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Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.

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1 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

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3 “... ter macaquinhos no sótão significa
estar em constante ebulição, em permanente processo de criação.” Profa. Nair Gurgel Depto.Letras UFRO

4 Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’
“Dizia Arquimedes: Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’ Talvez hoje ele pudesse dizer: - Dê-me um espaço vazio e um anunciante e eu moverei o consumidor!” Jaime Troiano Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

5 MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA

6 MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA

7 Ementa Introdução aos conceitos básicos de marketing. Ambiente mercadológico. Composto de marketing: os 4Ps. Comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Posicionamento do produto em relação ao mercado. Imagem, auto-imagem e construção de marcas.

8 Objetivos Apresentar os principais conceitos de marketing e propiciar uma visão geral do marketing e de suas inter-relações com o ambiente de negócios. Promover a compreensão dos fundamentos teóricos do marketing, assim como destacar sua importância visto as inter-relações que estabelece com as diversas áreas e estratégias das organizações. Capacitar os alunos a observarem de maneira mais ampla o conceito de marketing e despertar seu interesse para as reais aplicações do marketing em suas atividades diárias dentro de uma organização.

9 Conteúdo Programático
I. Marketing: conceitos e definições O que é marketing Objetivos de marketing Ambiente de marketing II. O mercado consumidor Comportamento do consumidor Fatores que influenciam o comportamento de compra O processo de decisão de compra Os estágios da decisão de compra III. Segmentação de mercado O processo de segmentação Os tipos de segmentações A identificação do público-alvo Posicionamento

10 Conteúdo Programático
IV. Conhecendo a concorrência Elaboração de Estratégias Competitivas Estrutura da Concorrência em Relação a Preços As 5 Forças Competitivas de Porter V. O Composto de marketing Produto Preço Comunicação Distribuição

11 Métodos e Técnicas Avaliação • Aulas expositivas
• Discussão e estudos de caso • Recursos áudio-visuais Avaliação • Trabalho individual de avaliação de caso

12 Marketing x Propaganda
Marketing é o conjunto de atividades que movimenta produtos ou serviços. Uma empresa, para vender um produto ou serviço, precisa conhecer o seu mercado, desenvolver algo adequado a ele, definir o preço e a estratégia de distribuição... Tudo isso é marketing! E também é marketing se comunicar com o consumidor e convencê-lo de que o seu é o melhor. Isso, em geral, é feito pela propaganda. A propaganda é a forma mais barata e mais eficiente de vender um produto a milhões de pessoas. A propaganda emociona as pessoas, é uma arma de comunicação a serviço do marketing. Não é a única arma do marketing (que também utiliza a promoção no ponto de venda, o telemarketing e a internet, por exemplo), mas continua sendo a melhor arma de venda!

13 Marketing x Propaganda
Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de-venda etc. A propaganda é um dos itens do marketing. Propaganda e marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem e distribuição, enquanto a propaganda é restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor, ...

14 Marketing x Propaganda
Perfume... Música...

15 Publicidade x Propaganda
Termo utilizado para o ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. Propaganda Termo mais próximo da função comunicacional patrocinada. Em um universo de produtos, bens e serviços cada vez mais similares, utiliza-se de aspectos criativo e conceitual para diferenciá-los, graças à sua força e natureza persuasiva. Atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.

16 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...

17 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
A Propaganda é uma ferramenta de marketing que cria expectativas e desejo de compra relacionando o produto com a satisfação das necessidades humanas. Para haver demanda, deve-se criar condições adequadas de acordo com as necessidades, desejos e expectativas do consumidor, além de levar em conta a capacidade de aquisição ou sensação de poder de compra.

18 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
“Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza” (Fundador da Revlon) As pessoas também adquirem o produto para aumentar seu grau de satisfação de desejos de acordo com seus atributos físicos (qualidade percebida) e atributos simbólicos (status, prestígio).


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