A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO

2 INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades do organismo, na integração das diversas partes do corpo e na percepção de estímulos. A forma como o sistema nervoso age envolve mecanismos eletro-químicos, podendo iniciar ou interromper uma determinada ação.

3 Neurônio Célula que constitui a unidade estrutural e fun- cional do sistema nervoso. corpo celular: centro de controle, onde se localiza o núcleo e as organelas celulares. dendritos: prolongamentos curtos e rami- ficados, responsáveis pela recepção de estímulos axônio: prolongamento único com ramifica- ções na extremidade livre, responsável pela transmissão de impulsos

4 Observação Geralmente o axônio é revestido pela bainha de mielina, formada pelas células de Schwan, que atua como um isolante elétrico, e possibilita propagação do impulso nervoso de forma mais rápida. A bainha de mielina apresenta estrangulamentos denominados nódulos de Ranvier.

5 neurônio

6 Formação da bainha de mielina

7 Tipos de neurônios Aferentes ou sensoriais: transmitem o impulso nervoso de diversas partes do corpo para os centros nervosos (encéfalo e medula espinhal). Eferentes ou motores: transmitem o impulso nervoso dos centros nervosos para os músculos, glândulas e visceras. Interneurônios ou de associação: transmitem o impulso nervoso entre neurônios aferentes e eferentes.

8 Tipos de neurônios

9 Geração e Propagação do Impulso Nervoso
O impulso nervoso se propaga de forma unidi- recional (dendrito → corpo celular → axônio)

10 O impulso nervoso é uma onda de diferença de
potencial elétrico que se propaga ao longo do neurônio, criada por migração de íons entre os meios intra-celular e extra-celular. A partir da bomba de sódio-potássio a mem- brana do neurônio transporta ativamente íons sódio (Na+) para o meio externo, e íons potássio (K+) para o meio interno, porém esse transporte não é equitativo (cada três íons sódio que saem, apenas dois íons potássio entram)

11

12 A membrana do neurônio em repouso é muito
permeável ao potássio e impermeável ao sódio. A saída do potássio por difusão, faz com que na face externa da membrana haja predomínio de cargas elétricas positivas, e na face interna, predomínio de cargas elétricas negativas (mem- brana polarizada). A diferença de potencial elétrico (ddp) criada é de -70mV, denominada potencial de repouso.

13 Ao ser estimulada, uma pequena região da
membrana torna-se permeável ao íon sódio. A entrada de íon sódio inverte o potencial elé- trico da membrana naquela região, que se torna positiva na face interna e negativa na face externa (despolarização). Se a ddp criada nessa região, atingir uma in- tensidade mínima de +40mV (limiar de exci- tação), ocorrerá uma onda de despolarização ao longo da membrana (impulso nervoso) A oscilação da ddp de -70mV para +40mV é denominada potencial de ação (110mV).

14 Após a onda de despolarização ter se propagado,
a membrana volta a ser impermeável ao sódio, e devido à saída de potássio, cria-se novamente uma eletronegatividade no interior da célula e uma positividade no exterior (repolarização) Após a repolarização, a bomba de sódio-potássio bombeia os íons sódio para o exterior, e os íons potássio para o interior, restabelecendo a con- dição inicial

15 Propagação do impulso nervoso

16 Obs: em neurônios com bainha de mielina a
propagação do impulso nervoso é saltatória

17 Sinapses Comunicação de um neurônio com outra célula (outro neurônio, uma célula muscular, uma célula glandular, etc...), através da liberação de media- dores químicos (neurotransmissores) na extremi- dade livre do axônio em um pequeno espaço entre as cálulas (fenda sináptica). Os principais neurotransmissores são: acetilcoli- na, noradreanalina, serotonina, dopamina, ácido gamaminobutírico (GABA)

18 sinapse

19 Tipos de sistema nervoso
Difuso: constitui-se por uma rede de neurônios que se comunicam entre si por pontes citoplas- máticas, onde o impulso nervoso se propaga em todas as direções (ex: cnidários).

20 Crentralizado: constituído por centros de com-
trole (massas de células nervosos) de onde partem nervos para diversas partes do corpo. Ganglionar ventral: apresenta vários cen- tros de controle ao longo do corpo (ex: ane- lídeos, artrópodas e moluscos). Tubular dorsal: caracteriza-se pela presen- ça de um encéfalo desenvolvido e uma me- dula espinhal, geralmente protegidos por es- truturas ósseas ou cartilaginosas (ex: corda- dos).

21 Sistema nervoso de anelídeos (ganglionar ventral)

22 Sistema nervoso de artrópodas (ganglionar ventral)

23 Sistema nervoso tubular dorsal

24 SISTEMA NERVOSO HUMANO

25 Sistema Nervoso Central (SNC)
Constituído pelo encéfalo e medula espinhal Protegido pela caixa craniana e pelas vértebras, também é revestido por meninges (dura-máter, pia-máter e aracnóide), e banhado pelo líquido cefalorraquidiano (líquor) Obs: em casos de infecções (meningites), verifi- ca-se no líquor, grande quantidade de glóbulos brancos, ou mesmo a presença de bactérias.

26 Encéfalo Apresenta uma substância cinza periférica (for- mada por corpos celulares de neurônios) e uma substância branca interna (formada por axônios de neurônios) Formado por: Cérebro – controle da atividade voluntária, in- terpretação de estímulos recebidos, memória, aprendizagem, raciocínio, linguagem falada e escrita, emoções

27 Hipotálamo – fome, sede, controle da tempe-
ratura corporal, impulso sexual Cerebelo – coordenação motora (andar, engolir, tocar piano, etc...), e manutenção do equilíbrio. Tronco encefálico (ponte e bulbo) – controle da frequência respiratória, frequência cardíaca, pressão arterial, atividades gatrointestinais,...

28 Cérebro humano

29 Medula espinhal Apresenta uma substância branca periférica (axô- nios de neurônios) e uma substância cinza inter- na (corpos celulares de neurônios) Atua como via de passagem de informações do encéfalo para a periferia e da periferia para o encéfalo Apresenta uma raiz dorsal (nervos sensoriais) e uma raiz ventral (nervos motores)

30

31

32 Arco-reflexo Resposta a um determinado estímulo sem a participação da consciência.

33 Sistema Nervoso Periférico (SNP)
Formados por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos Dividido em: Sistema Nervoso Somático – formado por neurônios sensoriais e motores (os neurônios motores controlam os músculos esqueléticos) Sistema Nervoso Autônomo – formado por neurônios motores que controlam músculos lisos, músculo cardíacos e glândulas

34

35 OBS: O sistema nervoso autônomo é dividido em simpático e parassimpático, e apresentam ações antagônicas O neurotransmissor do sistema nervoso simpá- tico é a noradrenalina, e do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina

36

37

38


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google