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A National Retail Federation acontece há 96 anos em Nova Iorque, sempre no mês de janeiro e é considerada o maior evento do varejo norte-americano, atraindo.

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2 A National Retail Federation acontece há 96 anos em Nova Iorque, sempre no mês de janeiro e é considerada o maior evento do varejo norte-americano, atraindo delegações de empreendedores, empresários e lojistas de todo o mundo.

3 Em 2007 a Anamaco participou da National Retail Federation com uma delegação de mais de 40 pessoas. A Anamaco participa todo ano da NRF, acompanhando as tendências do varejo norte-americano e trazendo-as para a realidade do varejo de material de construção do Brasil.

4 Uma das novidades deste ano foi o STUDiO, que ofereceu sessões educacionais sobre design e planejamento de lojas e apresentou estudos de casos de varejo por líderes das comunidades de varejo e de design. Design for the Senses – Design para os O tema do STUDiO deste ano foi Design for the Senses – Design para os Sentidos Sentidos – demonstrando como a implementação de designs interessantes visão, audição, tato, olfato e paladar e atraentes para os sentidos da visão, audição, tato, olfato e paladar de seus clientes pode resultar na criação de um ambiente que aumenta as vendas, a produtividade e a lucratividade.

5 Abaixo uma figura onde você fica perto do painel branco e as borboletas virtuais pousam em você. É o conceito da interação do virtual com o real, com o mundo físico.

6 Loja do Futuro

7 Na loja do futuro, você veste a roupa e é possível interagir com suas amigas na casa delas. Pelo computador elas conseguem ver a roupa que você está vestindo e todas as roupas disponíveis na loja e podem opinar e ajudar você a escolher outras peças. No próprio espelho da loja aparece o que elas digitam. Agora, as meninas não precisam mais ir comprar roupas com as amigas para que elas possam ajudar.

8 Talento humano como principal recurso de vendas Esta palestra em especial me chamou a atenção. Grande parte dos temas debatidos na NRF abordou a tecnologia de inovação em prol do cliente, mas nesta palestra, pela primeira vez, falou-se sobre Recursos Humanos. Tanto o Pat Conroy, Vice Chairman da Deloitte &Deloitte & ToucheTouche quanto Mark Giresi, VP da Limited Brands (Victoria's Secrets, Bath & Body Works, The Limited...) falaram sobre pessoas.

9 Uma pesquisa feita nos Estados Unidos durante a época do Natal mostrou que os clientes gostam e compram mais em lojas que possuem vendedores à disposição. O elemento humano ainda é fundamental para o desempenho de vendas. Por mais que toda essa tecnologia traga muitos benefícios comerciais, consumidores ainda gostam de ser atendidos por pessoas. Não podemos esquecer disso! Giresi começou sua palestra com um vídeo do desfile da Victorias Secret, conquistando a platéia presente.

10 Philip Schoonover Philip Schoonover da Circuit City, rede de eletrônicos americana, apresentou em sua palestra uma maneira revolucionária de efetuar a venda, amenizando a tensão e insegurança do consumidor e oferecendo à ele a opção mais adequada.Circuit City Através de um palm top o vendedor realiza determinadas perguntas para o cliente e o cruzamento de n informações chegará a uma recomendação. No entanto, as perguntas não são técnicas (por exemplo, se você quer uma TV de plasma ou LCD).

11 As informações que o vendedor coleta são, por exemplo: onde você vai colocar a sua TV, qual a distância que ela estará do sofá, quantas janelas e portas existem no ambiente etc... A partir dessa vasta, porém rápida coleta de informações, o vendedor recomenda a TV mais adequada para as necessidades desse consumidor. É a tecnologia melhorando a experiência de compra das pessoas

12 Se os vendedores não estão preparados para responder a essa questão, pois também não dominam essa quantidade de informações, é melhor deixar a tecnologia de gerenciamento de informação responder a essa pergunta.

13 Inovações que Transformam Inovações que Transformam Os consumidores estão mais informados que os vendedores! Já pensaram nisso? Inovações que Transformam Principalmente em relação à compra de eletroeletrônicos. A Internet disponibiliza tantas informações que, antes das pessoas efetuarem a compra, elas já sabem exatamente o que precisam. Realizei algumas compras simuladas de computador em algumas lojas dos grandes varejistas e o vendedor não conseguia me explicar nada, puxou um papel do bolso e começou a falar apenas de números,quantidade de memória, velocidade, capacidade de processamento, mas não conseguia ir além do papel que ele segurava na mão. E naquela situação era nítido o quanto o vendedor se sentia desconfortável e inseguro.

14 A A disponibilidade de uma grande quantidade de informações na Internet vem transformando a maneira como acontece a compra. No entanto, mesmo o consumidor conhecendo as características técnicas, ao entrar no PDV, ele se depara com tantas opções de compra que o levam para uma zona de tensão. O consumidor sabe o que ele precisa, mas não sabe o que ele quer. E agora, como saber qual dessas inúmeras opções é a melhor para mim?

15 Etiqueta do futuro Etiqueta do futuro A etiqueta é on line e você pode executar qualquer tipo de ação imediata. Além de ela poder ser utilizada como mídia, é possível fazer promoções instantâneas de acordo com o fluxo de pessoas na loja.

16 A última palestra do evento foi com Kay Krill presidente da Ann Taylor Stores e Marshal Cohen da NPD Group (empresa americana de pesquisas de vendas e marketing). Segundo Cohen, existem 3 tendências no varejo:Ann Taylor Stores NPD Group 1) Conveniência 2) Customização 3) Indulgência Conveniência + Customização + Indulgência Conveniência + Customização + Indulgência

17 Conveniência Com o ritmo frenético atual, as pessoas querem facilidades mais conveniência. Por isso o crescimento de compras on line. Nesse último Natal as compras on line em New York superaram as expectativas. Outro exemplo no mundo físico é o lançamento de geladeiras com TV embutida.

18 Customização Em um mundo massificado, com a proliferação dos produtos Made in China, o que significa que foi produzido em larga escala, as pessoas querem se sentir diferentes, únicas. De olho nessa tendência, a Nike lança o Nike ID que significa o máximo da customização de algum produto. Quer um tênis que combine com seu iPod? Você pode escolher!Nike ID Outro exemplo de personalização são produtos com edições limitadas! Despertar o sentimento que "você é uma das únicas pessoas que possui esse objeto" é um discurso extremamente relevante!

19 INDULGÊNCIA É cada vez mais latente o sentimento de "eu mereço". As pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto/serviço que ofereça algum tipo de recompensa emocional. Por exemplo: o crescimento de vendas do café gourmet. As pessoas pagam mais por esse produto. E até mesmo o crescimento do mercado do luxo, que aparece como uma forma de recompensa emocional por ter essa vida corrida. (Celular cravejado de diamantes da Vertu, preço: cerca de 20 mil dólares)Vertu

20 1 Se há alguns anos atrás só se falava em excelência de qualidade no atendimento ao cliente, hoje podemos perceber a preocupação em entender os consumidores e proporcionar a eles a melhor experiência. Na palestra Demand Better Insigths o tema abordado foi a gestão de informação dos clientes para a tomada de decisões. Um tema que não é muita novidade, mas que sabemos que é muito difícil de ser colocado em prática. Muitos varejistas aplicam novas tecnologias em suas lojas para captar informações do seu consumidor, porém passam pouco tempo tentando entendê-las. A compreensão dessas informações é fundamental para a gestão da loja.

21 Outro tema que anda em alta e que pode ser visto em diversas palestras é a preocupação com o Design. Todos devem se preocupar com o design de uma forma geral, simplesmente porque este tema INSPIRA O CONSUMIDOR, e é isso que ele espera da indústria ou do varejo! E aqui entra o exemplo da Apple, onde o design é parte do processo inicial e não a finalização ou simplesmente uma embalagem. O consumidor tem sede do novo como nunca visto antes! O impulso pelo NOVO é uma nova atitude das pessoas. Não se fala em outra coisa a não ser no lançamento do iPhone da Apple. Pode ter certeza que haverá uma fila quilométrica para comprar o produto no dia do lançamento.Apple

22 Claro que o segmento de tecnologia (eletroeletrônico), com seus constantes lançamentos, ajudou a consolidar os conceitos de novo e ultrapassado. A busca pela novidade permeia todos os mercados. Vejam o mercado de água engarrafada. É um mercado explorado há muito tempo, é commodity, existem inúmeros players e eles continuam se reinventando para despertar os impulsos e a curiosidade do consumidor.

23 Parecem vidros de perfume, mas é água mesmo! Incrível como eles conseguem proporcionar uma experiência fantástica e, assim, despertar o interesse das pessoas.

24 Bom, mas se as pessoas estão atrás de novidades e consomem constantemente ítens que já possuem, o que fazer com as coisas antigas??? Muita gente não sabe o que fazer com tanta coisa velha e sem uso em casa, mas isso não é um problemas para os ingleses. A Any Junk vai até as casas e retiram a bagunça acumulada e os ajudam a se organizar.Any Junk É o consumo descartável. Hoje você compra o novo, amanhã ele já está velho e você joga fora e compra o outro! É O NOVO NOVAMENTE !

25 Steve Ballmer - presidente da Microsoft. Falou sobre o "Panorama de Inovação no Varejo". A palestra dele foi interessante sim, mas quem esperava por alguma novidade se frustrou, pois não houve nenhuma revelação ou grandes previsões.Steve BallmerMicrosoft Steve abordou a questão de que os consumidores estão no centro de tudo. Hoje, os consumidores estão ultra-informados, têm poder, suas decisões são inteligentes e, mais do que nunca, eles avaliam a melhor alternativa antes de comprar. Isso tudo é decorrente da tecnologia, que vem mudando e vai mudar ainda mais a maneira como as pessoas pensam e se comportam.

26 Hoje em dias as crianças de 8 anos estão crescendo cercados de ícones onde você pode clicar para realizar uma determinada ação. E é tudo muito fácil e rápido

27 Para encerrar, recorro a um case clássico que, vale cada comentário: a Apple Para encerrar, recorro a um case clássico que, vale cada comentário: a Apple Nos últimos anos, a marca conseguiu compreender a alma dos consumidores e hoje consegue lançar produtos de sucesso, carregados de inovação. Entrar em uma loja Apple significa estar em contato com o que existe de mais novo em tecnologia e design. A experiência de compra é algo marcante, o ambiente é feito para o consumidor interagir com os produtos e, com as outras pessoas. O vendedor é altamente preparado. Com este ciclo completo, dá para entender porque a loja tem clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

28 Resumindo... 1. Conhecer o consumidor é fundamental 2. Buscar diferenciação e inovação é a regra do jogo 3. A tecnologia está aí para ser usada como instrumento de aproximação entre marca e consumidor 4. A experiência de compra deve ser inesquecível

29 Cláudio Elias Conz presidencia@anamaco.com.br (11) 3151-5822


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