A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04

2 TECNOLOGIAS DEPENDENTES Computador
É responsável pelo recebimento, manipulação e emissão de dados e símbolos (informação e comunicação). Suas principais características: Rapidez no processamento de dados Responsável pela solução de problemas Não funciona sem programas (softwares). Existem dois tipos de programas: De sistemas (Windows ou Linux) Gerencia o funcionamento básico do computador De aplicação (Office: Word, Power Point etc.) Permite a execução de tarefas específicas.

3 TECNOLOGIAS DEPENDENTES Computador
O computador poderá ser utilizado em três tipos de atividades: 1 – Administração (Secretaria e Gestão de Pessoas): Informações sobre os alunos na secretaria física e virtual. Notas, médias, boletins e faltas dos alunos (lançados pelos professores ou pela secretária da instituição). Cartões magnéticos de presença/freqüência tanto do corpo docente quanto do corpo discente. Acesso direto dos responsáveis pelo ensino disciplinar digitando a rotina diária do aluno, os recados dos professores e da direção para os pais. Toda a rotina do departamento de pessoal para imprimir e enviar a folha de pagamento para o banco competente já descontado as possíveis faltas e, também, impressão de contra-cheques. Cálculo de banco de horas dos professores e colaboradores.

4 TECNOLOGIAS DEPENDENTES Computador
O computador poderá ser utilizado em três tipos de atividades: 2 – Ensino (Informática, Sala de Multimídia e/ou TE): Instrutor – para ensinar um determinado conteúdo (professor virtual) Colega - nos jogos interativos Orientador – quando corrige e analisa os trabalhos dos alunos (via vídeo conferência) Meio de comunicação – através da utilização da intranet (rede interna) ou internet ( , messenger, chat, blog-aula, site da instituição ou do professor).

5 TECNOLOGIAS DEPENDENTES Computador
O computador poderá ser utilizado em três tipos de atividades: 3 – Pesquisa (Biblioteca): Catálogo ou banco de dados Trechos de livros. Artigos Hemerotecas/laudas (recortes de livros, jornais e revistas em formato de papel ou digitalizados com consultas de fácil acesso na biblioteca e na internet). Processador de texto, para digitar e imprimir o trabalho produzido durante a pesquisa na biblioteca, na sala de informática. Localização de temas e sinopse em vídeos, em CDs e DVDs no acervo da instituição. Pesquisa de softwares interativos. Consulta de livros emprestados que ainda não foram devolvidos e possíveis cálculos referente as multas por atraso.

6 TECNOLOGIAS DEPENDENTES Computador
A supervisão pedagógica e o professor devem observar a existência, a quantidade e a qualidade dos equipamentos disponíveis: Velocidade dos computadores Periféricos: impressora, scanner, fones de ouvido, caixas de som, webcam, máquina fotográfica digital, projetores e retroprojetores. HD (disco rígido) Placa de som Modem Memória RAM Linha telefônica (velocidade para linha discada ou banda larga) Leitor e gravador de CD/DVD Processador Porta paralela (entrada de impressora e scanner antigos) e USB Placa de rede Softwares instalados e compatíveis


Carregar ppt "TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google