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Dep. Federal HOMERO PEREIRA

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Apresentação em tema: "Dep. Federal HOMERO PEREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 Dep. Federal HOMERO PEREIRA
CÂMARA DOS DEPUTADOS LOGÍSTICA Uma Solução para Mato Grosso Dep. Federal HOMERO PEREIRA Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem Primavera do Leste, MT, 29 de Agosto de 2009

2 Conceitos LOGÍSTICA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE CLASSIFICAÇÃO DOS MODAIS
Planejamento e gestão de serviços relativos à produção, documentação, manuseio, armazenamento e transferência de bens e informações, objeto de uma operação de comércio exterior. LOGÍSTICA DE TRANSPORTE Otimização no uso dos vários modais de transporte de forma a obter o melhor uso pelo menor custo. CLASSIFICAÇÃO DOS MODAIS Aquaviário, Ferroviário, Rodoviário, Dutoviário e Aeroviário

3 Gargalos de Cada Modal RODOVIÁRIO
- frota atual de % autônomos - idade média 20 anos (custo operacional alto e maior riscos de acidente) - 70% estradas deficitárias (CNT) FERROVIÁRIO - sistema abandonado por 50 anos (patrimônio público) - custo recuperação - R$ cada km - desafio - atravessar São Paulo para chegar a Santos - concessão - principais ALL / MRS

4 Gargalos de Cada Modal AQUAVIÁRIO/MARÍTIMO - problema calado raso
    - vias de chegada ao porto     - local estacionamento AQUAVIÁRIO/HIDROVIÁRIO     - construção de eclusas     - dragagem e derrocamento - impasses ambientais AÉREO     - tráfego     - infra-estrutura dos terminais     - qualificação dos recursos humanos

5 Paradígmas Atualmente, as empresas brasileiras trabalham com um estoque suficiente para 65 dias como forma de compensar a ineficiência da infra-estrutura para transporte de cargas. (ANTC/2008) Nos Estados Unidos, o tempo necessário é de 43 dias. (ANTC/2008) A APROSOJA estima que para cada 100 sacas de soja comercializadas, 38 são para pagar frete. Em relação ao milho este numero aumenta para 50 sacas. Caminhões no porto de Paranaguá formam filas de 85 quilômetros. (Agencia Brasil)

6 Matrizes de Transportes – Comparativo Internacional
Rússia Canadá Austrália EUA China Brasil 81% 8% 11% 46% 43% 11% 43% 53% 4% 43% 32% 25% 37% 50% 13% 24% 62% 14% Ferroviário Rodoviário Hidroviário

7 Importância Econômica da Logística
Na economia: Custos Logísticos em % do PIB Proporcionalmente se gasta mais no Brasil devido a uma série de fatores de ineficiência: Má conservação de estradas Baixa utilização dos rios navegáveis Diminuição dos investimentos governamentais na infraestrutura de transportes Burocracia Problemas de segurança (roubo de carga) Fonte: Coppead/UFRJ US$ 125,5 Bilhões US$ 1.223,0 Bilhões Fonte: “Panorama: Custos Logísticos no Brasil” 2008/2006 – CEL/COPPEAD 7

8 Importância da Logística para as empresas
Numa empresa típica: (Proporção do Faturamento) MARGEM 8% Numa empresa tipicamente industrial os gastos com transporte podem corresponder por até 60% dos custos logísticos CUSTOS LOGÍSTICOS 19% CUSTOS DE MARKETING 20% CUSTOS DE PRODUÇÃO 53% Em muitos casos, o transporte de cargas é terceirizado e empresas de logística são contratadas A grande maioria delas é de MPEs Fonte: Coppead/UFRJ

9 Desvantagem Comparativa
Forte predominância do transporte rodoviário, principalmente quando comparado o Brasil a países com dimensões continentais como Rússia, Canadá, Austrália, Estados Unidos e China Como conseqüência há custos logísticos mais altos e uma excessiva dependência de um só modo de transporte, sem aproveitar o potencial da integração entre os modos.

10 Pontos de Superação O País necessita de uma estratégia de qualificação e ampliação da infra-estrutura de transportes destinada a superar: A perda de eficiência da infra-estrutura existente. A falta de capacidade nas regiões mais desenvolvidas. A insuficiência de cobertura nas regiões de expansão econômica.

11 Criação da FRENLOG Organizar a Agenda Legislativa da Logística de Transportes Multimodal Brasileiro no Congresso Nacional. Manter informada as Entidades do Setor de Transportes e Armazenagem e os Parlamentares quanto ao andamento dos trabalhos junto as Comissões e Plenários do Congresso Nacional. Consolidar o posicionamento das Entidades Ligadas ao Setor quanto aos assuntos em tramitação no Congresso nacional.

12 Principais rotas e portos utilizados na movimentação da produção

13 MATO GROSSO OBRAS EM RODOVIAS
BR-158-MT BR-242-MT BR-364-MT BR MT BR-158-MT: Pavimentação Ribeirão Cascalheira - Divisa MT/PA BR MT: Duplicação Rondonópolis - Cuiabá - Posto Gil BR-242-MT: Pavimentação Ribeirão Cascalheira - Sorriso BR-364-MT: Pavimentação Diamantino - Campo Novo dos Parecis

14 MATO GROSSO OBRAS EM FERROVIAS
Ferronorte/MT Construção da Ferronorte: Alto Araguaia – Rondonópolis, no Mato Grosso (Investimento privado com financiamento BNDES)

15 MATO GROSSO OBRAS EM HIDROVIAS
Bacia Amazonica Hidrovia Teles Pires - Tapajos Bacia Araguaia Hidrovia Araguaia-Tocantins Bacia do Paraguai Dragagem e derrocagem Hidrovia Paraná-Paraguai - MS-MT Dragagem e derrocagem na Hidrovia do Paraná-Paraguai - MS-MT

16 CARACTERÍSTICAS DA HIDROVIA PARAGUAI - PARANA

17 CONCLUSÃO A expansão do investimento em infra-estrutura de transportes é condição fundamental para: Acelerar o desenvolvimento sustentável. Superar os gargalos para o crescimento da economia. Estimular o aumento da produtividade. Diminuir os desequilíbrios regionais e as desigualdades sociais.

18 Dep. Federal Homero Pereira
CÂMARA DOS DEPUTADOS Muito Obrigado Dep. Federal Homero Pereira Tel. (061)


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