A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Higienização das mãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Higienização das mãos."— Transcrição da apresentação:

1 Higienização das mãos

2 Você sabe a importância de lavar suas mãos?
A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa. Lavar as mãos corretamente, além de prevenir uma série de doenças transmissíveis é considerado o princípio básico da higiene pessoal.

3 Quando devemos lavar as mãos?
Ao chegar na escola Após tocar seus cabelos, rosto ou roupas Após mexer com lixo Antes e após utilizar o banheiro Após coçar ou assoar nariz, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro. Antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar.

4 Por que as pessoas não lavam as mãos?*
Alguns motivos apresentados para não lavarem a mão na frequência desejada:  muito ocupado  as mãos se ressecam  as mãos não parecem sujas  as pias não estão proxímas  falta papel toalha  leva muito tempo PITTET, 2000*

5 COMO LAVAR AS MÃOS 1. Retirar anéis, pulseiras e relógio.
2.  Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia. 3. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico. 4. Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos.

6 4.  Ensaboar as mãos friccionando-as.
5.  Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar, extremidades dos dedos e punhos (5 movimentos em cada região). 7.  Enxaguar as mãos e punhos em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão. 8.  Enxugar as mãos com papel toalha. 9.  Fechar a torneira utilizando o papel toalha.

7

8

9 FRICÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS (COM PREPARAÇÕES ALCOÓLICAS)
Preparação alcoólica para as mãos: Preparação contendo álcool, preferencialmente a 70%, sob a forma gel ou solução, com emolientes, destinada à aplicação nas mãos para reduzir o número de microrganismos viáveis. Finalidade Reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades). A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Duração do Procedimento: 20 a 30 segundos.

10 Processo de diluição de soluções de álcool:
Se o álcool adquirido tiver concentração igual a 96%, o cálculo para diluição deverá ser feito da seguinte forma: (concen. desejada %) X (vol. desejado ml) = volume de solução pura ml concen. álcool na solução pura % Exemplo: Concentração desejada = 70% Volume desejado = 1litros (1000 ml) Concentração de álcool na solução pura = 96% 70% X 1000 ml = 729,16 96% Assim: O volume de álcool puro a ser utilizado será de 729,16 ml, completando-se o volume com água destilada até atingir 1000 ml, isto é, acrescentar 270,83 ml de água.

11 IMPORTANTE • Para evitar ressecamento e dermatites, não higienize as mãos com água e sabão imediatamente antes ou depois de usar uma preparação alcoólica. • Depois de higienizar as mãos com preparação alcoólica, deixe que elas sequem completamente (sem utilização de papel-toalha).

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS As legislações citadas nesta publicação podem ser encontradas no endereço eletrônico: A bibliografia e a versão digital deste material encontram-se disponíveis no site da Anvisa ( / Áreas de Atuação / Serviços de Saúde / Publicações / Higienização das mãos em serviços de saúde.

13 Comitê de Prevenção da Gripe Influenza A (H1N1)
MUITO OBRIGADO E BOA SAÚDE Comitê de Prevenção da Gripe Influenza A (H1N1) Ana Elisa Artico - André Müller - Elaine Piccino - Joyce Bartelega - Ívia Previtali - Regina Helena R. Pinto –


Carregar ppt "Higienização das mãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google