A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade"— Transcrição da apresentação:

1 Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade
SuBTEMA: ONU

2 Objetivos do traBAlho Conscientizar todos a função do órgão ONU;
Explicar a atuação da ONU perante a comunidade internacional; Apresentar aquilo que for de maior importância para entender mecanismos do órgão.

3 O que é a onu? É uma organização internacional, fundada em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, que tem como objetivo garantir a paz e segurança mundial através de um bom relacionamento entre os países; Cinco países membros (direito de veto em ações e decisões da Onu): Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China; Dividida em seis orgãos principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Secretariado, Conselho Socioeconômico, Tribunal Internacional de Justiça e Conselho de Tutela, além de outros programas e agências; Atualmente: missões de paz e programas econômicos, sociais e educacionais.

4 Objetivos da onu Manter a paz mundial;
Possibilitar a segurança internacional; Defender os direitos humanos e progresso social; Estabelecer relações amistosas entre as nações com a autodeterminação dos povos; Solucionar problemas internacionais de ordem econômica, social, cultura e humanitária; Constituir um centro que busca ações com objetivos comuns.

5 Processo histórico Teve como antecessora a Liga das Nações, constituída no dia 28 de abril de 1919 na Conferência de Versalhes. A liga das Nações dissolveu-se formalmente em 18 de abril de 1946. Conferência de Dumbarton Oaks. Conferência de San Francisco Ocorrida em 25 de abril de 1945.

6 Brasil e onu A ONU no Brasil O Brasil na ONU
Representação fixa desde 1950, com o trabalho da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT ( Organização Internacional do Trabalho) no Brasil; Possui diversos organismos, como agências, fundos e programas instalados no país, que atuam de maneiras diferentes, de acordo com sua finalidade, com apoio do governo, por meio de Ongs e instituições de ensino; Assessoria e apoio ao governo e à sociedade civil.  O Brasil na ONU Um dos Estados fundadores e apresenta papel de destaque, 14º maior contribuinte da Onu; Já participou de 23 missões de paz criadas pelo Conselho de Segurança.

7 Conselho de segurança O QUE É? FUNÇÃO: Órgão político permanente
Os membros irão apreender investigações e tentar fazer a intermediação desses conflitos, estabelecendo acordos a paz mundial por meio de representantes especiais nomeados pelo secretário geral. FUNÇÃO: Manter a paz e a segurança internacionais de acordo com os propósitos e princípios das Nações Unidas. Recomendar para Assembléia Geral a determinação do Secretário Geral, e junto com a Assembléia, eleger os magistrados para a Corte Internacional de Justiça.

8 CONSELHO de segurança MEMBROS
Composto por 15 membros, sendo que cinco deles tem representação permanente e os outros dez são eleitos pela Assembléia Geral para um período de dois anos. Os membros permanentes são: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, China e França. Os outros 10 membros atuais do são: Alemanha; Guiné; México ; Paquistão; Espanha; Síria; Angola; Bulgária; Camarões e Chile.

9 Conselho de segurança

10 charge

11 charge

12 atualidades Coreia do Norte promete reagir contra qualquer condenação da ONU A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira que qualquer condenação por parte do Conselho de Segurança da ONU a respeito do lançamento de um foguete que supostamente carregaria um satélite, no último domingo, terá consequências "firmes". (...)"Se o Conselho de Segurança tomar qualquer medida, nós a consideraremos uma invasão de nossa soberania e medidas necessárias e firmes se seguirão", disse o diplomata a repórteres nesta terça-feira. Pak Tok-hun reafirmou ainda a posição norte-coreana de que o lançamento foi o teste de um satélite de telecomunicações, e não de um míssil de longo-alcance, como suspeitam Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. (...) Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão argumentam que o lançamento viola a Resolução do Conselho de Segurança da ONU, adotada em outubro de 2006 e que proíbe a Coreia do Norte de desenvolver atividades balísticas.

13 ATUALIDADES Presidente de Ruanda acusa ONU de covardia no genocídio
Em um discurso nesta terça-feira para marcar os 15 anos do genocídio de Ruanda, o presidente do país, Paul Kagame, acusou a ONU de ter culpa e de ter agido com covardia na época do incidente. (...) O discurso do presidente foi feito no bairro de Nyanza, onde cerca de cinco mil pessoas foram massacradas após as tropas de paz belgas da ONU terem deixado o local pouco depois de dez de seus homens terem sido mortos, no dia 7 de abril daquele ano. Nyanza se transformou em um símbolo do fracasso da ONU durante o genocídio.

14 Vídeo Trailer do filme “Hotel Ruanda” Em 1994, um conflito político que levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda, inclusive a Onu.

15 Como é a atuação do organismo ONU perante a comunidade internacional?
Questionamento Como é a atuação do organismo ONU perante a comunidade internacional?

16 Conclusão A influência da ONU sobre os problemas mundiais variou durante os anos. Há diversos exemplos disso, como a Guerra Fria, em que a ONU não teve voz ativa, por conta de seus países membros ( EUA e URSS) serem inimigos e também havia missões de paz no conflito entre Irã-Iraque ( ). A ONU também procura promover a educação, combater a fome e as doenças, protegendo os animais e o meio-ambiente, além de promover os direitos humanos de forma que ajuda tanto em países em desenvolvimento, quanto países desenvolvidos. Consideramos o poder da ONU limitado, devido à falta de autoridade de alguns dos Estados membros, se vê que alguns países- membros não podem atuar, pois não são escutados quando declaram veto de alguma decisão, porém há a vantagem de muitos países cederem sua própria autoridade e seguir as ordens da ONU.

17 Bibliografia http://www.iped.com.br/colegio/historia/objetivos-da-onu


Carregar ppt "Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google