A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas."— Transcrição da apresentação:

1 MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Tópicos Especiais em Administração I

2 Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas

3 MEIO AMBIENTE Temas atuais
Responsabilidade Social Ambiental Problemas Ambientais Educação Ambiental Desenvolvimento Sustentável Globalização Qualidade de Vida

4 MEIO AMBIENTE Histórico
Em 1965 foi utilizado pela primeira vez o termo “Educação Ambiental” na Grã-Bretanha. Em 1972, na Suécia já se falava em uso sustentável dos recursos da Terra como meta a ser atingidas por todos. Em 1977, a UNESCO-PNUMA promoveu a Conferência Intergovernamental sobre a Educação Ambiental, que influenciou a adoção desta disciplina nas universidades brasileiras. Em 1979, encontro regional de Educação Ambiental para América Latina Em 1981, surge também o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). Em 1983, foi criada a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela Senhora Harlem Brundtland.

5 MEIO AMBIENTE Histórico
Em 1987, ocorreu a divulgação do Relatório da “Comissão Brundtland” ou Relatório “Nosso Futuro em Comum” elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em 1987, surge também o termo de “Desenvolvimento Sustentável” e foi assinado o “Protocolo de Montreal”. Em 1989, depois da SEMA (Secretaria Especial de Meio Ambiente) surge a SINIMA (Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente). Em seguida aparece o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Em 1990, destaca-se o conceito de “Analfabetismo Ambiental”. Em 1992, Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento “ECO 92” realizada no Rio de Janeiro.

6 MEIO AMBIENTE Histórico
Em 1995, houve a Conferência para o Desenvolvimento Social. Em 1997, avaliação dos resultados da ECO 92 com seus respectivos progressos e dificuldades. Em 1997, Conferência internacional sobre meio ambiente e sociedade. Analisou-se a “Educação e Conscientização para a Sustentabilidade”.

7 MEIO AMBIENTE Histórico
Em 2005, Protocolo de Kioto no Japão onde quase 150 nações assinaram um termo de compromisso. Para Coutinho (2005): Pela primeira vez o homem decidiu escutar os pedidos de socorro da Terra na questão do CO2. Encontra-se em vigor o Tratado de Kioto, um acordo pelo qual os 141 países signatários se comprometem a diminuir a emissão de gases poluentes nas próximas décadas. O objetivo inicial é, até 2012, diminuir os índices a um nível 5% abaixo daquele verificado em Num mundo movido a petróleo e carvão, esse é um desafio e tanto. Para vencê-lo, estabeleceu-se uma série de medidas possíveis. Parte da eletricidade gerada para uso industrial e doméstico, obtida pela queima de combustíveis fósseis, pode ser substituída por energias “limpas”, como a eólica. No século XXI, surge uma preocupação maior com a Qualidade Ambiental.

8 MEIO AMBIENTE Protocolo Kioto
Reduzir a emissão de CO2. Reduzir os gases responsáveis pelo aumento efeito estufa.

9 MEIO AMBIENTE Vários problemas ainda não foram resolvidos:
Rejeitos nucleares ou tóxicos. Desmonte de centrais nucleares e plataformas de petrolíferas. Contaminação do solo com metais pesados, fertilizantes e pesticidas. Poluição das águas com efluente químicos e domésticos. Presença de gases que ocasionam a destruição da camada de ozônio.

10 MEIO AMBIENTE Efeito Estufa
A principal causa para o efeito estufa é o “Combustível fóssil” Atividades que contribuem para o efeito estufa: Uso e produção de energia (transporte e indústria) % Agricultura % Desmatamento % Lixo % Outros %

11 MEIO AMBIENTE Poluição Atmosférica
Fatores que influenciam a poluição atmosférica Quantidade de poluente emitido Atividade econômica per capita Aumento da população Emissão de poluentes por unidade de atividade econômica

12 MEIO AMBIENTE Poluição Atmosférica
Efeito da poluição nas propriedades Os metais são corroídos e pinturas/revestimentos externos são danificados mais rapidamente em ambientes urbanos do que rurais. Danos aos monumentos históricos. A saúde dos seres humanos é a maior preocupação.

13 MEIO AMBIENTE Problemas atuais: CHUVA ÁCIDA
A chuva ácida danifica: Ecossistemas aquáticos Construção Pessoas Soluções para a redução de chuva ácida: Incentivar o transporte coletivo Utilizar o metrô em substituição dos ônibus (diesel) Subsidiar a utilização de combustíveis limpos

14 MEIO AMBIENTE Problemas atuais: A ÁGUA
Consumo doméstico de água: Banheira à 150 litros Chuveiro litros p/ minuto Lavagem de roupa à 100 litros Descarga de sanitário (cada) à 15 litros Molhar a grama litros p/ minuto ¼ da população mundial não tem água potável para beber. 1,4 bilhão de pessoas não são servidas por um tratamento de esgoto satisfatório. Mais de 80 países (mais de 40% da população mundial) sofre com falta d’água. 80% das doenças nos países em desenvolvimento são causadas por suprimento deficiente de água.

15 MEIO AMBIENTE Educação Ambiental
Entender a relação do homem com a natureza. Preparar os cidadãos para exigir seus direitos na sociedade. Estabelecer o comprometimento do grupo social com o meio ambiente, mediante ações permanentes e contínuas. Fornecer competências e habilidades para o manejo e o encaminhamento de soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente local.

16 MEIO AMBIENTE Lugar onde coabitam os animais e vegetais.
Local que os seres humanos desenvolvem suas atividades. Sistema de interação dos fatores de ordem física, biológica e sócio-econômica.

17 MEIO AMBIENTE Meio físico – ar, solo e água
Meio biótico – plantas, animais e o ser humano Meio antrópico – são as condições sociais

18 MEIO AMBIENTE RECURSOS NATURAIS
Renováveis – animais e vegetais Não-renováveis – fósseis e minerais Livres – ar, água e luz solar

19 MEIO AMBIENTE Desenvolvimento Sustentável
É o uso racional e eficaz dos recursos naturais. É o aproveitamento máximo cujo desperdício e impactos ambientais mínimos, visa atender as necessidades das gerações atuais e futuras.


Carregar ppt "Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google