A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF: Elias Junior AULA 07

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF: Elias Junior AULA 07"— Transcrição da apresentação:

1 PROF: Elias Junior AULA 07
SOLDA TIG PROF: Elias Junior AULA 07

2 INTRODUÇÃO A sigla TIG corresponde às iniciais das palavras inglesas "Tungsten Inert Gas", que indica uma soldagem com gás inerte e eletrodo de tungstênio A soldagem TIG pode ser utilizada em uniões que requeiram peças soldadas de altíssima qualidade e na soldagem de metais altamente sensíveis a oxidação (como p. ex.: titânio e alumínio). Seu uso mais freqüente é em aços resistentes ao calor, aços inoxidáveis e alumínio.

3

4 CONCEITO O processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) é definido como o processo de soldagem a arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não consumível a base de tungstênio e a peça a ser soldada. A poça de fusão é protegida por um fluxo de gás inerte.

5 Vantagens Soldas de excelente qualidade Acabamento do cordão de solda
Menor aquecimento da peça soldada Baixa sensibilização à corrosão intergranular Ausência de respingos Pode ser automatizado

6 LIMITAÇÕES Dificuldade de utilização em presença de corrente de ar
Inadequado para soldagem de chapas de mais de 6 mm. Produtividade baixa devido à taxa de deposição Custo do equipamento Processo depende da habilidade do soldador, quando não automatizado

7 FUNCIONAMENTO O GTAW funciona através do eletrodo de tungstênio ( ou liga de tungstênio ) preso a uma tocha. Por essa mesma tocha é alimentado o gás que irá proteger a soldagem contra a contaminação da atmosfera.

8 FUNCIONAMENTO O arco elétrico é criado pela passagem de corrente elétrica pelo gás de proteção ionizado, stabelecendo-se o arco entre a ponta do eletrodo e a peça. Em termos básicos, os componentes do GTAW são : 1. Tocha; 2. Eletrodo; 3. Fonte de Potência; 4. Gás de Proteção

9 VARIÁVEIS DO PROCESSO:
As variáveis que determinam basicamente o processo são: a tensão do arco, a corrente de soldagem, velocidade de avanço e gás de proteção.

10 No caso do gás de proteção,
ao utilizar-se o Hélio é possível obter uma solda com maior penetração, devido ao maior potencial de ionização deste gás.

11 corrente de soldagem pode-se considerar, de forma geral, que ela controla a penetração da solda, com efeito diretamente proporcional. a corrente afeta também a tensão do arco, sendo que para um mesmo comprimento de arco, um aumento na corrente causará um aumento na tensão do arco.

12 SOLDA TIG

13 SOLDA TIG

14 SOLDA TIG

15 MAQUINA TIG

16 SOLDA TIG

17 QUESTIONÁRIO 1) Cite uma vantagem e uma desvantagem da solda tig
2) Cite uma desvantagem da solda TIG em ralação a MIG e MAG. 3)Qual a melhor indicação para a solda tig? Em que a amperagem influencia na solda TIG?


Carregar ppt "PROF: Elias Junior AULA 07"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google