A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O punho Cinesiologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O punho Cinesiologia."— Transcrição da apresentação:

1 O punho Cinesiologia

2 Significado O punho, articulação distal do membro superior, permite que a mão-segmento efetor- apresente-se em uma posição ótima para preensão. O complexo articular do punho comporta duas articulações - a mediocarpiana - a radiocarpiana

3 Definição dos movimentos de punho
Antero- posterior Adução Abdução

4 Amplitude dos movimentos de punho
Movimento de abdução e adução. A amplitude de abdução ou inclinação radial não ultrapassa 15 graus A amplitude de adução ou inclinação ulnar é de 45 graus Movimentos de flexão e extensão A amplitude de flexão e a de extensão é de 85 graus e ambas não chegam atingir 90.

5 O movimento de circundação
Define-se o movimento de circundação como a combinação dos movimentos de flexão e extensão com os movimentos de abdução e adução. Portanto trata-se de um movimento que se efetua simultaneamente em relação aos dois eixos da articulação do punho.

6 O complexo articular do punho
O complexo articular do punho inclui duas articulações. A articulação radio-carpiana entre a extremidade inferior do rádio e os ossos da fileira superior do carpo. A articulação médio-carpiana entre a fileira superior e a fileira inferior do carpo.

7 Os ligamentos da articulação rádio-carpiana
Ligamentos laterais laterais internos -laterais externos Ligamentos anterior e posterior

8 Considerando-se, em primeira instância, que o carpo forme um bloco único, o que está longe de ser verdade, como veremos , a atividade dos ligamentos da articulação radiocarpiana se decompõe da seguinte forma. Nos movimentos de adução e abdução são os ligamentos laterais que trabalham. Nos movimentos de flexão e extensão são os ligamentos AeP que trabalham.

9 Os músculos motores do punho
Os ligamentos do punho tem função de dar estabilidade ao carpo no plano frontal e sagital. Os músculos motores do punho

10 Numa vista anterior do punho:
--palmar maior --palmar menor --ulnar anterior Numa vista posterior de punho --ulnar posterior --dois radiais Numa vista da borda interna do punho

11 Numa vista da borda externa do punho
--primeiro e segundo radiais(tendões) --o abdutor longo do polegar --extensor curto do polegar o extensor longo do polegar.


Carregar ppt "O punho Cinesiologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google