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Qualidade na Comunicação Escrita

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Apresentação em tema: "Qualidade na Comunicação Escrita"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade na Comunicação Escrita
Redação Qualidade na Comunicação Escrita

2 1- A Comunicação Comunicar significa trocar opiniões, troca de mensagens Uso do corpo, gestos, roupas, tom de voz, olhares, silêncio

3 Linguagem Processo de comunicação de uma mensagem entre pelo menos duas pessoas. Emissor e Receptor Onde há comunicação há linguagem!

4 Retórica Arte de falar bem. Denotativa – Objetividade
Emotiva – expressa nossas opiniões Apelativa – Influenciar o receptor Fática – testar o canal Metalinguística – reflexão do código. Ex dicionário Poética – Sentido a transmitir

5 Língua Falada e Escrita
Código: forma de comunicação Falada: Mais espontânea, natural Escrita: código mais elaborado

6 Escrita Escrevemos para deixar registrado Redação – Texto
Introdução, desenvolvimento e conclusão Descritivos – Mostra as características de determinado objeto, pessoa, paisagem ou ambiente Narrativo – Contar uma história real ou fictícia Dissertativo – Expomos ou defendemos idéias

7 Gramática Fonologia – estuda os sons
Morfologia – estuda a palavra isoladamente Sintaxe – Relações das palavras e das frases no texto Substantivo – usamos para dar nomes Concretos – gato, árvore Abstratos – saúde, amor, dor, vida

8 2- Redação Comercial Usado no comércio e indústria
Linguagem clara, simples, objetiva e formal Importância: proporcionam bons negócios. Quando VOCÊ redige uma carta comercial, representa a sua empresa.

9 Redação Comercial Uso da criatividade Mensagem simples, não coloquial
Originalidade Exatidão Coerência de Idéias Clareza

10 Frase Verbal – Gosto muito de você! Não Verbal – Fogo!
Interrogativa – Ela já chegou? Imperativa – Dê-me sua mão! Exclamativa – Que dia difícil! Declarativa – Ela já saiu.

11 Parágrafo Quando construímos parágrafos, estamos organizando e desenvolvendo idéias. Porém, elas devem estar ligadas umas às outras

12 3- Carta Comercial Timbre – Logo da Empresa Índice e número – DE/222
Local e Data – Porto Alegre, 27 de Julho de 2010 Destinatário – Sr. Pedro de Tal Referência – Ref. Notícia sobre o lançamento do produto Vocativo – Sr. Pedro de Tal Texto – Conteúdo da carta Cumprimento Final – Atenciosamente Assinatura Anexo Cópia – Cópia par Fulano de Tal

13 Pronomes Palavra que substitui ou acompanha o substantivo:
Eu falei com a diretora sobre o problema das minhas férias Nós cumpriremos todas as ordens Pretendo comprar o teu carro

14 Pronomes Pronome pessoal – Indica as pessoas do discurso
Eu, tu, ele, nós, vós, eles Pronome possessivo – indica posse Meu, minhas, tuas Pronome denotativo – indica posição Este, estas, esse, essas, aquele, aquelas, isso, aquilo, isto.

15 4 - Ata Criar, manter e encerrar negociações
Registro em que se relata o que se passou em uma reunião ou assembléia. Deve ser assinada por todos

16 Ata Dever ser lavrada em livro próprio Ocorrências devem ser claras
Digitado, datilografado ou manuscrito, Sem rasuras Texto compacto Redigida por um secretário

17 Ata Dia, mês, ano e hora Local da reunião
Relação e identificação dos presentes Declaração do presidente e secretário Ordem do Dia Fecho

18 Coesão e Coerência Coesão: é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente. Coerência: diz respeito à ordenação das idéias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.

19 5- Memorando, nota promissória e convocação
Memorando – Nota ou comunicação breve emitido entre departamentos de uma mesma empresa Convocação – Comunicação em que se convida ou convoca alguém para uma reunião Nota Promissória – Promessa de pagamento feita pelo próprio devedor ao credor

20 6- Ofício, Requerimento e Procuração
Oficio – Utilizado por órgãos oficiais Timbre, Índice e número, local e data, assunto, texto, fechamento, assinatura

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22 Requerimento Petição ou solicitação endereçada a uma autoridade do serviço público Invocação, texto, local e data, assinatura

23

24 Procuração Uma pessoa passa a alguém para que possa tratar de negócios em nome da outra.

25

26 7- Relatório Expõem os resultados de atividades variadas
Comunicações que relatam fatos Informal Formal Extensão adequada Linguagem Redação Objetividade Exatidão Conclusão Apresentação

27 Mala Direta Buscar novos clientes

28 8- Fax, aviso, circular e contrato
Fax – Instrumento Aviso – Comunicação entre duas pessoas Circular – Comunicação para transmitir avisos Contrato – Acordo entre duas ou mais pessoas

29 9- e Telegrama – alternativa rápida e econômica para enviar texto ou arquivos Telegrama – Mensagem escrita transmitida por telegrafia

30 10- Ordem de Serviço e Protocolo
O.S - Comunicação que determina a execução de tarefas Protocolo – Livro de registro de correspondência. Comprovante Protocolos informatizados

31 Muito Obrigado! Baseado no livro REDAÇÃO qualidade na comunicação escrita. Laine de Andrade e Silva. Ed. Ibpex Curitiba


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