A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA NAS EMPRESAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA NAS EMPRESAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA NAS EMPRESAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO
ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BRASIL CORPORATE ETHICS IN GLOBALIZED WORLD BRAZILIAN EXPLORATORY STUDY ROBERTO VERTAMATTI

2 INTRODUÇÃO INTRODUCTION O Porquê da escolha do tema:
No mundo globalizado mais ainda necessitamos falar e vivenciar padrões éticos Particularmente no Brasil, precisamos discutir este tema Contribuir com os gestores das empresas INTRODUCTION Reason for choosing this theme: We have to talk and live ethical standards in a globalized world We have to discuss this theme, specially in Brazil Contribute with Companies Managers

3 INTRODUÇÃO INTRODUCTION Objetivo do estudo:
Contribuir para uma maior compreensão do tema Contribuir para que as empresas que não possuam o código de ética formalizado, que o formalizem Contribuir para o aprimoramento dos códigos de ética já implantados INTRODUCTION Study Objective: Contribute for theme better understanding Contribute for companies who does not have a formal ethics code Contribute to improve ethics code already implemented

4 ESTRUTURA DO TRABALHO STRUTURE OF THE WORK Dados históricos
O Código de Ética Governança Corporativa e Ética A Globalização, Sustentabilidade e a Ética Pesquisas Quantitativa e Qualitativa STRUTURE OF THE WORK Historical informations The Ethics Code Corporate Governance and Ethics The Globalization, Sustainability and Ethics Quantitative and Qualitative Research

5 HISTORICAL INFORMATIONS
DADOS HISTÓRICOS Na antiguidade – Sócrates e Platão A Ética na Bíblia A idade média Nos dias atuais HISTORICAL INFORMATIONS The antiquity - Socrates and Plato The Ethic in the Bible The middle ages In actual days

6 O CÓDIGO DE ÉTICA THE ETHICS CODE
O sucesso do código depende do compromisso da alta administração A implantação do código é trabalhosa e necessita de envolvimento THE ETHICS CODE The ethics code success depends on top management involvement Codes implementation demands lots of work and needs corporate involvement

7 O CÓDIGO DE ÉTICA THE ETHICS CODE Principais componentes:
Relação com clientes e fornecedores / Informações confidenciais da empresa Presentes e favores dados a terceiros / Contribuições políticas Respeito ao meio ambiente/sustentabilidade Benefícios em ter um código de ética: Fortalece o entrosamento da equipe / Facilita nas tomadas de decisão Contribui para evitar litígio / Acentua a reputação de empresa THE ETHICS CODE Main components: Relation between clients and suppliers / Company’s confidential information Gifts and favours to third part / Political contributions Environmental respect/sustainability Benefits in having na ethics code: Strenghten teamword / Easier decision making Contribute to avoid litigation / Strenghten company reputation

8 GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA
Não há como separar governança e ética Tanto uma quanto a outra são prioritárias e interligadas CORPORATE GOVERNANCE AND ETHICS No way to separate corporate governance and ethics Both are priority and connected

9 GLOBALIZAÇÃO / SUSTENTABILIDADE E A ÉTICA
Globalização – não há retorno Responsabilidade social nos negócios Condução dos negócios com sustentabilidade GLOBALIZATION / SUSTAINABILITY AND ETHICS Globalization – no return Business social responsability Business conduction with sustainability

10 PESQUISA QUANTITATIVA
DESTAQUES: 400 cartas com 120 respostas, ou seja 30% de retorno Dos respondentes 31% tem o nível de diretor; 27% de gerente; 13% são presidentes; e, 18% são controllers 55% dos respondentes possuem o código de ética formalizado 68% entende que o código de ética facilita a condução dos negócios QUANTITATIVE RESEARCH PROMINENCE: 400 letters with 120 answers, meaning 30% of return 31% of answer are director level; 27% managers; 13% are presidents; and, 18% controllers 55% of answers has a formal ethics code 68% understands that ethics code helps business conduction

11 PESQUISA QUALITATIVA QUALITATIVE RESEARCH Objetivos:
Mostrar os desafios Como foram implantados Benefícios dos programas éticos 5 empresas de grande porte – faturamento superior a US$10 bilhões QUALITATIVE RESEARCH Objectives: Show challenges How were implemented Benefits of ethical programs 5 big companies – invoicing over US$ 10 billion

12 PESQUISA QUALITATIVA QUALITATIVE RESEARCH
Principais itens pesquisados: Necessidade de consultor Foram consultados outros códigos Relação do código e valores Itens que fazem parte do código Se há comitê de ética / Treinamento / Como foi implantado QUALITATIVE RESEARCH Main items researched: Consultant necessity Other codes consulted Relation between code and values Items part of the code There is ethics committee / Training / How was implemented

13 PESQUISA QUALITATIVA QUALITATIVE RESEARCH
Benefícios dos programas de ética: Definem como a empresa encara os principais valores de conduta Articula padrões éticos que se tornem um guia prático para a tomada de decisões Assegura que todos de uma organização observem as leis e regulamentos QUALITATIVE RESEARCH Benefits of ethics program: Defines how a company faces main values of behavior Prepare ethics standards to become a guide for decision making Assure that all employees observe regulations

14 O CÓDIGO DE ÉTICA E A CONTROLADORIA
Função estratégica Função decisiva na conduta ética – tem informações de todas as áreas Participa da formulação e na condução do código de ética ETHICS CODE AND ACCOUNTING & FINANCE Strategical function Decisive function on ethics conduction – all areas information Participate on preparation and conducting ethics code

15 CONCLUSÕES E SUGESTÕES
Hoje em dia muito se fala em ética – isto ajuda na reflexão sobre o tema 55% das empresas pesquisadas já possuem um código de ética Grande preocupação com o tema. CONCLUSIONS AND SUGGESTIONS Everyone talks about ethics – helps on theme reflection 55% of researched companies already have na ethics code Great concern about theme

16 CONCLUSÕES E SUGESTÕES
O código deve basear-se em valores Contribuição da pesquisa qualitativa – forma de implantar e manter Maior troca de informações entre as empresas Associações em geral devem promover mais debates sobre o tema CONCLUSIONS AND SUGGESTIONS Code must be based on values Qualitative reserch contribution – way to implement and maintain Higher information exchange between companies Associations in general must promote more debates about theme

17 “As organizações de sucesso devem sair de uma era dominada por contratos e litígios, para uma era de apertos de mãos e confiança. Estabeleça padrões absurdamente altos de integridade e, depois, viva-os sem margens incertas.” “Succesful companies must leave an era dominated by contracts and litigations to an era of trust and handshakes. Establish extremely high integrity patterns and then live them without uncertain margins” Tom Peters

18 OBRIGADO THANK YOU


Carregar ppt "ÉTICA NAS EMPRESAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google