A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que conduz eletricidade em casa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que conduz eletricidade em casa"— Transcrição da apresentação:

1 O que conduz eletricidade em casa
Aula 3 Principais itens da instalaçao residencial

2 O que conduz eletricidade em casa
Aula 3 Os diversos tipos de fios e cabos utilizados

3 O que conduz eletricidade em casa
Aula 3 Tomadas, Plugs, Disjuntores e Fusíveis

4 Com material elétrico, todo cuidado é pouco.
Aula 3 O que conduz eletricidade em casa Com material elétrico, todo cuidado é pouco. - Ao comprar lâmpada, interruptor, soquete, disjuntor, fios e cabos elétricos e outros dispositivos desse tipo, observe sempre a tensão (volt) adequada à instalação elétrica. - As partes condutoras de energia (contatos) devem ser de cobre ou liga de cobre, sendo que para as lâmpadas e "start" admitem-se contatos feitos em alumínio. - O fusível, por exemplo, é um item indispensável à segurança e proteção da instalação elétrica. Quando há sobrecarga de energia o fio metálico interno do fusível se rompe, evitando assim a passagem da corrente elétrica. - "Ligações diretas" podem provocar a queima de lâmpadas e eletrodomésticos e até incêndio. - Recuse dispositivos elétricos com contatos fabricados em material ferroso. - Ao instalar dispositivos elétricos, consulte um profissional em eletricidade.

5 Fuga de Corrente Dicas e Truques Aula 4
Uma causa muito comum de aumento na conta de energia elétrica é a "fuga de corrente". Como nos vazamentos de água (cano furado, goteira, etc.), a "fuga de corrente" é também registrada pelo medidor, e você acaba pagando por uma energia elétrica que não utilizou. As principais causas de "fuga de corrente" são: emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo. Pode ser provocada ainda por eletrodomésticos defeituosos

6 Dicas e Truques Aula 4 OUTRAS DICAS IMPORTANTES
Quando você viajar por um período longo, não se esqueça de desligar a chave geral da sua residência. Sempre que puder, utilize os aparelhos elétricos fora do horário de pico (de 17h30 às 20h30). Tomada quente é sinônimo de desperdício. Por isso evite o uso de benjamins. Use fios de bitola adequada. Dê preferência a aparelhos com o selo PROCEL de economia de energia elétrica. Isso significa economia de dinheiro para você. Colocar garrafas de água em cima de caixas de medidores, além de não reduzir o consumo, pode provocar acidentes. A voltagem da área de concessão da Eletropaulo é 115/230 e 127/220, só use aparelhos que sejam compatíveis com a mesma. A utilização inadequada dos equipamentos eletrodomésticos prejudica sua vida útil. Todos os eletrodomésticos têm uma etiqueta que mostra o quanto ele gasta de energia elétrica. Por isso, antes de comprar, olhe sempre a etiqueta.

7 Dicas e Truques Aula 4 Interruptor paralelo Onde instalar

8 Dicas e Truques Aula 4 Esquemático de ligação


Carregar ppt "O que conduz eletricidade em casa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google