A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação, Formação e Capacitação Profissional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação, Formação e Capacitação Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Educação, Formação e Capacitação Profissional
Profª Drª Esméria Rovai Adriana de Freitas Regina Haeffner

2 Agenda Objetivo da pesquisa; Definições; Legislação pertinente;
Contexto social e político; Formação de adultos; Perspectivas atuais da educação; Conclusão.

3 Objetivo Discussão sobre as oportunidades de formação escolar ou em serviço de jovens e adultos.

4 Definições Educação Profissional Formação Educação: Engloba ensinar e aprender. É um fenômeno visto em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da passagem, às gerações que se seguem, dos meios culturais necessários à convivência de um membro na sua sociedade. Nos mais variados espaços de convívio social ela está presente. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação. A prática educativa formal - observada em instituições específicas - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. Educação Profissional: É um conceito de ensino abordado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004. O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações. Há três níveis de educação profissional segundo a legislação brasileira: Nível básico: Voltado para pessoas de qualquer nível de instrução e que pode ser realizado por qualquer instituição de ensino. Nível técnico: Voltado para estudantes de Ensino Médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia das secretarias estaduais de educação. Nível tecnológico: Realizado apenas por instituição de ensino superior (faculdades ou universidades). Pode ser realizado como graduação ou pós-graduação. Formação Profissional: É o conjunto de qualificação acumulada por uma pessoa relativo ao seu papel produtivo na sociedade. Geralmente envolve cursos regulares (ensino secundário, universitário, pós-graduação) e também cursos adicionais, além de experiência prática. A formação pode ser feita de várias formas e tem como objectivo dar a conhecer ou actualizar os conhecimentos do indivíduo acerca de um tema.

5 Retrospectiva Trevelin, Ana Teresa Colenci
1809 1816 1840 1850 1854 1909 1942 1943 1946 1961 1971 1996 1809 – vinda da família real para o Brasil. 1816 – proposta de criação da Escola de Belas Artes. 1840 – construção de 10 (dez) Casas de educandos e artífices. 1850 – industrialização do Brasil. 1854 – Decreto imperial: asilo da infância dos meninos desvalidos (encaminhamento para oficinas de ofício). 1909 – escola de aprendizes artífices. 1942 – ensino industrial (SENAI) e escolas técnicas industriais. 1943 – ensino comercial (SENAC). 1946 – ensino agrícola. 1961 – cursos técnicos de nível médio incorporados ao ensino regular. 1971 – LBD 1996 – LDB Trevelin, Ana Teresa Colenci

6 Educação profissional
LDB Art. 40 Art. 37 e 38 Art. 41 Educação profissional Educação profissional e a LDB (Lei 9394/96) Art. 37 e 38 - Favorece e estimula que o trabalhador, jovem ou adulto que, na idade própria não pôde efetuar estudos, tenha oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as suas características, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames inclusive os de caráter supletivo. Art.40 - Trata do acesso ao aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como ao trabalhador em geral, jovem ou adulto, desenvolvendo-se em articulação com o ensino regular ou por diferentes forma de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho. Art.41 - O conhecimento adquirido, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

7 Formação e mercado de trabalho
Vamos assistir um vídeo?

8 Estrutura do Ensino Estrutura Regular Educação Nível Básico Nível Superior Continuada MBA – Master Bussiness Administration (Especialização – Lato Sensu).

9 Cenário atual da educação e formação profissional
Políticas públicas Empresa Indivíduo A Educação deve ser eficiente e atender às necessidades de cada época. Fatores que interferem na Educação: Exigências sociais de produção (mão-de-obra) Ideais sócio-políticos (modelo social) Conhecimento do indivíduo (quem é ele)

10 Impacto das tecnologias
Ao impacto das novas tecnologia, cresce a exigência de profissionais polivalentes, capazes de interagir em situação novas e em constante mutação.

11 Como ensinar os adultos?

12 Formação em serviço

13 SENAI Volkswagen Educação para o trabalho
COMO FUNCIONA A APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CONTRATO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (2 anos no máximo) Habilitação em Técnico Mecânico com ênfase em Sistemas Integrados de Manufatura Contingente com formação técnica completa e pronto para atividades produtivas, em vagas disponíveis. (Não requer estágio). Qualificação Profissional em Mecânica Industrial 1º TERMO 2º TERMO 3º TERMO 4º TERMO (1º Qualificação) (2º Qualificação) (1º Técnico) (2º Técnico) OBJETIVO: Formar o Mecânico Industrial OBJETIVO: Formar o Técnico Mecânico com ênfase em Sistemas Integrados de Manufatura Atua em grupo ou individualmente na construção de conjuntos intercambiáveis e na Manutenção Produtiva Total (T.P.M.) Aplica conhecimentos e habilidades técnicas na execução de tarefas em grupos semi-autônomos; Mantém o Sistema Produtivo funcionando.

14 Referências Bibliográficas
Demo, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. 19a ed., São Paulo: Papirus, Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31a ed., São Paulo: Paz e Terra, Gadotti, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Feevale, Gadotti, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, v.14, n. 2, p. 3-11, Gadotti, Moacir & Freire, Paulo. Pedagogia: diálogo e conflito. 4a ed., São Paulo: Cortez, Malglaive, Gerard. Formação inicial e contínua. In: G. Malglaive, Ensinar adultos, p Porto, Portugal: Porto Editora, Pazeto, Antônio Elízio. Universidade, formação e mundo do trabalho: superando a visão corporativa. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. , v.13, n. 49, p , Silva, C. S., & Machado, L. M. Nova LDB: trajetória para a cidadania? São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

15 Conclusões Sociedade Mercado de Trabalho Tecnologias Globalização Indivíduo Necessidade Interesse Motivação No mundo globalizado, o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente e os indivíduos são os responsáveis por sua própria atualização. A escola pode ser um caminho, mas existem outros fora da formação acadêmica ou profissional.

16 Obrigada!


Carregar ppt "Educação, Formação e Capacitação Profissional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google