A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FINANÇAS CORPORATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FINANÇAS CORPORATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 FINANÇAS CORPORATIVAS
ROBERTO VERTAMATTI

2 FINANÇAS CORPORATIVAS
ANÁLISE MACROECONÔMICA E ANÁLISE DE RISCO DO PAÍS. MERCADO FINANCEIRO CAPTAÇÃO DE RECURSOS

3 FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco
A macroeconomia é o ambiente em que as empresas estão sujeitas. Neste ambiente, por exemplo, o que influencia: - PIB – Inflação – Taxa de juros – Déficit orçamentário – Política fiscal – Política monetária, entre outros.

4 FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco
O papel da moeda – papel importante para realizar transações. Risco do país – até acreditava-se que os países estavam incólumes a falências. Risco do país – até então os juros eram de 1,5% a 2,0% ao ano – de em diante os juros subiram de 8% a 12%. Risco do país – neste ambiente o Brasil de crescia com o endividamento.

5 FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco
Risco do país – o que as empresas de rating consideram para avaliação do risco global: - situação macroeconômica e ambiental – em nível país e internacional. - demografia e população - política e poder - educação - ética e moral - religião - cultura, sociologia e antropologia.

6 FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco
Risco do país – a Standard & Poor’s classifica os países da seguinte forma: - AAA – estável ( exemplo – Austrália ). - AA + - estável ( exemplo – Bélgica ). - BB + – negativo ( exemplo – Brasil ). - CC - negativo ( exemplo – Argentina ). - etc.

7 FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco
Risco do país – mede a instabilidade do país – mede a capacidade de pagamento da dívida. Risco do país – o índice mais utilizado é do J.P.Morgan – o EMBI – Emerging Markets Bond Index ( o título americano é utilizado como referência ideal e, no caso brasileiro, hoje, está algo como 200 pontos base mais elevado – 2% a mais do que o título americano ).

8 FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro
Mercado financeiro – caracteriza-se pela volatilidade. Pode ser caracterizado por mercado monetário e mercado de capital. Mercado monetário: - letras do tesouro – certificados de depósito ( decorrentes de depósitos a prazo em bancos comerciais ) – commercial papers ( dívidas de curto prazo emitidas por empresas ). .

9 FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro
Mercado financeiro – mercado de capital: - ações ordinárias. - ações preferenciais. - ADR – recibos de depósito emitidos por empresas não americanas e negociadas no mercado norte-americano e em outro país.

10 FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro
- ADR – uma instituição deposita ações em uma instituição que emite os ADR ( american depositary receipts ) – exigência de seguir as normas americanas do mercado de capitais americano.

11 FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro
Mercado financeiro – títulos conversíveis – debêntures - permite ao possuidor do título converter em um número determinado de ações ( normalmente ordinárias ). - poderia vender ações, mas podem estar a mesma com o valor muito baixo. - outra vantagem seria que estes títulos podem ser emitidos sem muitas cláusulas restritivas que são encontradas nos financiamentos.

12 FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro
Mercado financeiro – warrants – instrumentos de crédito - ( dão o direito de converter em ações, mas normalmente o prazo é bastante longo – algo como 5 a 8 anos ).

13 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
Uma empresa pode ser financiada: - recursos internos: como exemplo: retenção de lucros e lançamento de ações. - recursos externos: financiamentos, lançamento de obrigações, entre outros.

14 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
vantagens da colocação de ações: - melhor acesso ao mercado de capitais - ganho de liquidez para os acionistas - pulverização da participação acionária - proporciona credibilidade

15 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
desvantagens da colocação de ações: - custo das operações. - custo de negociação com os acionistas - abertura de informações para o mercado - pressão pública

16 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
empréstimos bancários: - capital de giro - empréstimos de longo prazo

17 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
muitos empréstimos vem com cláusulas especiais ( chamados de covenants ou condições restritivas ): - manutenção de saldo bancário - restrição quanto a alterações societárias - modificação de projetos - aumento de dívida acima de um percentual em relação ao patrimônio

18 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
exemplos de cláusulas nos contratos de empréstimo: - manutenção dos registros contábeis - demonstrações financeiras conforme padrão - auditoria - pagamento de impostos - instalações adequadas

19 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
outras cláusulas restritivas: - exigência da manutenção de um capital circulante mínimo - proibição da cessão de contas a receber - restrições quanto a alienação - proibição de novos empréstimos

20 FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos
outra modalidade é o leasing – é uma locação que traz a opção de compra no final do contrato, ou não: - leasing operacional – sem compra - leasing financeiro ou de capital – com opção de compra no final


Carregar ppt "FINANÇAS CORPORATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google