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Pesquisas do Mercado Turístico do Recife

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Apresentação em tema: "Pesquisas do Mercado Turístico do Recife"— Transcrição da apresentação:

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2 Pesquisas do Mercado Turístico do Recife

3 Conceito Pesquisa de Marketing vs. Estatística Inovação
Subsídio para o planejamento e a gestão; Reposicionamento da imagem do destino. Inovação Análises segmentadas com questionários específicos; Perguntas de percepção; Associação espontânea. Rigor técnico-científico 97% de confiabilidade; Erro amostral de 3%.

4 (Portugal, Itália, Espanha e Argentina) Salvador, Natal, Fortaleza
Pesquisas 2007 Pesquisa Público alvo Período Amostragem total Tipo Região 4 temporadas Turistas Recife Jan/mai/jul/out 2890 Carnaval Fevereiro 700 Pólos emissores Operadoras e agências Brasil e exterior (Portugal, Itália, Espanha e Argentina) Abril-maio 150 Capitais do NE Turistas em hotéis Salvador, Natal, Fortaleza Julho 900

5 Pesquisas 2007 Pesquisa Público alvo Período Amostragem total Tipo
Região Pólo médico Médicos e administrado-res de hospitais e clínicas Recife e principais cidades de Estados circunvizinhos mar-jun 5 representantes de entidades médicas de PE (Sindihosp, Cremepe, Simepe, etc) 120 médicos no Recife e Estados vizinhos Diretores RHP, Santa Joana/MSJ e Hope/Esperança 5

6 Pesquisas 2008 Pesquisa Público alvo Período Amostragem total Tipo
Região Alta temporada Turistas Recife Janeiro 700 Carnaval Fevereiro

7 4 temporadas 2007 Associação espontânea:
Quando você pensa no Recife o que vem à sua mente? Postura estratégica: A cultura do Recife é um diferencial único. É a marca para o posicionamento do destino.

8 4 temporadas 2007 O que você conhece sobre a história e cultura do Recife? Postura estratégica: Carnaval do Recife é um diferencial único; Marca para o posicionamento do destino.

9 4 temporadas 2007 O que você conhece sobre a história e cultura do Recife?

10 4 temporadas 2007 Associação espontânea:
Quais os aspectos positivos que mais o marcaram durante sua estadia no Recife?

11 4 temporadas 2007 Melhores avaliações entre os serviços turísticos:
Meios de hospedagem (média anual: 63% muito bom e 37% bom) Restaurantes (média anual: 63% muito bom e 36% bom)

12 4 temporadas 2007 Principais críticas: Segurança; Limpeza pública;
Divulgação.

13 Análise segmentada – Lazer/passeio - 2007
Gasto médio individual diário sem hospedagem R$114,60 (m/a); Gasto médio estimado incluindo hospedagem R$164 (m/a); Somente 19% (m/a) usam agência para organizar a viagem; 54% (m/a) tomaram conhecimento através de amigos e parentes.

14 Análise segmentada – Executivo - 2007
Gasto médio individual diário sem hospedagem R$134(m/a); Gasto médio estimado incluindo hospedagem R$234 (m/a); 55,5% se hospedam em hotéis; 57% ficam até três dias.

15 Análise segmentada – Religioso – Jan2007
Gasto médio individual diário sem hospedagem R$52; Praticamente não usa meios de hospedagem.

16 Análise segmentada – Cultura – Jan2007
Gasto médio individual diário sem hospedagem R$98 (média geral); Estrangeiro R$450. Maior reconhecimento no Nordeste.

17 Análise segmentada – Regional - 2007
Nordeste – mais reconhece o Recife como centro cultural e de negócios Promoções e divulgações dirigidas (Recife é Aqui + Recife Te Quer – TV). Centro-Oeste – O Recife é muito pouco conhecido Primeiras ações promocionais (Recife é Aqui). Sudeste – principal emissor (SP) Recife é Aqui . Obs.: Campanha nacional do Recife Te Quer nos vôos da TAM e em revistas, além de uma mídia espontânea pela imprensa nacional

18 Pesquisa: Operadores e Agências nos Pólos Emissores
Maio e Junho 2007

19 Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007
Como o Recife é vendido? Destino único; Parte de pacote.

20 Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007
Quais os argumentos que usa para vender Recife? Praia; Porto de Galinhas; Olinda.

21 Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007
Quais os argumentos que usa para vender o Recife? Nordeste Espetáculos culturais; Cultura permanente.

22 Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007
As operadoras e agências pediram mais informações e divulgação para vender melhor o destino O tubarão é citado por apenas 1% como problema

23 Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007
52% das operadoras concordaram plenamente que o Recife é o principal pólo de shows e eventos do Nordeste; 44% das operadoras concordaram plenamente que o Recife é o principal pólo de cultura do Nordeste.

24 Fortaleza, Salvador e Natal
Pesquisa: Turistas de Lazer Hospedados em Hotéis Fortaleza, Salvador e Natal Julho 2007

25 Pesquisa: Outras capitais Fortaleza, Salvador e Natal
Por que não analisaram Recife? Já conhecia; Imagem de insegurança; Pouca informação.

26 Pesquisa: Outras capitais Fortaleza, Salvador e Natal
82% não analisaram outros destinos; Dos 18% que analisaram outros destinos, Recife foi o mais citado, com 21% .

27 Pólo Médico e Turismo de Saúde
Pesquisa: Pólo Médico e Turismo de Saúde Março a Junho 2007

28 Pesquisas 2007 Pesquisa Público alvo Período Amostragem total Tipo
Região Pólo médico Médicos e administrado-res de hospitais e clínicas Recife e principais cidades de Estados circunvizinhos mar-jun 5 representantes de entidades médicas de PE (Sindihosp, Cremepe, Simepe, etc) 120 médicos no Recife e Estados vizinhos Diretores RHP, Santa Joana/MSJ e Hope/Esperança (70%) 28

29 Pesquisa: pólo médico e turismo de saúde - Março a Junho 2007
Outras capitais se estruturaram nos últimos 5 anos Principais emissores são interior de PE e Paraíba RHP - 87% PE, 10% estados vizinhos (PB); Pesquisa turistas - 60% PE, 30% estados vizinhos. Perfil socioeconômico gasto médio individual diário sem hospedagem R$71 (jan07); Hospeda-se na casa de amigos e parentes (78%).

30 Pesquisa: pólo médico e turismo de saúde - Março a Junho 2007
Real Hospital Português Em vias de certificação do sistema internacional de hospitais no circuito de Turismo de Saúde. Hotel integrado: 1.624 diárias de internamento (2006)

31 Pesquisa: pólo médico e turismo de saúde - Março a Junho 2007
Turismo de saúde internacional Cirurgia plástica: Boa imagem internacional; Grande potencial. Números insignificantes ainda; Divulgação não sistematizada.

32 Comparativo entre as pesquisas realizadas com os turistas no Recife
Jan2007 | Jan2008

33 Turista Geral no Recife - 2007|2008
Mais turistas vieram com agência 19% < 30% Aumento de 57% em relação ao ano anterior

34 Turista Lazer Recife Jan07|Jan08
Perfil socioeconômico subiu Gasto médio individual diário sem hospedagem R$ 144 < R$150 Aumento de 4% em relação ao ano anterior

35 Turista Lazer Recife Jan07| Jan08
Perfil Socioeconômico subiu Hotéis, pousadas e flats 61,5% < 67,3% Aumento de 9,4% em relação ao ano anterior

36 Turista Lazer Recife Jan07 | Jan08
Perfil Socioeconômico subiu Freqüência diária de restaurantes 23% < 50% Aumento de 21,7% em relação ao ano anterior

37 Turista Geral Recife Jan08
30% viram alguma Propaganda/ Mídia Espontânea 68% sobre carnaval. 29% sobre a cidade.

38 Comparativo entre as pesquisas realizadas com os turistas sobre o Carnaval do Recife
Jan2007 | Jan2008

39 Carnaval 2007|2008 Turistas brasileiros 23,5% < 30,3%
(exceto Nordeste) 23,5% < 30,3% Aumento de 28,9% em relação ao ano anterior

40 Carnaval 2007|2008 Turistas que vieram pela primeira vez
Geral | 27% < 35% BR | 28% < 51% INT | 43% < 49%

41 Carnaval 2007|2008 Uso de Agência 18,6% < 32%
Aumento de 72% em relação ao ano anterior

42 Carnaval 07/08 Permanência média no Carnaval (dia) 7,2 < 8,5
Estrangeiro: 8,4 < 11,4

43 Carnaval 07/08 Informações turísticas 41% boa < 63%
Aumento de 54% em relação ao ano anterior

44 Carnaval 07/08 Hospitalidade 89% boa < 95%
Aumento de 6,7% em relação ao ano anterior

45 Carnaval 07/08 Percepção de Segurança 60% boa < 69,1%
Aumento de 15,2% em relação ao ano anterior

46 Carnaval 07/08 Percepção de Limpeza 20,4% boa < 33,1%
Aumento de 62,3% em relação ao ano anterior

47 Carnaval 07/08 Serviços de alimentação 76% boa < 84%
Aumento de 10,5% em relação ao ano anterior

48 Resumo global Carnaval e Cultura são apontados pelos turistas como as principais oportunidades para reposicionar a imagem do destino turístico; Tanto profissionais quanto turista pediram mais informações, evidenciando um potencial de mercado que pode ser explorado; A retomada e intensificação da divulgação e da informação técnica aos profissionais gerou novos clientes com perfil mais alto; As agências, com mais e melhor informação, vendem mais e melhor, beneficiando todos: os vendedores, os compradores, os cidadãos; A atenção dada aos principais produtos turísticos (carnaval, cultura, entre outros) são percebidos e reconhecidos pelos turistas, gerando um ciclo positivo de boca-a-boca.

49 Anotações

50 Anotações

51 Anotações

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