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Composto Mercadológico

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Apresentação em tema: "Composto Mercadológico"— Transcrição da apresentação:

1 Composto Mercadológico
Produto Preço Promoção Praça Marketing Mix 4 Ps de Marketing Composto Mercadológico

2 Marketing Mix Conjunto de ferramentas que propiciam as ações de marketing. Formado por produto, preço, praça e promoção. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Conjunto de tarefas que os administradores de marketing devem desenvolver sob o conceito de marketing. Preocupa-se com as ações que podem e devem ser executadas no produto, no preço, na distribuição e comunicação, visando satisfazer os e consumidores e, ao mesmo tempo, propiciar lucro para as organizações ou as pessoas que elaboram a oferta. Produto Preço Promoção Praça

3 Marketing Mix São as características de qualquer bem, serviço, idéia, pessoa instituição etc. que potencialmente possui valor de troca. Entre essas característica estão o design do produto em si, a embalagem, suas cores, seu aroma, sabor, a tipologia dos rótulos e outras. Produto Preço Promoção Praça

4 Marketing Mix São as variáveis que refletem o custo do produto para o consumidor, como o preço propriamente dito, condições de pagamento, aceitação ou não de cartões de crédito, entre outras. Produto Preço Promoção Praça

5 Marketing Mix É tudo o que se relaciona à distribuição, localização física e logística envolvida para fazer um produto chegar às mãos do consumidor. Produto Preço Promoção Praça

6 Promoção Marketing Mix
É o processo de comunicação ativa dos atributos e benefícios de um produto para o mercado-alvo pretendido. Para tanto, envolve a criação e veiculação de programas de propaganda, relações públicas, além de venda pessoal. Produto Promoção Preço Praça

7 Marketing Mix Os 4 Cs Modelo alternativo ao tradicional modelo dos 4 Ps, reflete o ideal de sempre buscar entender a ótica do consumidor. Produto = Cliente Preço = Custo Praça = Comodidade/ Conveniência para o cliente Promoção = Comunicação Produto Preço Promoção Praça

8 Produto

9 Produto EMBALAGEM Se estiver em um prateleira com oito produtos similares, o produto não pode apenas parecer bonito, mas tem que gritar sua mensagem para ser notado. Saiba que a embalagem do produto deve ser notada dentro de três segundos em uma prateleira de loja. Pense nos produtos que compra diariamente. Lembre-se dos que são bem protegidos por suas embalagens e que são convenientes para usar por causa da embalagem (pequeno volume, formato, higiene). É necessário também levar em consideração a embalagem do concorrente. Como é possível fazer melhor?

10 Produto GARANTIA A palavra-chave é facilidade.
O consumidor deve saber como será fácil trocar ou consertar o produto caso haja necessidade.

11 Produto CICLO DE VIDA Histórico de vendas e de lucro durante o período de existência do produto. Fornece a visão geral do produto no mercado, o que ajuda no planejamento do futuro.

12 Produto ESTRATÉGIA PARA O CICLO DE VIDA Lançamento
Investimentos altos em distribuição e comunicação Crescimento Boa distribuição pode impulsionar o produto Maturidade Concorrência acirrada, o preço pode gerar lucros ou perdas Declínio Reavaliar Sobrevida Estender a vida do produto através de ações de reposicionamento Morte Inevitável retirar o produto do mercado

13 Produto ESTRATÉGIAS PARA O PROLONGAMENTO DO CICLO DE VIDA
Aumento da freqüência de uso Kaiser Bock lançada para ser consumida no inverno Aumento do número de usuários Conquistar novos segmentos de mercado (telefones celulares coloridos para atingir o público jovem). Descoberta de novos usos Apresentar ao consumidor novas maneiras de usar o produto. Mudança das dimensões da embalagem Embalagens individuais, levando em conta o número de pessoas que moram sozinhas

14 Produto MODERNIZAÇÕES NO PRODUTO São necessárias quando há...
Obsolescência patente Causada pela deterioração do maquinário produtivo. Obsolescência latente Motivada por demandas tecnológicas da concorrência ou do mercado consumidor. Os estrategistas devem decidir se a modernização será LENTA e GRADUAL, o que possibilita a reação dos concorrentes, ou RÁPIDA, BRUSCA e TOTAL, o que pode gerar perda nas vendas e declínio do valor da marca.

15 Preço

16 Preço De maneira resumida, PREÇO é a quantidade de dinheiro necessária para concretizar a venda de um produto. O preço de venda é o valor que deverá cobrir: . custo direto da mercadoria/ produto/ serviço; . despesas variáveis (como impostos, comissões, etc.); . despesas fixas proporcionais (aluguel, água, luz, salários, etc.); . e ainda, o lucro que se espera. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

17 Preço Em marketing, leva-se em consideração não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem. Por isso, incluem-se os custos indiretos, os custos de manutenção e mesmo a energia física, o tempo e o custo emocional para se adquirir algo. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

18 Preço A empresa deve precificar um produto tendo em mente:
. a concorrência, ou a falta de concorrência, que o produto enfrenta (se o produto é o único, o preço inicial pode ser mais alto); . a sensibilidade, ou a insensibilidade, dos consumidores quanto ao preço do tipo de produto; . a elasticidade do preço nesta categoria de produto (quanto mais baixo o preço maiores as vendas); . o valor do produto e o preço do produto; . o posicionamento do produto. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

19 Identificação e Seleção dos Objetivos de Preço
. Maximizar a participação de mercado da empresa; . Maximizar a receita da empresa; . Maximizar o lucro da empresa no curto prazo Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

20 Preço Métodos de Custeio CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Para determinar o custo de um produto, a empresa apropria-se de todos os custos diretos e indiretos para fabricação do mesmo. CUSTEIO DIRETO Para determinar o custo de um produto, a empresa computa somente os custos dos fatores necessários para a fabricação do produto ou a entrega do serviço. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

21 Estratégicas de Precificação
Preço Estratégicas de Precificação DESNATAMENTO DE MERCADO Estabelecer o preço máximo possível para um produto, levando em consideração que o mercado não conhece o produto e que os consumidores que passam a conhecer pagam o preço pedido. PENETRAÇÃO Pratica-se um preço médio tentando obter uma rápida penetração de mercado. PREÇO-PREMIUM Oferta de um produto a um preço maior que a média de mercado, em virtude de características superiores de qualidade, de design ou de serviços associados. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

22 Precificação com Base em Custos
Preço Precificação com Base em Custos TAXA DE RETORNO DESEJADA Consiste em definir um preço de venda de tal forma que a receita de vendas seja igual ao capital investido num determinado período, acrescido de um retorno desejado. MARGEM DE LUCRO DESEJADA Embute no preço de venda um valor unitário, a margem, propiciando, assim, lucro na venda. PONTO DE EQUILÍBRIO É o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos, fixos e variáveis, a um dado preço. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

23 Precificação com Base na Concorrência
Preço Precificação com Base na Concorrência PREÇOS ABAIXO DA CONCORRÊNCIA Atraem o segmento de compradores preocupados com o preço. PREÇOS IGUAIS AOS DA CONCORRÊNCIA Implica distinguir-se da concorrência de outras maneiras, como na embalagem, no sabor, no desempenho, na distribuição... PREÇOS ACIMA DOS DA CONCORRÊNCIA Podem ser estabelecidos quando os produtos ofertados pelo empresa oferecem mais valor, prestígio, qualidade e confiabilidade para os clientes. LICITAÇÕES Consistem na fixação de preços desconhecendo os preços de seus concorrentes diretos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

24 Preço Descontos e Promoções
Em situações nas quais se julga necessário incrementar rapidamente as vendas, recorre-se aos preços promocionais: . Preço de ocasião; . Prazo de pagamento mais longos; . Garantia e contratos de serviço; . Preços psicológicos. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

25 Distribuição

26 Distribuição A distribuição está associada à movimentação física do
produto entre o produtor e o ponto de venda ou o consumidor, envolvendo a gestão logística de transporte, os volumes transportados, os prazos de armazenagem e o manuseio do produto.

27 Canais de Distribuição
Os canais de distribuição são intermediários classificados em função do tipo de mercado que atendem, da operação que realizam e das funções que desempenham, podendo ser: Atacadista (distribuidor): Empresa que vende bens e serviços comprados para revenda ou uso empresarial. Varejista: Empresa que venda bens ou serviços diretamente ao consumidor final para uso pessoal.

28 Canais de Distribuição
Corretor: Intermediário cuja tarefa é aproximar compradores e vendedores. Não estoca bens, não financia ou assume risco. Representante de vendas: Empresa que representa e vende os bens de vários fabricantes. É contratada pelos fabricantes e não faz parte de sua força de vendas internas. Força de vendas: Grupo de pessoas contratado diretamente por uma empresa para vender seus produtos

29 Canais de Distribuição
VAREJO Um varejista é o último elo na cadeia que liga o fabricante dos produtos ao consumidor final e executa funções fundamentais como: . Permite que o consumidor compre a quantidade desejada de produtos; . Mantém estoque, para que os produtos estejam disponíveis quando o consumidor desejar comprá-los; . Fornece serviços que facilitam a compra e o uso dos produtos.

30 Canais de Distribuição
VAREJO COM LOJA Esse varejista pode ser classificado de várias maneiras, em função do sortimento de mercadorias que disponibiliza ao consumidor, das faixas de preço que pratica ou do tipo de conveniência que oferece: Varejo alimentício Bar, mercearia, padaria, loja de conveniência, supermercado, hipermercado. Varejo não alimentício Loja especializada, lojas de departamento, loja de fábrica, varejo de serviços.

31 Canais de Distribuição
VAREJO SEM LOJA O comércio à varejo sem loja permite que os consumidores possam comprar produtos por sem terem que se dirigir à loja, por intermédio de: . telemarketing; . mala direta; . máquinas de venda; . venda direta; . vendas on-line.

32 P de Promoção, ou Composto Promocional

33 P de Promoção, ou Composto Promocional Comunicação mercadológica
• dirigida ao mercado • objetivo comercial Comunicação social • dirigida ao público • objetivo institucional Propaganda Promoção de vendas Merchandising Marketing direto Marketing digital Publicidade Relações públicas Venda pessoal

34 P de Promoção, ou Composto Promocional
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Emissor Codificação Mensagem e meio Decodificação Receptor Resposta Feedback

35 P de Promoção, ou Composto Promocional
Uma vez que os objetivos da comunicação foram definidos, as ferramentas do composto de comunicação devem ser analisadas e selecionadas quanto à sua eficácia na resposta desejada do consumidor.

36 Propaganda

37 Propaganda A propaganda possui três formas distintas: INFORMATIVA
Principal objetivo é informar sobre um novo produto; PERSUASIVA Quando o produto já é conhecido do público-alvo e está buscando o seu espaço entre os seus concorrentes; MANUTENÇÃO ou LEMBRANÇA Utilizada quando o produto já for conhecido, no estágio de maturidade, em termos do seu ciclo de vida.

38 Propaganda Os objetivos da propaganda podem ser classificados em função de seu propósito... INFORMAR Comunicar ao mercado sobre um novo produto Sugerir novos usos para um produto Informar ao mercado uma mudança de preço Explicar como o produto funciona Descrever os serviços disponíveis Corrigir falsas impressões Reduzir receios dos compradores Desenvolver uma imagem da empresa

39 Propaganda LEMBRAR Lembrar os compradores de que o produto pode ser necessário Lembrar os compradores onde comprar o produto Manter o produto na mente do compradores na baixa estação Manter o produto em posição privilegiada na mente dos compradores PERSUADIR Mudar a percepção do público quanto aos atributos do produto Persuadir os consumidores a receber a visita de um vendedor Persuadir os compradores a comprar agora Desenvolver preferência de marca Encorajar a mudança para a marca

40 Avaliação de Eficácia em Propaganda
PESQUISA DO EFEITO DA COMUNICAÇÃO Procura determinar se um anúncio está comunicando eficazmente. Pode ser aplicada antes de o anúncio ser veiculado ou impresso. Avaliação direta Os consumidores avaliam os anúncios. Usada para definir o potencial de atrair a atenção, o grau de atendimento e emoção... Testes de portfólio Apresenta-se uma série de anúncios e solicita-se aos indivíduos que lembrem-se deles depois que não mais os estiverem vendo. Indica a capacidade de um anúncio se destacar... Testes de laboratório Empregam equipamentos para mensuração de reações psicológicas.

41 Avaliação de Eficácia em Propaganda
PESQUISA DO EFEITO DA PROPAGANDA SOBRE AS VENDAS Ajuda o anunciante a avaliar os resultados da propaganda, mas revela pouco sobre o impacto no volume de vendas. Qual o volume de vendas gerado por um anúncio que aumenta a preferência? O efeito da propaganda sobre as vendas é de difícil mensuração, visto que as vendas podem ser influenciadas pelas características do produto, pelo preço, pela disponibilidade...

42 Promoção de Vendas

43 Promoção de Vendas Conjunto de técnicas impactantes de incentivo que age a curto prazo, objetivando estimular os diversos públicos à compra e venda mais rápida e/ou de maior volume. São todas as atividades, além da propaganda, publicidade e venda pessoal, que motivam e encorajam o consumidor a comprar utilizando recursos como brindes, amostras, descontos, concursos, sorteios, displays, demonstrações, etc. Utiliza também incentivos como prêmios, sorteios, propaganda cooperativa, feiras e exposições para motivar atacadistas, varejistas e a força de venda da empresa.”

44 Promoção de Vendas Para o Consumidor
Tem como alvo o usuário final, e utilizam como ferramenta... Amostragem Cupons de ponto-de-venda Cupons entregues por correio ou em meios de comunicação Cupons in-pack e on-pack Brindes Promoções de desconto Pacotes de bonificação Concursos e sorteios Promoções casadas

45 Para os Intermediários
Promoção de Vendas Para os Intermediários Tem como alvo os canais de distribuição, e podem ser... Descontos Propaganda cooperada Feiras e eventos Concursos e incentivos Materiais de ponto-de-venda Programas de treinamento

46 Promoção de Vendas Reflexões • Preocupe-se com as questões legais;
• Lembre-se de recolher impostos (quando necessário); • Pense no impacto na linha de produção; • Lembre-se de manter estoque nos pontos-de-venda; • Tenha em mente o impacto sobre a imagem do produto; • Determine prazos/ duração; • Desenhe o esquema de recolhimento dos cupons; • Não esqueça as adequações nas embalagens e nas peças.


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