A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA."— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA

2 O líder precisa de OBEDIÊNCIA, CONFIANÇA, RESPEITO E COOPERAÇÃO LEAL.
DEFINIÇÃO - Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição. - A Liderança exige do líder: 1) ATITUDE: predisposição para sacrifícios pessoais; 2) EXERCÍCIO: conhecimento da liderança de outros líderes; 3) EXERCÍCIO: conhecimento do comportamento do ser humano; 4) CONHECIMENTO: de liderança; 5) AÇÃO: obtenção de experiência através da ação. O líder precisa de OBEDIÊNCIA, CONFIANÇA, RESPEITO E COOPERAÇÃO LEAL.

3 TIPOS DE LÍDERES 1) Autoritário; 2) Indeciso; 3) Democrático;
4) Liberal; 5) Emergente; 6) Situacional ; O MAIS ADEQUADO É O SITUACIONAL: É aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação. Reação do grupo: Sente-se seguro, e motivado.

4 DIFERENÇA ENTRE CHEFE E LÍDER
CHEFE tem a visão de que: LÍDER tem a visão de que: Administra recursos humanos  x    Lidera pessoas Precisa ganhar sempre x  Precisa ganhar mais do que perder Tem todo o poder x    Tem competência Conflitos são aborrecimentos x  Conflitos são lições Crises são riscos      x  Crises são oportunidades

5 COMO IDENTIFICAR UM LÍDER ?
Pela forma de tratar as pessoas: O líder descolado sabe tirar vantagens das situações e, com suas emoções, consegue exteriorizar ações com mais eficiência, que são imediatamente percebidas por outras pessoas que se sentem bem com o relacionamento de parceria.  Saber escutar: Avaliar com precisão as emoções do grupo garante ao líder, o know-how de projetar um cenário benéfico ou maléfico para a empresa. Quando um grupo vai mal, existe com certeza algo que o influencia, podendo ser: pessoas, estrutura, notícia, etc. Por isso, é necessário resolver as pendências e conversar com humildade e verdade, assim é possível identificar o agente causador do problema.

6 COMO IDENTIFICAR UM LÍDER ?
Importância das tarefas: Fazer por fazer não agrega em nada para as pessoas, pois não as preenchem de auto-realização. Por isso é de grande valia informar ao colega que o seu trabalho é muito importante, por mais simples que seja. Conceder gratidão: A capacidade de humildade e simplicidade da liderança em agradecer com sinceridade eleva o potencial humano com que trabalhamos e incentiva as pessoas a melhorar mais e mais. Alguns trazem isto da educação familiar, outros aprendem no trabalho e outros com suas tentativas e acertos no dia a dia. Este potencializador aliado à persistência quebra o gelo das relações e traz a diferença ao ambiente de trabalho.

7 COMO IDENTIFICAR UM LÍDER ?
Motivação e redirecionamento da equipe: Parabenizar méritos e feitos individuais ou da equipe, impulsiona as pessoas em direção ao crescimento profissional. Os redirecionamentos, quando feitos de forma elegante e clara, sensibilizam os colaboradores a mudar, não entristecendo a pessoa e, consequentemente, o grupo permanece sólido e estável.

8 DICAS PARA SER UM BOM LÍDER :
1) O líder não teme competição e tem sempre os melhores interesses de sua empresa em mente: treina sempre assistentes capazes de algum dia assumir a liderança. 2) Você pode melhorar seus conhecimentos e técnicas de liderança de muitas maneiras: leia livros e freqüentes cursos, observe e frequentemente converse com líderes de sucesso ganhando experiência prática em liderança. 3) Regras e rotinas rígidas têm arruinado muitos líderes. Uma visão ampla do setor é essencial, as mudanças são inevitáveis para que haja um verdadeiro progresso.

9 DICAS PARA SER UM BOM LÍDER :
4) O interesse é tão vital quanto a inteligência e habilidade. Tente descobrir os interesses que movem seus comandados. Influencie aqueles com quem trabalha e procure descobrir o que eles querem e o que os agrada. 5) Ninguém pode seguir um líder que seja inconstante. A pessoa que é calorosa num momento e indiferente no momento seguinte, que é cordial um dia e desagradável o outro, que é adulador numa semana e assustador na outra, confunde seus comandos. A melhor maneira é ser moderado, estável nas atividades e comedido nas reações. Essa atitude atrairá os seguidores e harmonizará as relações humanas. 6) O verdadeiro líder admite seus erros e os corrige com humildade. Ele nunca se esquiva ou aponta outros pelas faltas. Muitos grandes líderes têm assumido a responsabilidade dos erros de seus subordinados.

10 DICAS PARA SER UM BOM LÍDER :
7) O supervisor que ignora seu superior e toma suas idéias diretamente do diretor usualmente, destrói seus próprios propósitos por tentar diminuir o prestígio e autoridade de seu superior. Fazendo sugestões ou dando ordens é sábio seguir a linha decrescente de autoridade e ascendente de autoridade responsável. Só a leitura destes conselhos não adiantará muito, o importante é estudá-los e colocá-los em prática.


Carregar ppt "LIDERANÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google