A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis."— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial
Prof.º José Luis

2 Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial consiste em um conjunto de informações sistematizadas. Tais informações demonstram a situação da empresa em um determinado momento, de maneira estática. Via de regra o Balanço Patrimonial é levantado ao término de cada exercício social. O exercício social terá a duração de um ano e a data do término será fixada no instrumento de constituição da empresa: estatutos nas sociedades por ações e contrato social, nos demais tipos de sociedades.

3 Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial é divido em dois grandes grupos de Contas, sendo eles o Ativo (bens e direitos) e o Passivo + PL (obrigações). Grupos de Contas do Ativo (Bens e Direitos) No Ativo as contas são dispostas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nele registrados. Significa que as contas que registram elementos de numerários mais facilmente transformáveis em dinheiro vêm em primeiro plano.

4 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Ativo
Como veremos o Balanço demonstra inicialmente o numerário em caixa e bancos, depois as contas a receber, os estoques, o realizável a longo prazo e, finalmente, os valores permanentes, cuja finalidade não é sua transformação em numerário, mas sim a manutenção das atividades da empresa.

5 Balanço Patrimonial

6 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Ativo Ativo Circulante
O Ativo Circulante é divido conforme vemos a seguir: Disponibilidades : constituidas de numerário em caixa, em bancos e em títulos de resgate imediato; Direitos Realizáveis no curso do próximo exercício: são créditos e valores, conversíveis em disponibilidades até o final do exercício seguinte ao do encerramento do balanço. Neste caso estão inclusas as contas a receber e os estoques.

7 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Ativo Ativo Circulante
Se por exemplo, ao encerrarmos o Balanço de 2007, encontrarmos valores a serem recebidos no exercício de 2008, esses créditos irão compor este subgrupo de contas; Contas retificadoras dos créditos: Provisão para devedores duvidosos (PDD), Duplicatas Descontadas, etc, são contas retificadoras, que embora de saldo credor, constam no balanço por dedução.

8 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Ativo Ativo Não Circulante
Direitos Realizáveis Após o Término do Exercício Seguinte: se no Balanço encerrado em 31/12/2007, existirem valores a receber após 2008, ou seja, a partir de janeiro de 2009, esses valores serão classificados neste grupo.

9 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Ativo Ativo Permanente
O Ativo Permanente é dividido em Investimentos, Imobilizado e Diferido. Investimentos: São classificados como investimentos as participações permanentes em outras sociedades e direitos de qualquer natureza não classificáveis no Ativo Circulante e que não se destinem a manutenção da atividade da empresa. São classificáveis neste grupo ações ou quotas de outras empresas em objetivo de revenda.

10 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Ativo Ativo Permanente
Imobilizado: São classificados no imobilizado os direitos que tenham por objeto bens destinados a manutenção das atividades da empresa, ou exercidos com esta finalidade, inclusivo os de propriedade industrial ou comercial. Assim, os bens que a empresa usa durante vários anos em seu processo operacional, são classificados neste grupo.

11 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Ativo Ativo Permanente
Diferido: São classificados no diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. Temos como exemplo as despesas pré-operacionais, benfeitorias em prédios de terceiros, pesquisas, análise e desenvolvimento de produtos.

12 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Passivo (obrigações)
O Passivo compõe-se das contas que representam as obrigações exigíveis a curto e a longo prazo, os resultados de exercícios futuros e o patrimônio líquido. A lei denomina o grupo de obrigações a curto prazo como Passivo Circulante. Desta forma, classificamos as contas do Passivo em: Circulante, Não Circulante e Patrimônio Líquido.

13 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Passivo
A disposição dos grupos de contas no balanço obedece a um critério decrescente de exigibilidades. Primeiramente são classificadas as obrigações vencíveis a curto prazo, depois aquelas a longo prazo e, finalmente o patrimônio líquido, que pertence aos proprietários.

14 Balanço Patrimonial

15 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Passivo Passivo Circulante
As obrigações vencíveis no curso do exercício seguinte ao do encerramento do Balanço são demonstradas no mesmo, como Impostos a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, bem como a Provisão do IR a pagar, incidente sobre o Lucro Real da empresa.

16 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Passivo Passivo Não Circulante
Neste grupo são classificadas as obrigações vencíveis após o exercício seguinte ao do encerramento do balanço. Por exemplo, se ao encerrarmos o balanço de 2007, encontrarmos valores vencíveis após 2008, estes valores serão classificados no Exigível a Longo Prazo.

17 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Passivo Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido constitui os capitais próprios da empresa, isto é, os capitais acumulados dos proprietários. Mas esses capitais nem sempre se originam do ingresso dos meios de financiamento desembolsados pelos proprietários. Originam-se também dos resultados obtidos nas operações. É o que ocorre com as Reservas e os Lucros Acumulados.

18 Balanço Patrimonial Grupos de Contas do Passivo Patrimônio Líquido
Conforma a legislação o PL é divido em: Capital Social; Reservas de Capital; Reservas de Lucros; Prejuízos Acumulados;


Carregar ppt "Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google