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Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede
Facilitador . Beto do Valle . TerraForum Coordenadora . Lourdes Martins . SBGC 6 de outubro de 2011 São Paulo - Brasil #KMBrasil2011

2 Ajudar nossos clientes a aprender, colaborar e inovar
de maneira mais efetiva

3 TF Consultoria TF Digital Gestão do Conhecimento Gestão de Inovação
Inteligência Competitiva Educação Corporativa Sustentabilidade TF Digital Business Case Planejamento Governança Processos Monitoramento TF Criação Design Vídeo Animação Redação TF Tecnologia SharePoint Sites BI Redes Sociais Mobile São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Curitiba Toronto (Canadá)

4 TerraForum: mais de 300 projetos com organizações líderes nos últimos 8 anos
São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Curitiba Toronto (Canadá)

5 Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede
Por que gestão do conhecimento e inovação em rede em meu negócio / organização? Como entender o papel da GCI no contexto do meu negócio e da minha organização? Como estabelecer estratégias efetivas de GCI para a organização? Qual a melhor combinação de soluções e práticas de GCI para meu negócio? Como mobilizar e sustentar a GCI na organização?

6 Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede
PARTE 1 – 14h a 15h30 Gestão do Conhecimento, Redes Sociais e Inovação para Geração de Valor Diagnóstico e Direcionamento para GC e Inovação GC e Inovação em Rede: Soluções e Práticas Experiências: Serasa Experian – Maria Paula Oliveira PARTE 2 – 16h a 17h30 Implantação e Mobilização para GC e Inovação Experiências: Caixa – Reuber Leopoldino EBX – Camila Pires

7 Gestão do Conhecimento, Redes Sociais e Inovação para Geração de Valor

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22 Contexto

23 Fator Humano na Criação de Valor
Economia do Conhecimento ? Conhecimento e talento Criatividade humana Criatividade das máquinas Redes Rotinas e processos Mecânicos De informação e conhecimento Colaboração Fator Humano na Criação de Valor Cadeia Força física Competição + Cooperação Feudos Competição Economia agrícola industrial Economia do conhecimento Adaptado de Tissen, Andriessen, Deprez (2000)

24 Tendências até 2020 Inflação do tempo1 Longevidade2, 3, 4
Maior Alcance Inflação do tempo1 Longevidade2, 3, 4 Individualismo Participação Mobilidade Ecossistema Midiático2 Conectividade Global2, 4 Globalização3, 4 Economia do Conhecimento3, 4 2010 2020 Responsabilidade Social4 Personalização3 Mundo Computadorizado2 Novos Formatos de Organização2, 3, 4 Social Learning4 Smart Machines2 1. J. Cross 2. IFF 3. EIU 4. Meister &Willyerd Menor Alcance

25 Gestão do Conhecimento, Redes Sociais e Inovação para Geração de Valor
aprendizagem conhecimento inovação criação

26 Qual o papel do conhecimento e da inovação no meu negócio?

27 Gestão do Conhecimento: Abordagem Sistêmica
Direcionamento Estratégico Governança Fontes externas: outros setores Criar / Inovar Capturar / Codificar Organizar Compartilhar Disseminar Proteger Novas estratégias Fontes externas: setor específico Novas competências Fontes externas: academia Melhores processos Negócio Melhor desempenho Fontes internas: conhecimento existente Aprendizagem organizacional Fontes internas: desafios e oportunidades Capacidade de inovação Taxonomia / Classificação Conhecimentos Infraestrutura, Ferramentas, Tecnologia © TerraForum Consultores

28 Desenvolvimento de um Modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Plano de Implementação e Sustentação de GC Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

29 Diagnóstico e Direcionamento para GC e Inovação

30 Contexto do conhecimento: macroambiente, cadeia e organização
Macroambiente Fatores socioeconômicos, políticos, ambientais, culturais Variáveis determinantes Setor / Mercado Variáveis influenciadoras Cadeia de Valor / Cadeia Produtiva Organização Cultura e Valores Imperativos do Negócio Fluxos de bens e recursos Fluxos de ativos intangíveis Conhecimentos Críticos Redes de Conhecimento desafios

31 Contexto interno do conhecimento: método OKA
Método OKA: Organizational Knowledge Assessment

32 Contexto do conhecimento: identificação dos conhecimentos críticos
Temas / conhecimentos relevantes para o negócio Áreas de conhecimento do negócio Taxonomia de conhecimentos organizacionais Mapeamento de Conhecimentos Críticos Áreas de conhecimento priorizadas (conhecimentos críticos)

33 Contexto do conhecimento: mapeamento das redes de conhecimento

34 Contexto do conhecimento: mapeamento das redes de conhecimento
Mexico Venezuela Nodes: 92 Connections: 181 Connections / node: 1.96 Density: 2.2% Colombia Guatemala Knowledge distribution is balanced among the main nodes All countries have connections with Brazil, except Peru, Venezuela, Guatemala USA have connections only with Brazil Spain does not indicates any node overseas Out of the base node 86 plays important role in the network Node 51 is very indicated, mainly by countries from Latin America Dominican Republic Argentina Uruguay Peru USA Chile Brazil Spain

35 Contexto do conhecimento: mapeamento das redes de conhecimento
Mexico Venezuela Nodes: 92 Connections: 181 Connections / node: 1.96 Density: 2.2% Colombia Guatemala Knowledge distribution is balanced among the main nodes All countries have connections with Brazil, except Peru, Venezuela, Guatemala USA have connections only with Brazil Spain does not indicates any node overseas Out of the base node 86 plays important role in the network Node 51 is very indicated, mainly by countries from Latin America Dominican Republic Argentina Uruguay Peru USA Chile Brazil Spain

36 Contexto do conhecimento: mapeamento das redes de conhecimento
- 10% Atores mais ativos Nós 212 Conexões 781 Conexões/Nós 3.7 Densidade 1.7% - 37% Conexões Nós 191 Conexões 494 Conexões/Nós 2.6 Densidade 1.4%

37 Gestão do Conhecimento, Redes Sociais e Inovação para Geração de Valor
aprendizagem Desafios e Prioridades do Negócio para Geração de Valor Diretrizes Estratégicas para Gestão do Conhecimento e Inovação conhecimento inovação criação

38 GC e Inovação em Rede: Soluções e Práticas

39 Desenvolvimento de um Modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Plano de Implementação e Sustentação de GC Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

40 Gestão do Conhecimento: Abordagem Sistêmica
Direcionamento Estratégico Governança Fontes externas: outros setores Criar / Inovar Capturar / Codificar Organizar Compartilhar Disseminar Proteger Novas estratégias Fontes externas: setor específico Novas competências Fontes externas: academia Melhores processos Negócio Melhor desempenho Fontes internas: conhecimento existente Aprendizagem organizacional Fontes internas: desafios e oportunidades Capacidade de inovação Taxonomia / Classificação Conhecimentos Infraestrutura, Ferramentas, Tecnologia © TerraForum Consultores

41 Gestão do Conhecimento como Processo
Autores Davenpport & Pruzak, 1998 Bukovitz & Williams, 1999 Terra, 2000 Sidanmaanlakka, 2002 Salim, 2002 Sabbag, 2007 Criar Codificar Distribuir Usar Obter Usar Aprender Avaliar Sustentar Descartar Capturar Organizar Compartilhar Disseminar Proteger Inovar Criar Capturar Armazenar Compartilhar Aplicar Reutilizar Mapear Gerar Disseminar Usar Manter Criar Esquematizar Validar Aprender Adaptado de Sabbag, 2007.

42 GC e Inovação em Rede: Soluções e Práticas
MODELO SIMPLIFICADO

43 Experiências: Serasa Experian Maria Paula Oliveira

44 Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede
PARTE 1 – 14h a 15h30 Gestão do Conhecimento, Redes Sociais e Inovação para Geração de Valor Diagnóstico e Direcionamento para GC e Inovação GC e Inovação em Rede: Soluções e Práticas Experiências: Serasa Experian – Maria Paula Oliveira PARTE 2 – 16h a 17h30 Implantação e Mobilização para GC e Inovação Experiências: Caixa – Reuber Leopoldino EBX – Camila Pires

45 Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede

46 Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede
PARTE 1 – 14h a 15h30 Gestão do Conhecimento, Redes Sociais e Inovação para Geração de Valor Diagnóstico e Direcionamento para GC e Inovação GC e Inovação em Rede: Soluções e Práticas Experiências: Serasa Experian – Maria Paula Oliveira PARTE 2 – 16h a 17h30 Implantação e Mobilização para GC e Inovação Experiências: Caixa – Reuber Leopoldino EBX – Camila Pires

47 Desenvolvimento de um Modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Plano de Implementação e Sustentação de GC Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

48 Como acontece o fluxo de conhecimento e inovação na sua organização?

49 GC e Inovação em Rede: Soluções e Práticas
estruturado reativo planejado relacional

50 Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
Capital Humano Capital Estrutural Capital Social Essência Competências Processos Relacionamentos Escopo Interno, relacionado a pessoas e equipes Links organizacionais internos Links organizacionais externos Parâmetros Capacidade e Produtividade Eficiência Qualidade e Longevidade Adaptado de Nick Bontis, 2002

51 Compartilhamento facilitado um-a-um Compartilhamento baseado em redes
Soluções e Práticas para Compartilhamento de Conhecimentos Tácito Compartilhamento facilitado um-a-um Mestre-aprendiz Mentoria Coaching Compartilhamento baseado em redes Comunidades Eventos Times de projeto Natureza do Conhecimento Compartilhamento baseado em processos Lições aprendidas After action reviews Checking points Boas práticas Compartilhamento baseado em conteúdos Portais Fóruns Páginas amarelas Bases de conhecimentos Explícito menor Interação Humana maior Adaptado de Vestal (2005)

52 Implantação e Mobilização para GC e Inovação

53 De quem é a responsabilidade pelo conhecimento e inovação na organização?

54 Implantação e Mobilização para GC e Inovação
Responsabilidades de Nível Estratégico Responsabilidades de Nível Tático Responsabilidades de Nível Operacional Indicadores de evolução estratégica Indicadores relacionados a processos e práticas Indicadores de eficiência e efetividade Direcionamento Estratégico Infraestrutura, Ferramentas, Tecnologia Criar / Inovar Codificar Organizar Compartilhar Disseminar Proteger Taxonomia Governança Negócio

55 Conselho Estratégico de GC
Implantação e Mobilização para GC e Inovação Estrutura Hierárquica Instâncias Paralelas Diretoria Conselho Estratégico de GC Estratégico Gestores Comitê Gestor de GC Tático Diretrizes e decisões Propostas e indicadores Equipes Operacional Grupo de Trabalho A Grupo de Trabalho B Grupo de Trabalho C EXEMPLO

56 Implantação e Mobilização para GC e Inovação

57 Experiências: Caixa Reuber Leopoldino EBX Camila Pires

58 Obrigado! Gestão do Conhecimento e Inovação em Rede
Facilitador . Beto do Valle . TerraForum Coordenadora . Lourdes Martins . SBGC Serasa Experian – Maria Paula Caixa – Reuber Leopoldino EBX – Camila Pires 6 de outubro de São Paulo . Brasil


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