A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAFÉ COM TEOLOGIA APOCALIPSE INTRODUÇÃO – PARTE 1 Apostila 1 “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAFÉ COM TEOLOGIA APOCALIPSE INTRODUÇÃO – PARTE 1 Apostila 1 “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que."— Transcrição da apresentação:

1 CAFÉ COM TEOLOGIA APOCALIPSE INTRODUÇÃO – PARTE 1 Apostila 1 “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1.3 (NVI) Apocalipse 1.1-3

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
Todos leremos o livro do Apocalipse, quantas vezes possível Não teremos medo, nem preconceito contra um dos livros mais belos e importantes da Bíblia Faremos pesquisas em outras obras e escritos. Sugestões no slide final dessa apresentação Nos aproximaremos do Apocalipse com humildade, com total dependência do Senhor Jesus (o livro foi escrito a mando dEle – a ordem “γραψον - grapson” repete-se em várias seções do livro: ; 1.19; 14.13; 19.9; 21.5), pedindo a Ele que nos revele, através de Seu Espírito, as coisas que Ele mesmo quis dar a conhecer a Sua igreja. Seremos “felizes” por estudarmos o apocalipse

3 1. Discernindo o termo e o tema:
O que significa o estudo do Apocalipse? αποκαλυψις ιησου χριστου apokalipsis iesou xristou = revelação de Jesus Cristo apokalipsis significa revelação, tirar o véu! É a revelação dada por Deus, a um servo, de algo que não está escondido, para ser dividido com as outras pessoas! É um termo cujo uso foi temporal, religiosa e geograficamente limitado. Foi utilizado no período inter-bíblico (±200 a.C.), até o pós-apostólico (±150 a.D.), no ambiente do judaísmo e cristianismo (sinais também no islamismo), e na região onde o judaísmo e o cristianismo floresceram. No período inter-bíblico surgiram os apocalipses de Enoque, Moisés, Elias, etc.

4 A apocalíptica judaica foi um estilo literário judaico desenvolvido no período inter-testamentário, caracterizado por uma esperança indestrutível de sair da escravidão, destruir os inimigos e, através do Messias, tornar-se o povo de supremacia mundial. Era um gênero literário difícil, complicado, escrito através de símbolos e enigmas. Os apocalipses também falavam dos fins dos tempos, com a destruição dos gentios e a criação de uma nova terra. No período pós-apostólico, surgiram os apocalipses de Paulo, de Pedro, etc, amalgamando características do judaísmo com o cristianismo, sendo todos eles posteriores ao Apocalipse de João.

5 Características dos apocalipses:
Escrito em época de dominação e perseguição Escrito sob pseudônimos (Noé, Moisés, Enoque, Paulo, etc) Escrito com uso abundante de símbolos e sinais – “criptografado” – Apocalíptica Tratam do castigo dos perseguidores (inferno) Prometem Paz e Libertação Declaram a soberania de Deus O termo apocalipse foi cunhado, não para tratar do fim do mundo propriamente dito, mas da promessa “profética” de vitória do Senhor.

6 Uma pergunta que podemos fazer neste momento é:
O apocalipse de João foi escrito com essas características, com esse estilo, os quais eram familiares aos leitores de sua época. Uma pergunta que podemos fazer neste momento é: Quem escolheu o estilo literário do livro? João, o escritor, ou Jesus, o revelador? João, o escritor! Se João escolheu o estilo literário, o que precisamos fazer é decifrar os símbolos e enigmas da linguagem, para compreendermos o caráter essencial das revelações de Jesus! Se o Espírito Santo deixou João escolher este estilo, é porque ele sabia que em qualquer época e lugar, haveriam intérpretes capazes de compreender a revelação de Jesus.

7 Vamos visualizar no texto – Ap 1.1-3:
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. Uma revelação de Deus, através de Jesus, através de um anjo, através de um apóstolo (João) para os seus servos! O objetivo de Deus, de Jesus, do anjo, de João, são os servos! Somos nós! Então, temos que entender a revelação! Em inglês, o livro se chama “revelação”!

8 O que o livro do Apocalipse não é: Um livro prognosticador;
Um livro que marca datas específicas; Um livro exclusivamente profético; Um livro sobre o fim do mundo; Um livro impossível de ser entendido. O que é o livro do Apocalipse: Um livro de princípios, como toda a Bíblia – Ap 21.22 Um livro que revela, descobre coisas que o Senhor quer deixar claras – Ap 1.1,2 Um livro de advertência – 2.7,17,29 e etc Um livro de conforto – Ap 7.17; 14.13; 21.4 Um livro de vitória – Ap 12.11; 17.14 Um livro de condenação – Ap 22.15 Um livro da suprema esperança –

9 Qual o objetivo do Apocalipse? Sabe com qual objetivo esse se parece?
O objetivo do Apocalipse é ensinar à Igreja de Cristo como viver no mundo, seja em que época for, mas especialmente em épocas de sofrimento e grande luta, com os olhos fixos no Cordeiro de Deus, aguardando o céu que Ele criou para ela. Sabe com qual objetivo esse se parece? Com o objetivo dos livros do VT, dos evangelhos, de Atos e das cartas. O Apocalipse não é um livro especial da Bíblia, melhor ou pior que os outros. É um livro peculiar, com características próprias.

10 Com especial atenção, o Apocalipse enfatizará cinco verdades:
A capacidade de discernir a vontade de Deus – um convite à sabedoria e à maturidade A capacidade de viver bem em meio ao sofrimento – um convite à perseverança e à alegria A presença real e perigosa da condenação – um convite ao arrependimento e à pregação A certeza do céu e da vida eterna – um convite à esperança e à abnegação A convicção absoluta de que Jesus reina no céu e na terra – um convite ao serviço e à intimidade

11 Eu quero que vocês saibam, e bem estas coisas... Jesus Cristo
Conclusão da Introdução – Parte 1: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã." Apocalipse 22.16 Eu quero que vocês saibam, e bem estas coisas... Jesus Cristo

12 Sugestão de Comentários:
Barclay, William. Apocalipsis. Buenos Aires: Editorial La Aurora, 1975. Erdman. Charles R. Apocalipse. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1960. Hendriksen, William. Mais que Vencedores – Interpretação do Livro do Apocalipse. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1987. Hoekema, Anthony. A Bíblia e o Futuro. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1989. Ladd, George. Apocalipse – Introdução e Comentário. São Paulo: Edições Vida Nova, 1972. Neto, Guilherme Kerr. Tudo sob Controle. São Paulo: Edições Vida Nova, 1987. Rottmann, Johannes H. Vem Senhor Jesus – Apocalipse de S. João. Porto Alegre: Concórdia Editora Ltda., 1993. Bíblia. A chave para a interpretação daquilo que podemos entender no Apocalipse é a própria Bíblia. Muitas das figuras do livro estão por toda a Bíblia. Para não dizer todas; Novo Testamento Grego, pois algumas das chaves para o entendimento das seções estão na repetição de palavras no original grego;


Carregar ppt "CAFÉ COM TEOLOGIA APOCALIPSE INTRODUÇÃO – PARTE 1 Apostila 1 “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google