A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades."— Transcrição da apresentação:

1 Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades de resíduos gerados continuam a crescer e, mais grave ainda, a qualidade destes resíduos, sejam eles de origem domiciliar ou industrial, tem se alterado com a presença de componentes cada vez mais agressivos (tóxicos) ao meio ambiente.

2 O gerenciamento é necessário
Mesmo acreditando em mudanças significativas no comportamento das pessoas e no surgimento de uma sociedade mais voltada à preservação ambiental, será necessário gerenciar os resíduos até que sejam percebidos os efeitos das mudanças na sociedade mundial com a redução dos resíduos produzidos.

3 Modernidade x Meio Ambiente
O nosso modelo atual de modernidade resultou numa sociedade onde a natureza é tratada como mera condição de produção, colocando em risco a própria sobrevivência da humanidade. Para mudar esse quadro, devemos estabelecer sistemas gerenciais eficientes, capazes de atenuar os impactos dos resíduos produzidos sobre o meio ambiente, atuando, assim, com mais responsabilidade.

4 Conceituação de Resíduos
Resíduos sólidos, semi-sólidos e determinados líquidos que resultam das atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos também os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água e determinados líquidos, cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água.

5 NBR-10004 A NBR-10004/87 da ABNT tem sido a referência utilizada pelos órgãos de controle de poluição no Brasil para o estabelecimento de regulamentos, legislação e procedimentos de controle de resíduos sólidos. Esta norma se encontra atualmente em processo de revisão.

6 Caracterização de Resíduos
A norma estabelece 3 grupos de resíduos: Resíduos classe I: São resíduos que em função de suas características de inflamabilidade, reatividade, toxicidade e patogenicidade podem apresentar riscos à saúde pública, provocando ou contribuindo para um aumento da mortalidade ou incidência de doenças e efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.

7 Caracterização de Resíduos
Resíduos Classe II: São aqueles que não se enquadram nas classificações de Classe I-Perigosos e Classe III - Inertes . Os resíduos Classe II podem se caracterizar como combustíveis, biodegradáveis ou solúveis em água. Ex : Lixo doméstico

8 Caracterização de Resíduos
Resíduos Classe III: Resíduos que submetidos a teste de solubilização (NBR Solubilização de Resíduos) não apresentaram concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água conforme o estabelecido pela norma em relação a aspecto, cor, turbidez e sabor. Ex: Rochas, tijolos, vidros e certos plásticos que não são decompostos prontamente.

9 Resíduos Sólidos Urbanos (Municipais ou Domiciliares)
São resíduos produzidos nas residências, estabelecimentos comerciais e nos escritórios. Embora o descarte desses materiais ocorra de forma isolada, geralmente são dispostos em um mesmo recipiente e constituem o que se denomina resíduos sólidos (lixo) e que é o objeto dos sistemas de gerenciamento de resíduos nos municípios.

10 Gerenciamento do Lixo Urbano
O conhecimento das características do lixo urbano é fundamental para a formulação e implementação de um programa de gestão. O planejamento de programas de redução de resíduos na fonte, coleta seletiva e a elaboração de projetos de sistemas de coleta, transferência, transporte, tratamento e disposição final dependem das quantidades e características dos resíduos produzidos naquela localidade.

11 Resíduos Perigosos Nos resíduos domiciliares são encontrados materiais classificados como resíduos perigosos. Os mais freqüentes são: Óleos Ácidos Pesticidas Remédios Produtos de limpeza Cosméticos Tintas Mercúrio Pilhas Baterias Solventes

12 Resíduos de Serviços de Saúde
A classificação adotada pela ABNT-NBR /93 divide os resíduos em 3 classes: Classe A - Infectantes Classe B - Especiais (químicos, farmacêuticos e radioativos) Classe C - Comuns Esses resíduos são gerados nas etapas de atendimento,diagnóstico e tratamento de pacientes em clínicas médicas, veterinárias, odontológicas, laboratórios, drogarias, centros de pesquisas.

13 Resíduos Sólidos Industriais
São os gerados no processo de produção, no tratamento dos efluentes, nos procedimentos de manutenção, além de embalagens (contaminadas) de matéria-prima. 2 questões principais sobre os resíduos industriais: 1- O resíduo é ou não perigoso? 2- Qual o destino adequado para o mesmo? A primeira questão responde-se classificando-o e a segunda depende do resultado dessa classificação.

14 Destinação de Resíduos Industriais
Armazenamento e estocagem provisória: deve ser seguro e atender as normas da ABNT: NBR 1183, 1264, 98. Incineração: Os resíduos perigosos devem ter equipamentos para o controle de emissões. Co-processamento em fornos de cimento: principalmente resíduos com poder calorífico alto que acabam servindo de combustível.

15 Aterro Industrial Devem assegurar o isolamento de resíduos perigosos do meio ambiente. Atualmente são projetados como células separadas de forma a ser possível segregar os resíduos evitando a disposição conjunta de resíduos incompatíveis.


Carregar ppt "Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google