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Panorama da Deficiência no Brasil

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Apresentação em tema: "Panorama da Deficiência no Brasil"— Transcrição da apresentação:

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2 Panorama da Deficiência no Brasil
14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência Censo 2000 / IBGE

3 Perfil Sócio-Econômico Aposentados por Invalidez
Ocupação 47,5% - Economicamente Ativos 52,5% - Inativos PCD’s Ativos 22% dos deficientes estão empregados 18,3% dos deficientes trabalham informalmente Aposentados por Invalidez 32,4% Ocupação 10,4% - CLT 8,7% - Sem carteira assinada 6,2% - Desempregados Inclusão Digital 37,3% têm computador 56,7% têm acesso ao computador Faixa de Renda 64,6% ganham até 2 salários mínimos Fonte: CPS/FGV a partir do Censo de IBGE

4 Aspectos Legais Lei de Cotas 8.213/91 Decreto 3.298/99 5.296/04
7.853/89 Apoio às pessoas com deficiência Dispõe sobre as cotas Empresas com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com PCD Alterou os conceitos para enquadramento dos deficientes físicos

5 Aspectos Legais Lei 8213/91 - Lei de Cotas
Empresas com mais de 100 funcionários devem respeitar a seguinte proporção: de 100 a 200 => 2% de 201 a 500 => 3% de 501 a => 4% de em diante => 5%

6 Multa Portaria 1199/03 – Estabelece Valores
R$ 1.195,13 / vaga não preenchidas Pode ser acrescido de um percentual: de 0% a 20% => 100 a 200 de 20% a 30% => 201 a 500 de 30% a 40% => 501 a 1000 de 40% a 50% => mais de 1000 Pode ser multiplicado pelos dias em que a empresa ficou “fora da lei”;

7 Objetivos

8 Dificuldades na Inclusão
Particularidades do Negócio. Ausência de um Programa de Inclusão. Ações Pontuais (não coordenadas) de Inclusão. Falta de Informação dos Departamentos, Gestores e Equipe. Baixo nível de Escolaridade do Profissional com Deficiência. Pouca Flexibilização dos Perfis das Vagas. Falta de Acessibilidade.

9 Crescimento do Programa 2006-08
948 173% 542%

10 Ações adotadas pelas empresas
Recrutamento e Seleção Escolha de parceiros Definição de grade educacional Estrutura do programa CAPACITAÇÃO Desenvolvimento de campanhas direcionadas (sensibilização e conscientização) Desenvolvimento de materiais informativos Desenvolvimento da identidade visual do programa Desenvolvimento de campanha para lançamento do programa COMUNICAÇÃO Treinamento de RH Treinamento de Líderes Treinamento dos gestores TREINAMENTO

11 Resultado da pesquisa dos Programas de Inclusão para as Pessoas com Deficiências das Industrias Farmacêuticas.

12 Empresas que responderam as perguntas
J P Farma Pfizer Merck SA Nycomed Novartis Novo Nordisk Organon Royton Sanofi -Aventis Solvay Stiefel Valeant Zambon Group Abbott Aché Apsen Allergan Baxter Bristol Cristália Sankyo Eurofarma Eli Lilly Farmasa Furp Galderma GlenMark

13 1. Quais ações foram adotadas para a sensibilização do público interno, visando a contratação de pessoas com deficiências? (no. de empresas) Promoveram Semana da Diversidade. (1) Criou Comitê de Diversidade. (1) Realizou Apresentação de Palestras, reuniões e comunicação interna sobre o tema, dirigida à todos os envolvidos, gestores, diretores e colaboradores diretos. (15) 90% das empresas contrataram, consultoria especializada para realizar palestras de Sensibilização, Reuniões e Workshops – SORRI (1) , AACD (1) , AVAPE (1) , IBDD (1) , ADD (2) , AGDA (1) , APAE (2) , DERDIC (1) , Instituto Pró Cidadania (1) , ISOCIAL (2) , Gelre (1) Apresentação de Grupos e Associações de Pessoas com Deficiências. (3) Programa de Indicação Interna. (3) Relatou não realizar nenhuma atividade.(1) Afirma que sempre teve este profissional em seu quadro de funcionários e não abordou o tema especificamente.(2)

14 2. Que políticas internas ( benefícios, plano de carreira, etc) foram adotados como forma de retenção dos profissionais com deficiências? As políticas são as mesma para todos os funcionários. (22) Cursos para capacitação (Senai). (1) Bolsa de Graduação e Pós com 50% pago pela empresa.(1) Idiomas custeado à 100%. (1) Reembolso de Aparelhos e Próteses. (1) Promoção conforme o desempenho. (1)

15 3. A sua empresa realizou investimentos visando acessibilidade dos deficientes em suas dependências?
Empresa investiu U$$ ,00 para a acessibilidade em toda a empresa. (1) Apenas os banheiros foram adaptados. (2) Sim realizaram adaptações, conforme as Normas da ABTN, como elevadores, acessos com rampas, banheiros, mobiliários adequados, placas e piso em braile (14) Estacionamento sinalizado, vaga preferencial. (3) Alarme visual para pessoas com deficiência auditiva na fábrica. (1) Tem certificado de acessibilidade da ABTN Brasil. (1) Não realizaram nenhuma adaptação. (13) Não houve investimento em acessibilidade. (2)

16 As mesmas utilizadas para os demais processos seletivos. (8)
4. Que ferramentas foram adotadas para o processo de recrutamento e seleção de pessoas com deficiências? As mesmas utilizadas para os demais processos seletivos. (8) Entrevista individual e com gestores, Dinâmica de grupo, Entrevista por Competência. (8) Aplicação de testes específicos, como redação, inglês, lógica, digitação. (3) Por indicação interna. (2) Divulgação em comunidades religiosas, sociais, Ong’s, Instituições e Associações. (2) Treinamento dos profissionais internos de RH. (1) Divulgação em Jornais. (2) Contratou tradutor de libras para atender aos deficientes auditivos. (2) Contratou consultorias especializadas para realizar o processo. (16) Lara Mara (1) , Estação Especial da Lapa (1) , Gelre (2) , Apae (3) , Derdic (1) , Sorri (2) , Add (2) , Pat (1)

17 5. Que ações foram tomadas em relação aos gestores das áreas, para a inclusão dos deficientes?
Não realizou nada. (1) Cursos de Libras. (2) Visita à instituições. (1) Realizou palestras entre os colaboradores. (12) Reunião especifica aos Diretores. (3) Criação da figura do mentor para a Integração do Deficiente. (1) Sensibilização, Seminários e Workshops. (13) Contratou instituição para parceria em Sensibilização. Sorri. (1) Participação dos mesmos desde o inicio do processo seletivo. (1)

18 6. Quais os cursos foram desenvolvidos, visando a melhoria da qualificação dos Deficientes ( Idiomas, Técnicos, Comportamentais, etc) ? Os mesmos para todos os funcionários. (11) Treinamento técnico para área de atuação. (11) Informática. (4) Qualidade. (1) Palestras e treinamentos comportamentais. (4) Atendimento ao Cliente. (2) Matemática. (1) Curso de Libras. (6) Idiomas. (2) Português. (1) Parceria com o Senai para a capacitação. (1) Não foi desenvolvido nenhum em especial. (2) MBA, PÓS-Graduação e Graduação. (2)

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20 Cursos e Atividades 2006 - 08 1- prevenção e combate a incêndio
2- curso de procedimento de conservação e limpeza 3- curso básico de informática 4- curso de libras 5 - boas práticas de fabricação 6 - procedimento operacional padrão 7 - palestras de sensibilização para todo o grupo de gerentes de RH e demais colaboradores 8 - planejamento e organização do trabalho 9 - características de um profissional ideal 10 - relações interpessoais no trabalho 11 - comunicação verbal e não verbal 12 - excelência em qualidade no atendimento e normas gramaticais 13 - introdução ao mercado de trabalho 14 - assertividade e relacionamento interpessoal 15 - nivelamento português-matemática 16 - ética e atendimento ao cliente

21 Cursos e Atividades 25 – registro de medicamentos e similares genéricos 26 – treinamento técnico operacional 27 – introdução ao mercado de trabalho 28 – assertividade e relacionamento interpessoal 29 - ética e atendimento ao cliente 30 – curso de capacitação profissional para pessoas com deficiência / SENAI 31 - treinamento em boas práticas de fabricação 32 -procedimentos em áreas de embalagem e almoxarifado 17 - treinamentos técnicos diversos 18 - procedimentos operacionais padrão 19 - integração e treinamentos de sistema operacional e qualidade 20 - inglês 21 - técnicas SIC – SAC 22 - técnicos operacionais 23 – gestão de tempo 24 – gerenciamento de relacionamento e conflitos

22 Diversidade x Estratégia de Negócios
Mercados mais globalizados; Diversidade se tornou sinônimo de estratégia de negócios; Receber e gerenciar pessoas com diferentes características é um grande diferencial competitivo; Respeito e a dignidade devem ultrapassar modismos e interesses; Diversidade pode se transformar em oportunidade de crescimento para a empresa.

23 Benefícios da Inclusão
PARA EMPRESA: Contribui para humanizar as relações no ambiente de trabalho; No geral, o desempenho e a produção superam as expectativas; Acesso a um mercado de consumidores com as mesmas características; Ganhos de imagem institucional (Responsabilidade Social); Baixo índice de rotatividade, alta produtividade, clientes mais satisfeitos e elogios à atitude da empresa.

24 Abrangência Programa 2006 -08
4.530 colaboradores treinados (deficientes e não deficientes/gestores) Este número representa aproximadamente 8% do contingente total de colaboradores da indústria farmacêutica brasileira Média de 5 colaboradores treinados por deficiente admitido

25 Abrangência Programa 2006 -08
Total de horas de treinamento empregadas 7,04 horas de treinamento por colaborador treinado Crescimento de 542% no número de pessoas com deficiência contratadas no período

26 Benefícios da Inclusão
PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA Auto-estima elevada Ampliação de convívio social Maior autonomia nas atividades do dia-a-dia Consciência de cidadão produtivo Orgulho por possuir um salário e por contribuir na renda familiar Maior poder aquisitivo

27 Fatores Críticos Dificuldade de encontrar pessoas com o perfil exigido; Falta de investimentos governamentais em projetos de educação e capacitação; Acessibilidade dos deficientes: falta infra-estrutura pública e empresarial; Tempo X Pressão do Ministério do Trabalho; Benefício concedido pelo governo (assistencialismo); Falta de conscientização e capacitação das lideranças.

28 Parceiros pela inclusão:


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