A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
O Método Científico

2 Metodologia Científica
Pesquisar : A raiz da palavra significa: perguntar, inquirir, indagar, investigar. Buscar com zelo e determinação. Fazer perguntas. Re-perguntar (ver inglês).

3 Metodologia Científica
O Método Científico O Método Científico é o modo sistemático de explicar um grande número de ocorrências semelhantes. Todas as Ciências se utilizam da Metodologia Científica. Não existe Ciência sem o emprego de Métodos Científicos.

4 Metodologia Científica
O Método Científico Definições : A palavra Método é de origem grega e significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente (um por vez) na investigação dos fatos ou na procura da verdade (Ruiz, 1979). O método deriva da Metodologia e trata do conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade, produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos (Oliveira, 1997).

5 Metodologia Científica
O Método Científico Definições : Quando o homem começou a a interrogar-se a respeito dos fatos do mundo exterior, na cultura e na natureza, surgiu a necessidade de uma metodologia da pesquisa científica. Portanto Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento. (Andrade, 1997).

6 Metodologia Científica
O Método Científico Exemplo : Ao fazer uma descoberta científica, como o soro anti-ofídico, Vital Brasil descreveu o método que utilizou para chegar a aquele resultado, possibilitando aos outros cientistas chegarem ao mesmo soro. Não houve improvisação. O trabalho foi realizado com técnica, precisão e planejamento. Em Ciência, não se trabalha ao acaso.

7 Metodologia Científica
Desenvolvimento do Método  Conhecimento  Homem  Gregos  diferença entre conhecimento vulgar e saber científico.  Platão ( a.C.)  filósofo que discutiu as questões de moral, justiça e saber.  Aristóteles ( a.C.)  existia o homem concreto e não a idéia do homem.  Ptolomeu (século II)  astrônomo grego. Escreveu Almagesto (todo conhecimento da Astronomia da época).

8 Metodologia Científica
Desenvolvimento do Método A Revolução Científica inicia-se nos séculos XVI e XVII com Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros.

9 Deve-se partir da observação dos fatos para chegar a uma lei geral
Metodologia Científica Desenvolvimento do Método : Galileu Galilei ( ) Deve-se partir da observação dos fatos para chegar a uma lei geral

10 Metodologia Científica
Galileu Galilei ( ) : Observação dos Fenômenos Análise das partes (relações quantitativas) Indução de Hipóteses Generalização dos Resultados Confirmação das Hipóteses Estabelecimentos de Leis Gerais

11 Francis Bacon (1561 - 1626) : Experimentação Formulação de Hipóteses
Metodologia Científica Francis Bacon ( ) : Experimentação Formulação de Hipóteses Repetição Testagem das Hipóteses Formulação de Generalizações e Leis

12 Galileu Galilei e Francis Bacon
Metodologia Científica Galileu Galilei e Francis Bacon são considerados os pais do Método Experimental. Eles descreveram os princípios da experimentação na Metodologia Científica

13 Metodologia Científica
Rene Descartes ( ) : Propõe um processo que se afasta, em essência, dos anteriores. Em vez de usar a inferência indutiva, se utiliza da inferência dedutiva (do geral para o particular). A certeza somente poderá ser alcançada pela razão.

14 Metodologia Científica
Rene Descartes: Quatro princípios: EVIDÊNCIA: não aceitar jamais como verdadeiro uma coisa que não se conheça evidentemente como verdadeira. ANÁLISE: dividir as dificuldades em tantas partes quantas for possível e necessário para resolve-las. SÍNTESE: conduzir ordenadamente o pensamento, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer até culminar com objetos mais complexos, em uma seqüência natural de complexidade crescente. ENUMERAÇÃO: realizar sempre discriminações e enumerações as mais complexas e revisões gerais, de forma a se ter certeza de nada haver sido omitido.

15 Metodologia Científica
Formas de Raciocínio Indução X Dedução

16 Indução Verdade geral ou universal não contida nos fatos examinados
Metodologia Científica Indução Verdade geral ou universal não contida nos fatos examinados Fatos parti-culares, sufi-cientemente aceitos e constatados Infere-se

17 Metodologia Científica
Indução : Se as premissas são verdadeiras, pode-se dizer que, provavelmente, a conclusão será verdadeira. A fragilidade do argumento indutivo já foi discutido por muitos autores.

18 Metodologia Científica Observações particulares
Indução  exemplos : Premissa: Terra, Marte, Vênus, Saturno, Netuno são todos planetas. Observação: Terra, Marte, Vênus, Saturno, Netuno não têm luz própria. Conclusão: Todos os planetas não brilham com luz própria Observações particulares Conclusão Geral

19 Metodologia Científica
Indução  exemplos : Premissa João, José, Pedro são homens. Observação João, José, Pedro são mortais. portanto Conclusão Todo homem é mortal.

20 Espécies de Indução : Indução Vulgar:
Metodologia Científica Espécies de Indução : Indução Vulgar: Generaliza a partir de poucos casos observados superficialmente, sem critérios, podendo facilmente induzir ao erro. Conheço 3 rapazes que não levam a vida a sério. portanto todos os rapazes não levam a vida a sério.

21 Metodologia Científica
Espécies de Indução : Indução Formal: Tem como ponto inicial a enumeração de casos de uma mesma espécie ou gênero. Os corpos A, B e C atraem o ferro. Premissa Observação Os corpos A, B e C são todos imãs. portanto Conclusão Todos os imãs atraem o ferro.

22 Metodologia Científica
Espécies de Indução : Indução Científica: Generaliza a relação entre dois fenômenos e desta relação resulta uma lei. Observação A célula animal é formada por citoplasma e membranas. Observação A célula vegetal é formada por citoplasma e membranas. portanto Conclusão Toda célula tem uma estrutura básica formada por citoplasma e membranas.

23 Metodologia Científica
Exemplos de pesquisas com argumento Indutivo :  Lei da gravitação universal de Newton.  Equação de pêndulo de Galileu Galilei.  1ª, 2ª e 3ª Leis de Newton.  Pesquisas estatísticas (ex: eleições).  Todas pesquisas epidemiológicas.  Todos os testes com remédios e vacinas.  Pesquisas agropecuárias.

24 Dedução Parte-se de princípios (premissas) universais
Metodologia Científica Dedução Parte-se de princípios (premissas) universais Chega-se a um conseqüente menos geral Deduz-se

25 Metodologia Científica
Dedução A dedução é a argumentação que torna explicitas verdades particulares contidas em verdades universais. O ponto de partida é o antecedente, que afirma uma verdade universal. O ponto de chegada é o conseqüente que afirma uma verdade menos geral ou particular.

26 Metodologia Científica
Dedução  exemplos : Antecedente Todo homem é mortal. Observação Pedro é um homem. portanto Conseqüente Pedro é mortal.

27 Metodologia Científica
Dedução categórica  exemplos : Antecedente Toda criança tem pais. Observação Gilberto é uma criança. portanto Conseqüente Gilberto tem pais.

28 Metodologia Científica
Dedução hipotética  exemplos : Antecedente Quem estuda, passa nos exames. Observação Henrique estuda. portanto Conseqüente Henrique passará nos exames.

29 Metodologia Científica
Exemplos de pesquisas com argumento Dedutivo :  A luneta astronômica de Galileu Galilei.  Pára-raios de Benjamin Franklin.  A pilha de Alessandro Volta.  A lâmpada de Thomas Alva Edson.  A Teoria da Relatividade de A. Einstein.  As ondas de rádio de Henrich R. Hertz.  Todas as pesquisas teóricas.

30 Metodologia Científica
Indução X Dedução Ambas se fundamentam em premissas. Dedutivo: premissas verdadeiras levam invariavelmente a conclusões verdadeiras. Indutivo: premissas verdadeiras conduzem a conclusões prováveis.

31 Metodologia Científica
Indução X Dedução Todo pesquisador deve optar em desenvolver sua pesquisa com um dos dois argumentos: indutivo ou dedutivo . A forma de raciocínio é a primeira definição da Metodologia de uma pesquisa. Você já decidiu de que forma você pretende trabalhar ? Que tal discutir com o seu orientador ?

32 Metodologia Científica
Proposta para a semana :  Refletir e discutir a forma de raciocínio mais adequada para sua pesquisa.  Conversar com o seu orientador sobre o assunto.  Dúvidas: Ler as ‘Leituras Recomendadas’ e conversar com o Professor de Metodologia Científica sobre o assunto. Fim.


Carregar ppt "Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google