A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POPULAÇÃO E POVOAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Distribuição da População no Mundo

2 Distribuição da População no Mundo

3 População Absoluta / Densidade populacional
Vivem no mundo, neste início do século XXI, mais de 6 mil milhões de pessoas ( ). A este valor dá-se o nome de População Absoluta – nº total de habitantes numa determinada área. Mas a distribuição da população no Mundo não se faz de forma regular; este facto justifica que os valores de Densidade Populacional ou População Relativa – nº médio de habitantes por km² - sejam muito diferentes nos diversos continentes.

4 A distribuição dos diferentes valores de densidade populacional no mundo permite identificar:
Focos de povoamento / Grandes concentrações humanas – áreas de forte densidade populacional; Grandes vazios humanos – áreas praticamente despovoadas, muitas vezes habitadas por povos nómadas, podendo existir pequenos aglomerados populacionais dispersos. Cidade nos Andes Grand Canyon (EUA)

5 Principais focos de povoamento:
Sul da Ásia Sudeste da Ásia / Ásia Oriental Europa, excepto Escandinávia Nordeste dos EUA e Sudeste do Canadá

6 Grandes vazios humanos:
Desertos ( Sara – norte de África, Calaari – Sul de África, Gobi – Mongólia, etc.) Regiões de elevada altitude (Andes, Pirenéus, Alpes, Himalaias, Montanhas Rochosas, etc.) Deserto do Sara Everest (Himalaias)

7 Grandes vazios humanos (cont.)
3. Regiões de altas latitudes ( Norte da América do Norte, Antárctida, Gronelândia, Sibéria, etc.); 4. Regiões quentes e húmidas – florestas equatoriais (Amazónia – América do Sul, Congo – África, etc.) Sibéria Floresta amazónica

8 Distribuição da população nos dois hemisférios
Hemisfério Norte, principalmente entre os 20º e 60º de latitude norte, habita a maior parte da população mundial (90%) Hemisfério Sul – vive apenas 10% da população mundial, que não se estende para além dos 55º de latitude sul.

9 Distribuição da população na Europa
Maiores densidades populacionais: Sul da Grã-Bretanha e Europa Central; Vazios humanos: Islândia, Península da Escandinávia e no Norte da Rússia. A densidade populacional na Europa, em 2001

10 Distribuição da população em Portugal
Valores elevados de densidade populacional: litoral a Norte de Setúbal e o Algarve; Valores máximos: AML e AMP; Áreas pouco povoadas: interior norte, Trás-os-Montes e Beira Interior e o Alentejo; Açores – maiores densidades no litoral das ilhas, sendo a ilha de S. Miguel que tem > DP; Madeira: maior DP no litoral sul da ilha da Madeira. A densidade populacional em Portugal, em 2001

11

12 Factores naturais que influenciam a distribuição da população
O relevo e o solo As maiores concentrações populacionais registam-se em áreas de baixa altitude, normalmente em planícies litorais com solos férteis. Alguns dos maiores vazios humanos coincidem com grandes conjuntos montanhosos com solos pobres (Himalaias, Alpes, Pirenéus, Montanhas Rochosas, etc.) Planície litoral na Irlanda Ladakh, Tibete

13 Factores naturais (Cont.)
O clima e a vegetação Zonas temperadas – valores de temperatura e precipitação moderados, sendo áreas atractivas, com condições de vida mais agradáveis e favorecem a prática da agricultura; Zona quente, desertos e zonas frias – áreas com climas muitos quentes, muito secos ou muito frios são áreas repulsivas. Campo na Beira Litoral (Portugal) Floresta das chuvas (Congo)

14 Factores naturais (Cont.)
Os recursos naturais Há áreas que, apesar das condições naturais difíceis de suportar pelo ser humano, conseguem fixar alguma população graças aos produtos naturais raros que oferecem, como por exemplo as áreas de exploração mineira. Mina de diamantes em Sakha (Rússia)

15 Factores humanos que influenciam a distribuição da população
O passado histórico A repartição actual da população decorre em certos casos da contribuição de civilizações passadas: Europa –existência de grandes civilizações da Antiguidade – Grécia e Roma, rede hidrográfica, Revolução Industrial, entre outros factores; Costa oriental dos EUA – os colonizadores europeus desembarcaram deste lado do continente; A China deve a sua elevada DP, desde há cerca de 2000 anos, à cultura do arroz; A fraca densidade em África deve-se ao tráfico de escravos e à sua fraca alimentação ao longo de séculos. Roma, cidade milenar (Itália) Escravos africanos

16 Factores humanos (Cont.)
As vias de comunicação A boa acessibilidade é decisiva para a existência de comércio, indústria e serviços: O mar – facilita a deslocação de pessoas e bens, daí que as áreas litorais sejam as mais povoadas; Os rios – servem de deslocação para pessoas e mercadorias; As vias férreas – transiberiano da Rússia, grandes eixos rodoviários, etc. Navio fábrica japonês Auto-estrada do Norte (Portugal)

17 Factores humanos (Cont.)
As actividades económicas A grande concentração de comércio, serviços e indústria aumenta e diversifica as ofertas de trabalho, explicando a forte densidade populacional nas áreas turísticas e cidades.


Carregar ppt "POPULAÇÃO E POVOAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google