilos de aprendizagem. Construir um instrumento de avaliação requer precisão e abrangência.

12 Pense, converse com seu colega ao lado e discuta
Pense, converse com seu colega ao lado e discuta. Depois, abra para o grupo: O que você viu de comum entre os três estudiosos de avaliação?

13 “Tão logo um individuo empreende uma ação , qualquer que seja, esta começa a escapar de suas intenções. Esta ação entra em um universo de interações e é finalmente o meio que se apossa dela, em sentido que pode contrariar a intenção inicial “ (Edgard Morin)

14 Conceitos de Avaliação abordados:
A serviço da aprendizagem. A serviço da seleção.

15 Queremos formar pessoas diferentes?
Amar primeiro, educar depois. Libertar primeiro, para ensinar depois. Agir primeiro, julgar depois. Mario Quintana Começar, então, a conhecer melhor seus alunos; porque, certamente, você não os conhece bem. Jean Jacques Rousseau

16 Meus queridos jovens, vejo a luz em seus olhos, a energia em seus corpos e a esperança que existe em seus espíritos. Sei que são vocês, não eu, que farão o futuro. São vocês, não eu, que consertarão nossos erros e levarão adiante tudo o que é certo no mundo. Nelson Mandela

17 Avaliações: ações e reações
Bibliografia sugerida Demo, Pedro; Avaliação Qualitativa ; Editora Autores Associados Avaliação sob o olhar Propedêutico; Papirus Editora Mitologias da Avaliação, de como ignorar, em vez de enfrentar problemas; Editora Autores Associados Hoffmann, Jussara; AVALIAÇÃO MITO E DESAFIO, uma perspectiva construtivista AVALIAÇÃO MEDIADORA, uma prática em construção da pré-escola à universidade AVALIAR, respeitar primeiro, educar depois Avaliação na Pré-escola, um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Pontos e Contrapontos, do pensar ao agir em avaliação Todos publicados pela Editora Mediação Luckesi, Cipriano; Avaliação da aprendizagem escolar, Cortez Editora Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, Malabares Comunicação e Eventos Morin, Edgar; Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro; Cortez; Brasília, DF: UNESCO A Cabeça Bem Feita; repensar a reforma, reformar o pensamento; Bertrand Brasil Perrenoud, Philippe; Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens; Artmed Editora Perrenoud, Ph., Gather Thurler, M., De Macedo, L., Machado, N.J. e Allessandrini, C.D. ; As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação: Artmed Editora.


Carregar ppt "Avaliações: ações e reações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google