A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano

2 Família Conteúdos: Leitura e interpretação de textos e imagens;
Oralidade e escrita; Formação de frases; Gramática: substantivo próprio e comum; Relações de parentesco e estrutura familiar; Vida em família;

3 Objetivos: Utilizar a língua oral com eficácia, relatando acontecimentos do contexto da história; Identificar diferentes estruturas familiares, valorizando-as; Comparar famílias reconhecendo semelhanças entre elas; Desenvolver a oralidade e a escrita; Desenvolver a percepção auditiva e visual da criança; Expressar-se sobre o tema, através de desenhos, escrita e resolução das atividades propostas.

4 Estratégias pedagógicas
A aula acontecerá de forma expositiva e dialogada, apresentando a história, encaminhando momentos para sua interpretação e registrando os conhecimentos a partir das atividades propostas, como desenho e questionamento.

5 1º momento: Introduzir o conteúdo, pedindo para que os alunos observem com atenção o quadro pintado por Tarsila do Amaral, A Família, deixando livre para fazer comentários sobre o que estão vendo. 2º momento: Leitura do Texto: O que é uma Família.Conversar sobre o tema , levando os alunos a se expressarem e falarem sobre suas famílias. 3º momento: Imagens de diferentes tipos de famílias. Utilizando desenhos animados. Proporcionar diálogo sobre a estrutura da família e a atitude dos personagens em relação a família. 4º momento: Atividade de fixação: desenhar a sua própria família e escrever sobre ela. 5º momento: Assistir o filme : A família do futuro.

6 Quadro pintado por Tarsila do Amaral : A Família
Observe com atenção este quadro. Quantas pessoas têm no quadro? Sua familia tem mais ou menos pessoas que a do quadro? Quem faz parte de uma família? Quando pessoas passam a ter uma ligação de amor que as une a outras, forma uma família? E as crianças que moram no orfanato , quem são as pessoas da sua família?

7

8 Tipos de Família

9

10

11

12 Desenhe a sua família

13 Eu e a minha família Pai Filha Mãe cachorro

14 Eu e a minha família Irmã Irmão Eu Mãe Pai

15 Eu e a minha família Papai Tio Tia Vovô Vovó Filha Mãe

16 Eu e a minha família Prima Primo Filha

17 Eu e a minha família Eu Amiga Prima Mãe Pai Irmão

18 Eu e a minha família Pai Mãe Eu Irmão Irmã

19 1º momento: assistir o filme
A Família do Futuro. O filme relata um jovem inventor que cria uma máquina capaz de recuperar lembranças perdidas. Ele só quer encontrar em suas memórias a figura de sua mãe, que o abandonou quando bebê, mas acaba viajando no tempo. Em algum lugar do futuro, ele encontra uma família cuja sobrevivência está em suas mãos.

20 Questionar o que aparece de diferente no filme?
2º momento: Proporcionar diálogo sobre os acontecimentos do filme, levando os alunos a fazerem uma comparação entre as coisas vistas no filme (a cidade do futuro, meios de transporte utilizados, hábitos, etc) e as que encontramos ou não nos tempos atuais. Questionar o que aparece de diferente no filme? Qual a atitude do personagem em relação a sua mãe? Após ela tê-lo abandonado ele quis conhecê-la, por quê?

21 Recursos Didáticos Imagem do quadro”Família, Tarsila do Amaral;
Texto complementar; Imagens de diferentes famílias – história em quadrinho – Maurício de Souza; Papel sulfite; Lápis de cor; Máquina fotografica; Televisão; Video e DVD;

22 Avaliação Avaliar-se-á de forma contínua e participativa, através da interação, interesse e diálogo, além da resolução das atividades desenvolvidas.

23 Bibliografia CARPANEDA, Isabela; BRAGANÇA, Angiolina. Porta Aberta: Alfabetização. São Paulo: FTD, 2005. Walt Disney Pictures. Familia do futuro.Colorido, Dublado em português,Para todos os públicos, EUA, min Webliografia infancia.com.br/flinstones


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google