A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF: Elias Junior Aula; 06

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF: Elias Junior Aula; 06"— Transcrição da apresentação:

1 PROF: Elias Junior Aula; 06
SOLDA PROF: Elias Junior Aula; 06

2 Conceito Solda é o processo de união entre duas superfícies, com ou sem a adição de material constitutivo ou aditivo, de modo a formar uma junção O processo de solda por agentes gasosos usado no pais quase sempre, é a oxi-acetilênica, em que são misturados oxigênio (comburente) e acetileno (combustível)

3 SOLDA POR FUSÃO - AUTOGENA
As superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até a fusão das bordas contínuas, formando uma poça de fusão, que estabelece a interação entre as duas peças.

4 SOLDA POR ADSORÇÃO - BRASAGEM
Fixação de moléculas de uma substância (o adsorvato) na superfície de outra substância (o adsorvente). Nesse processo, há sempre a adição de metal não ferroso, que se funde na região de soldagem, que estará aquecida a uma temperatura conveniente. Assim, a união é feita, aquecendo-se o material, sem fundi-lo, até temperaturas correspondentes à fluidez do material de adição.

5 TIPOS DE CHAMA Os tipos de chamas variam em conseqüência das proporções de Oxigênio e Acetileno que produzem. Basicamente existem 3 tipos: neutra, carburante ou redutora ou oxidante.

6

7 Chama neutra ou normal Esta chama é resultante da mistura de Acetileno e Oxigênio em partes iguais, daí o seu nome de "neutra". Apresenta duas zonas bem definidas que são o cone e o envoltório. Esta chama poderá atingir temperaturas da ordem de 3100ºC. É utilizada para soldas de ferros fundidos, aços, alguns bronzes, cobre, latão,níquel,enchimentos e revestimentos com bronze.

8 CHAMA NEUTRA Neutra: contém volumes aproximadamente iguais de acetileno e oxigênio. Nestas condições não há adição ou retirada de elementos da poça de fusão. O penacho Praticamente desaparece.

9 Chama redutora ou carburante
É a chama resultante da mistura de Acetileno com Oxigênio com um excesso de Acetileno. Nesta chama as três regiões apresentam-se bem distintas: cone, envoltório e o véu. O véu apresenta-se muito brilhante e este brilho é devido a partículas de carbono incandescentes em alta temperatura. Esta chama é utilizada para solda de aços liga ao cromo e ao níquel, alumínio e magnésio. Atinge a temperatura de 3020ºC, e pode ser também empregada para depósitos de materiais duros como "Stellite". Esta chama não é recomendada para a soldagem de aços carbono pois causará juntas porosas e quebradiças.

10 CARBURANTE OU REDUTORA
Carburante: a partir da chama acetilênica, aumentando-se a vazão de acetileno, a região próxima ao maçarico se torna luminosa, formando-se uma região brilhante (penacho) com um cone interno com comprimento de duas a três vezes inferior

11 CHAMA OXIDANTE É a chama resultante da mistura de Acetileno com Oxigênio com um excesso de Oxigênio. esta chama pode atingir temperatura na ordem de 3150ºC. Apresenta em seu visual duas zonas bem distintas que são o cone e o envoltório. Uma outra característica deste tipo de chama é o som sibilante emitido pelo bico. É utilizada principalmente para soldagem de materiais que contenham zinco em sua composição química como por exemplo o latão.

12 OXIDANTE Oxidante: possui leve excesso de oxigênio em relação ao acetileno. É a chama que produz mais alta temperatura (aproximadamente 3280 °C). Possui efeito oxidante sobre o metal da poça de fusão.


Carregar ppt "PROF: Elias Junior Aula; 06"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google