A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação

2 Como as pessoas aprendem?

3 Howard Gardner, americano, desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas estabelecendo uma uma mediação entre os aspectos biológicos, psicológicos e culturais.

4 Gardner afirma que a INTELIGÊNCIA não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências intelectuais – as inteligências. Cada competência é relativamente independente das outras. As competências não desenvolvidas ficam inerte ou cristalizadas. Gardner também realiza uma síntese entre os estudos localizadores e os holísticos.

5 Lingüística Musical Interpessoal Lógico-matemática Intrapessoal Corporal-Cinestésica Espacial Espiritual Naturalista

6 Inteligência Lingüística  Vinícius de Moraes Inteligência Lógico- Matemática Inteligência Musical Einstein Mozart

7 Inteligência Espacial 
Picasso Inteligência Corporal-Cinestética Baryshnikov Inteligência Intra-pessoal  Freud

8 Inteligência Inter-pessoal 
Gandhi  Inteligência Espiritual Madre Theresa de Calcutá Inteligência Naturalística  José Lutzenberger

9 Inteligência Lingüística
Normalmente encontrada em  Escritores, poetas, redatores de textos para jornais, roteiristas, oradores, líderes políticos, editores, publicitários, jornalistas e redatores de discursos. Exemplo de pessoa famosa  Winston Churchill, jornalista britânico, tornou-se orador, líder político e escritor.

10 Características prováveis
Sensível a regras Organizado Sistemático Gosta de ler Gosta de ouvir Gosta de escrever  Gosta de jogos de palavras Tem boa memória para trivialidades Pode ser bom orador público e debatedor, embora alguns possam preferir a escrita ou comunicação oral. Como usar essa força para a aprendizagem Contar histórias  Jogar jogos de memória com nomes, locais Discutir  Ler histórias, piadas Escrever histórias Fazer malabarismo com vocabulário Entrevistar Fazer quebra-cabeças, jogos de soletração Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos Produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola Utilizar processador de texto como introdução a computadores.

11 Inteligência Lógica Matemática
Normalmente encontrada em  matemáticos, cientistas, engenheiros, rastreadores de animais, investigadores de polícia, advogados e contadores. Exemplo de pessoa famosa  Marian Diamond, professora de Neuroanatomia na University of California em Berkeley.

12 Características prováveis
Gosta de raciocínio abstrato  Aprecia cálculos Gosta de ser organizado  Utiliza estrutura lógica Gosta de ser preciso  Aprecia computadores Aprecia resolução de problemas e experimentação de maneira lógica  Prefere anotações de forma ordenada Como usar essa força para a aprendizagem: Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos Incentivar a interpretação de dados  Estimular as próprias potencialidades  Utilizar experimentos práticos e previsões  Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares  Ter um lugar para tudo  Possibilitar a realização das coisas passo a passo  Usar raciocínio dedutivo  Empregar computadores na resolução de tarefas

13 Exemplo de pessoa famosa  Pablo Picasso - Pintor
Inteligência Visual e Espacial Normalmente encontrada em  arquitetos, pintores, escultores, navegadores, jogadores de xadrez, naturalistas, físicos teóricos, estrategistas de campo de batalha. Exemplo de pessoa famosa  Pablo Picasso - Pintor

14 Como usar essa força para a aprendizagem:
Características prováveis Pensa em figuras  cria imagens mentais utiliza metáforas gosta de arte: desenho, pintura e escultura lembra-se com figuras Lê com facilidade mapas, gráficos e diagramas tem bom senso de cores  utiliza todos os sentidos para formar imagens. Como usar essa força para a aprendizagem: Utilizar figuras para aprender  criar rabiscos, símbolos desenhar diagramas, mapas  integrar arte com outros assuntos  usar Mapeamento Mental  fazer atividades visuais assistir a vídeos ou criar seus próprios  utilizar estímulos periféricos nas paredes  utilizar mímica mudar de lugar na sala a fim de obter perspectivas diferentes utilizar fluxogramas, cartogramas, gráficos  salientar com cor utilizar gráficos informatizados.

15 Exemplo de pessoa famosa  Mozart
Inteligência Musical Normalmente encontrada em  Artistas, compositores, maestros, concertistas, engenheiros de gravação, fabricantes de instrumentos musicais, afinadores de piano, culturas sem um linguagem escrita tradicional. Exemplo de pessoa famosa  Mozart

16 Características prováveis
Sensível à entonação, ao ritmo, ao timbre Sensível ao poder emocional da música sensível à organização complexa da música Pode ser profundamente espiritual Como usar essa força para a aprendizagem: Tocar um instrumento musical  trabalhar com música aprender através de canções, de poemas com rima completa, jogral usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem ligar-se a um coral ou a um grupo musical escrever música integrar música com assuntos de outras áreas Mudar de humor com música usar música para relaxar fazer imagens/figuras com música compor música no computador

17 Exemplo de pessoa famosa  Daiane dos Santos, ginasta
Inteligência Corporal Cinestética Normalmente encontrada em  Bailarinos, atores, atletas e realizadores esportistas, inventores, mímicos, cirurgiões, professores de caratê, pilotos de corrida, trabalhadores externos e os mecanismos talentosos Exemplo de pessoa famosa  Daiane dos Santos, ginasta

18 Características prováveis
Controle excepcional do próprio corpo e de objetos, com boa sincronização e reflexos (mente mecânica ) Aprende melhor se movimentando e participando da aprendizagem  gosta de se envolver com esportes e com artes manuais gosta de tocar, de representar e utilizar métodos manipulativos lembra do que foi feito e não do que foi dito ou observado muito responsivo ao ambiente físico brinca com os objetos enquanto escuta tudo  fica irrequieto e aborrecido se houver pouco intervalos Como usar essa força para a aprendizagem: integrar o movimento em todas as áreas do currículo usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender  fazer mudanças na sala e intervalos freqüentes relacionar movimentos aos conteúdos de estudo empregar modelos, máquinas, artesanato usar o corpo para se concentrar e relaxar fazer viagens utilizar drama, papéis dramáticos

19 Inteligência Interpessoal ou “Social”
Normalmente encontrada em  Políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas e “pessoas comuns”. Exemplo de pessoa famosa  Oprah Winfrey, apresentadora de programa de entrevistas

20 Características prováveis
Trata bem dos negócios  Relaciona-se e associa-se bem consegue “ler”as intenções de terceiros e situações sociais  aprecia estar com pessoas, tem muitos amigos e gosta de mediar disputas  comunica-se bem; as vezes, manipula  gosta de cooperar Como usar essa força para a aprendizagem: Desenvolver a cooperação tutelar ou orientar os outros fazer diversos intervalos para socializar trabalhar em equipes integrar a socialização em todas as partes do currículo e praticar a “conversa social” usar causa e efeito ter festas e celebrações de aprendizagem Fazer o aprendizado mais divertido utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas”em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros

21 Inteligência Intrapessoal ou intuitiva
Normalmente encontrada em  Romancistas, conselheiros, anciões, sábios, filósofos, gurus, pessoas com um profundo senso do eu, místicos. Exemplo de pessoa famosa  Platão, Filósofo.

22 Características prováveis
Autoconhecimento sensibilidade aos valores próprios de cada um sensibilidade aos objetivos de vida de cada um  tem um senso bastante desenvolvido do eu habilidade intuitiva automotivado profundamente consciente das próprias potencialidades e fraquezas pessoa reservada deseja se diferenciar dos demais. A capacidade central de inteligência “intrapessoal”é a habilidade de acessar o próprio eu interior. Alguns sentem intuição como uma habilidade aparentemente inata de saber sobre os outros ou eventos.

23 Como usar essa força para a aprendizagem:
Ter conversas pessoais de “coração para coração” usar atividades de crescimento pessoal para romper bloqueios à aprendizagem investigar atividades reservar tempo para reflexão interior: “pense e ouça”  fazer estudo independente  ouvir sua intuição discutir, refletir ou escrever o que vivenciou e como se sentiu  permitir a individuação  fazer diários de história pessoal assumir o controle da própria aprendizagem Ensinar afirmações pessoais  ensinar questionando

24 Inteligência Naturalística
Normalmente encontrada em  biólogos, paisagistas, ecologistas, pessoas que adoram estar em contato com a fauna e flora. Exemplo de pessoa famosa  José Lutzemberger, ecologista.

25 Características prováveis
Trata bem da natureza  pratica esportes ao ar livre Gosta de acampar aprecia os animais e plantas e o meio ambiente  Estuda os ecossistemas Como usar essa força para a aprendizagem: Viajar para conhecer os diferentes ecossistemas plantar, colher e produzir alimentos cuidar de animais garimpar e consumir produtos ecológicos ou orgânicos  Pesquisar e preparar receitas naturalistas

26 Inteligência Espiritual
Normalmente encontrada em  místicos, sacerdotes, religiosos, pessoas que se dedicam ao transcendental Exemplo de pessoa famosa  Dalai Lama Madre Teresa de Calcutá, Mãe Menininha do Gantuá,...

27 Características prováveis
Pessoa com facilidade para concentrar-se  Tende à reflexão e ao estudo Gosta de dedicar seu tempo a causas justas Possui diálogo interior, ouve as pessoas  Tem fé no transcendental e age com generosidade e solidariedade Como usar essa força para a aprendizagem: Colaborar com ONGs  Participar de retiros religiosos organizar campanhas solidárias aprender a ver o ponto de vista do outro.  Pesquisar e respeitar as diferentes religiões

28 Determinando seu estilo de aprendizagem
Seu estilo de aprendizagem é uma combinação de três fatores: Como você capta as informações  aprendiz visual, auditivo, cinestético ou tátil. Como você organiza e processa as informações quer seja ou não com dominância cerebral do hemisfério esquerdo ou direito, analítico ou global. Condições para a compreender e a armazenar as informações que está aprendendo  emocional, social, física e ambiental

29 A captação de informações
Apenas 30% dos alunos se lembram do que ouviram durante um período normal de aula. Quarenta por cento retêm melhor aquilo que lêem ou vêem . Esses aprendizes visuais são de dois tipos: alguns processam informações em forma de palavras, enquanto outros retêm o que vêem em forma de um diagrama ou de uma imagem. Quinze por cento aprendem melhor de forma tátil. Precisam manusear materiais, escrever , desenhar e se envolver em experiências concretas. Outros 15% são cinestéticos. Aprendem melhor fazendo fisicamente - participando em experiências reais que, em geral, têm aplicação direta para suas vidas.

30 Como diferenciar estilos de aprendizagem
através dos olhos Aluno quieto, cujos olhos se voltam para cima ou para a frente quando acessa informações e que se mostra um orador rápido. aprendiz visual Aluno que olha de lado a lado quando acessa informações e que fala com voz ritmada. aprendiz auditivo Aluno que se move muito, olha para a direita e para baixo ao acessar informações, e que se mostra um orador lento. aprendiz cinestético

31 Visuais, auditivos ou cinestésicos:
os estilos de aprendizagem dos alunos (Dunn) A maioria dos aprendizes visuais tendem a ser organizados, limpos e bem vestidos. Um aprendiz visual ele tenderá a desenhar um mapa, se alguém lhe pedir instruções. Se estiver começando a compreender um assunto difícil, ele dirá: “Entendo o que você quer dizer”. Em um restaurante, e ele terá que olhar o menu “com seus próprios olhos”

32 Um aprendiz auditivo, normalmente, não se satisfaz apenas com a leitura de um livro, ele terá de solicitar informações. Em uma viagem, imediatamente, entabulará uma conversa com seu vizinho do lado. E quando compreender a informação nova, dirá algo como: “ouço o que está dizendo”. Um aprendiz cinestésico sempre desejará estar em movimento. Se tropeçar acidentalmente em você, dar-lhe-á um abraço tranqüilizador. Quando compreende um novo princípio diz: “ele soa correto”.

33 Quatro tipos de estilos de pensamento: organização e processamento da informação (Gregorc)
Domínio do cérebro esquerdo assimila-se a informação de maneira lógica. Absorvem-na melhor em uma seqüência lógica e linear. Seqüencial concreto - baseia-se na realidade e processa informações de maneira ordenada, seqüencial e linear. Seqüencial abstrato - adora o mundo da teoria. Gosta de pensar em conceitos abstratos e analisar informações. Domínio do hemisfério direito prefere absorver uma imagem global que envolve visualização, imaginação, música, arte e intuição. Aleatório concreto - é o experimentador. O que tem necessidade de encontrar alternativas e de fazer as coisas à sua própria maneira. Aleatório abstrato - organiza informações através de reflexão em ambientes desestruturados, orientados para pessoas. “O mundo ‘real’ para aprendizes aleatórios abstratos é o mundo dos sentimentos e emoções.

34 Para testar seu próprio estilo de raciocínio leia cada conjunto de palavras e marque as duas que o descrevem melhor 6. A) compartilhador B) harmonioso ou ordenado C) sensível D) independente 7. A) competitivo B) perfeccionista C) cooperativo D) lógico 8. A) intelectual B) sensível C) esforçado D) ousado 9. A) leitor B) pessoa comum C) solucionador de problemas D) planejador 10. A) mnemônico B) associativo C) minucioso D) original 1. A) imaginativo B) investigativo C) realístico D) analítico 2. A) organizado B) adaptável C) crítico D) inquisitivo 3. A) analisador B) convergente C) criador D) relacionador 4. A) pessoal B) prático C) acadêmico D) aventureiro 5. A) exato B) flexível C) sistemático D) inventivo 11. A) alterador (modificador) B) crítico C) espontâneo D) autoritário 12. A) comunicativo B) descobridor C) cauteloso D) racional 13. A) desafiador B) prático C) cuidadoso D) examinador 14. A) finalizador B) otimista C) criativo D) interpretador 15. A) realizador B) emotivo C) pensador D)experimentador

35 Após concluir o teste: _____________ Total :_____________
Nas colunas abaixo, faça um círculo em torno das letras das palavras que escolher para cada número. Acrescente seus totais para as colunas I, II, III e IV. Multiplique o total de cada coluna por quatro. O quadradinho com o maior número descreve como você processa as informações com mais freqüência. I II III IV 1. c d a b 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. I X 4 =  Seqüencial Concreto (SC) II X 4 =  Seqüencial Abstrato (AS) III X 4 =  Aleatório Abstrato (AA) IV X4 =  Aleatório Concreto (AC) _____________ Total :_____________

36 As condições que influenciam a aprendizagem
ambiente físico - mais ou menos estruturado (som, luz, temperatura, postura corpórea ). necessidades emocionais - papel vital na aprendizagem (como se sente). necessidades sociais - aprender por si mesmas, com um parceiro, em equipes, com um adulto presente ou só gostam de trabalhar com adultos. necessidades biológicas - relógio biológico, fome, cansaço.

37 A expressão da aprendizagem
O fato de termos uma inteligência que se destaca das demais e o mesmo o modo como as nossas inteligências se inter-relacionam acabam por indicar um estilo de vida e um estilo de trabalho distintos. Todos somos potencialmente talentosos, mas de maneiras diferentes. Toda pessoa tem seu estilo de aprendizagem,de trabalho e temperamento preferidos. Carl Jung, em 1921, delineou como as pessoas percebem as coisas de forma diferente:

38 Os pensadores extrovertidos
Os emotivos são profundamente interessados em outras pessoas. Os sensoriais são os que adoram esportes, que o buscam prazer. Os intuitivos são promotores de novas causas, têm visões de novos mundos para conquistar ou construir. Os pensadores introvertidos Os emotivos são aqueles que agonizam em relação aos problemas do mundo, porém os internalizam e os assumem como fardos. Os sensoriais são os que acham o mundo exterior desinteressante e insatisfatório e se voltam para si mesmos em busca de realização. Os intuitivos são os visionários e os sonhadores acordados que formulam idéias a partir de seus próprios recursos ocultos.

39 Para assumir o controle de sua vida, todas as pessoas possuem ainda estilos de gestão. A mente executa suas atividades como um governo. função legislativa tem muito a ver com a criação, o funcionamento, a imaginação e o planejamento; função executiva interessa-se pela implementação e pela ação. função judiciária relaciona-se com o julgamento, a avaliação e a comparação. A autogestão mental envolve todas as três funções; entretanto, cada pessoa terá uma forma dominante. (Sternberg)


Carregar ppt "O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google