A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS
MERCADO IMOBILIÁRIO E AVALIAÇÃO DOS IMÓVEIS Centro Histórico de Fortaleza Cleide Bernal (Economista) SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS 14 de abril de 2009

2 ORIGENS DO ESVAZIAMENTO DO CENTRO
Anos 70: modernização e expansão da indústria nordestina sob os auspícios da SUDENE/FINOR; criação do Distrito Industrial de Maracanaú - Deslocamento do comércio e dos serviços para a Aldeota Anos 90: impactos da globalização/abertura comercial /urbanização crescente/política industrial e turismo - equipamentos hoteleiros modernos/ shopping centers - Deslocamento dos bancos para a Aldeota (nova centralidade) Financeirização da economia/cidades competitivas – capital imobiliário localiza empreendimentos nas áreas mais ricas.

3 DEMANDA DE IMÓVEIS Preferência dos potenciais compradores de imóveis:
Aldeota (20,7%), Bairro de Fátima (9,6%), Parquelândia (7,5%), Cidade dos Funcionários (6,0%) e Montese (6,0). Aldeota, Fátima e Parquelância que estão no entorno do Centro, aparecem também entre as segundas e terceiras preferências dos potenciais compradores de imóveis Rejeição de potenciais compradores: Pirambu (18,3%), Aldeota (8,1%), Centro (6,5%) e Barra do Ceará (6,3%).

4

5 Nível de ocupação das salas comerciais:
Aldeota mantêm 51% das suas salas ocupadas, Centro mantêm apenas 29% ocupadas contra 71% ociosas.

6 QUADRO N.º 12 - DOMICÍLIOS PARTICULARES PERMANENTES POR SITUAÇÃO E CONDIÇÃO DO DOMICÍLIO NO BAIRRO CENTRO DE FORTALEZA /2000 SITUAÇÃO DO DOMICÍLIO 1991 2000 DOMICÍLIOS PARTICULARES PERMANENTES (%) Próprio 3.523 42,80 3.548 50,54 Alugado 4.285 52,05 3.110 44,30 Cedido por empregador 104 1,26 95 1,35 Cedido de outra forma 306 3,72 239 3,40 Outra forma 14 0,17 28 0,40 TOTAL 8.232 100,00 7.020 Fonte: Censos Demográficos IBGE 1991/2000

7 ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS IMÓVEIS
Imóveis no Centro: casas, apartamentos, lojas/sobrelojas, salas/conjunto de salas, 50 estacionamentos cobertos, 346 galpões, 24 casebres, 208 imóveis de arquitetura especial e 66 imóveis em subsolo; A função residencial no Centro ainda é relevante: imóveis são residenciais, contra utilizados nas atividades de comércio e serviço (inclusive bancos). Estado de conservação dos imóveis por tipo: casas residenciais, 52% têm situação regular, 46% tem situação boa e apenas 2% apresenta condição precária; apartamentos residenciais: 88%tem boa conservação; imóveis de uso comercial, a maior parte deles se encontra em bom estado de conservação: 52% das casas, 78% dos apartamentos, 76% das lojas e sobrelojas e 87% das salas e conjuntos de sala imóveis de uso em atividades de serviços: 63% das casas, 71% das lojas e sobrelojas e 92% das salas e conjunto de salas estão em bom estado.

8 UTILIZAÇÃO DOS IMÓVEIS NO CENTRO
Atividade comercial e de serviços ( imóveis); saúde (88), instrução (65), institucional (35), religioso (32), industrial (22) e hotelaria (20); outros (agricultura, comunicação, esporte, lazer, hotelaria, industrial, institucional, instrução, religioso, saúde, transporte e sem especificação) o estado de conservação dos mesmos é bom. A função residencial (8.747 imóveis) é a mais precária de todas, existindo 33 lojas, 304 salas, 2 estacionamentos cobertos, 24 barracos e 66 imóveis em subsolo sendo utilizados como domicílios.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Em um projeto de reabilitação do Centro, devem ser considerados quatro fatores referentes à questão imobiliária: A potencialização da infra-estrutura e do ambiente construído para atender a função social da moradia, hoje deficitária em Fortaleza; A tendência atual dos negócios é de preferência à localização nos shoppings centers, por questões de segurança e mudanças culturais; A atração da população de alto poder aquisitivo e de empreendedores para o Centro vai depender de incentivos econômicos, como a redução do IPTU; A âncora econômica não é suficiente para atrair a população de alta e média renda ao Centro, a âncora cultural é fundamental, que pressupõe a valorização dos sítios históricos.


Carregar ppt "SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google