A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A contribuição do RI na comunicação corporativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A contribuição do RI na comunicação corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 A contribuição do RI na comunicação corporativa

2 Empresa Mercado

3 QUALIDADE E VALOR DA COMPANHIA
MARCA ADMIRADA

4 QUALIDADE E VALOR DA COMPANHIA
Gestão pela qualidade – foco na satisfação dos mercados Para o mercado consumidor - qualidade do produto Para mercado de trabalho - potencial de desenvolvimento de pessoas A qualidade do relacionamento com a sociedade envolve a imagem empresarial. Para o mercado financeiro, a qualidade está nos resultados financeiros e em como eles são divulgados

5 NA DECISÃO DE INVESTIMENTO
FATORES AVALIADOS NA DECISÃO DE INVESTIMENTO FINANCEIROS Valor Total de Mercado EBITDA Crescimento de Vendas Estimativas de Lucros Política de Dividendos P/L P/VP NÃO-FINANCEIROS Gestão Produtos e Serviços Satisfação do Consumidor Posição de Mercado Comunicação com Investidores (disclosure) Desenvolvimento de produtos 60% 40% Fonte : Association for Investment Management and Research

6 COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Financeiro Comercial Institucional

7 A Mensagem da Companhia deve ser consistente para todos os públicos

8 AUDIÊNCIAS DAS COMPANHIAS
PÚBLICO INTERNO PÚBLICO EXTERNO Acionistas Colaboradores

9 PÚBLICO EXTERNO Acionistas Acionistas potenciais Formadores de opinião
Instituições Financeiras Comunidade Agências de rating Associações de classe Clientes e fornecedores

10 DESTRUIÇÃO DE VALOR

11 Deságio no preço dos ativos
Desconfiança Deságio no preço dos ativos Maior custo do crédito Maior custo de capital Deterioração do valor da empresa

12 CASES

13 TRANSPARÊNCIA Qualidade daquele que se deixa
atravessar pela luz, permitindo a visão dos objetos. Característica do que é evidente e claro, daquele que permite distinguir os objetos através de sua espessura.

14 Não existe mais ou menos transparência
Não existe mais ou menos transparência. Ou uma empresa é transparente ou não é. Transparência é um caminho sem volta. Se um dado é considerado estratégico, deve ser estratégico para todos os públicos e não apenas para analistas ou jornalistas. Bom senso – foco em simplicidade e objetividade Vazamento de informações e “operação” por meio da imprensa prejudicam o papel e a imagem da companhia. No curto prazo, resultado é volatilidade. No longo prazo, vem o descrédito. Mercado carimba as ações de empresas “mais ou menos” transparentes. Porta-voz treinado

15 SINTONIA COM EQUIPE DE RI
TERMÔMETRO

16 Fatos corriqueiros não podem ser tema de crises
Balanço – Demonstrações financeiras Captação de recursos Recompra de ações Fatos extraordinários tratados como tal Fusão e aquisição Mudança de controle Fechamento de capital Mudança de CEO ou CFO


Carregar ppt "A contribuição do RI na comunicação corporativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google