Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Oportunidade de Negócios Agroindústria Familiar e o Turismo Rural
2
DEFINIÇÃO DE TURISMO RURAL
LEI ESTADUAL Nº , DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007 Art. 2° - Turismo Rural, para fins desta Lei, é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade campesina.
3
AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Agroindústria Familiar tem como objetivo: que o pequeno agricultor familiar industrialize a matéria-prima produzida na sua propriedade agregando valor e geração de renda da própria família. O Programa de Agroindústria Familiar baseia-se: no desenvolvimento local; na organização da produção; no redirecionamento do modelo tecnológico; na geração de emprego e ocupação; nas políticas de agroindustrialização, comercialização; e integração do desenvolvimento.
4
TURISMO RURAL Classificação dos Empreendimentos
CASAS DE FAZENDA (CF): Sedes de fazendas produtivas, históricas ou não, dispondo de área, mobiliário e decoração adequadas, onde seu titular compartilha o uso da casa com hóspedes em regime de exploração familiar, proporcionando a participação nas atividades da propriedade. CASAS DE COLÔNIA (CC): Casas, em propriedades produtivas, identificadas com a colonização da região, dispondo de área, mobiliário e decoração adequados, onde seu titular compartilha o uso da casa com hóspedes em regime de exploração familiar, proporcionando a participação nas atividades da propriedade.
5
TURISMO RURAL Classificação dos Empreendimentos
FAZENDAS HOSPEDARIAS (FH): Fazendas produtivas que dispõem de equipamentos e instalações independentes e próximas da sede, destinadas exclusivamente ao alojamento dos hóspedes, proporcionando a participação nas atividades da propriedade. HOSPEDARIAS COLONIAIS (HC): Propriedades coloniais produtivas que dispõem de equipamentos e instalações independentes e próximas da sede, destinadas exclusivamente ao alojamento dos hóspedes, proporcionando a participação nas atividades da propriedade.
6
TURISMO RURAL Classificação dos Empreendimentos
PROGRAMAS ESPECIAIS: Programas desenvolvidos em empreendimentos rurais produtivos, abertos à visitação/participação dos turistas nas atividades das propriedades, possibilitando o contato com a natureza e com os valores culturais do meio. Quando o estabelecimento é especializado na questão da educação ambiental, com programas dirigidos à estudantes, chamamos de "Propostas Pedagógicas". ROTAS E ROTEIROS RURAIS: Roteiros especiais que passam por diversas propriedades na mesma cidade ou região.
7
COMITÊ GESTOR DO TURISMO RURAL NO RIO GRANDE DO SUL Objetivos
Ordenar o segmento Turismo Rural; Promover e estimular a eficiente informação/comunicação no setor; Promover a articulação de ações institucionais e intersetoriais; Promover e viabilizar incentivos para o desenvolvimento da atividade; Incentivar e apoiar formas eficientes de promoção e comercialização; Promover e estimular a capacitação de recursos humanos; Estimular o envolvimento das comunidades locais; Promover, incentivar e estimular a criação e a adequação de infra-estrutura para o setor.
8
PROGRAMA DE AGROINDÚSTRIA FAMILIAR - Objetivos
Apoiar a implantação de agroindústrias, agregando valor à produção primária; Melhorar a renda e as condições de vida dos agricultores e pescadores familiares; Contribuir para a organização dos agricultores familiares e pescadores, valorizando o trabalho coletivo; Contribuir para o desenvolvimento de um processo de desenvolvimento sócio-econômico municipal e regional sustentável.
9
ANÁLISE PARA O TURISMO RURAL embasamento para oportunidade
Casais, viajando com amigos, entre 31 e 50 anos, sendo a maioria empregados, com formação universitária, com uma excelente renda e com intenção de gasto médio entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Quando o turista define o local para visitar, o que pesa mais para escolha do local a visitar Próximo à residência 5 5,3% facilidade de acesso 18 18,9% Qualidade dos produtos 52 54,7% Preço 14 14,7% Outros 6 6,3% Total 95 100,0% 0%
10
ANÁLISE PARA O TURISMO RURAL embasamento para oportunidade
O que determina a sua escolha qualidade das acomodações 17,2% 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 17,2% 17,2% atrativos de lazer 13,9% 13,9% atrativos naturais 12,8% 12,8% facilidade de acesso 7,8% 7,8% valores da estadia 9,5% 9,5% compras 3,0% 3,0% existência de bons pacotes turísticos 6,4% 6,4% indicação de amigos 7,1% 7,1% infraestrutura do local 13,9% 13,9% atrativos culturais e históricos 8,1% 8,1%
11
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS - Ações
Ação conjunta entre entidades do setor, estado, municípios e empreendedores dos segmentos de Turismo Rural e Agroindústrias Familiares Precisamos não só captar a clientela, mas torná-la fiel, o que implica: na comercialização eficiente, na divulgação permanente, no treinamento de recursos humanos, na qualificação das estruturas físicas, equipamentos e serviços apresentados.
12
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS - Ações
É importante que o Turismo Rural bem como as Agroindústrias Familiares sejam entendidos como um negócio, e como tal devem serem encarados de maneira séria e profissional, sem jamais perder de vista sua base que é a “propriedade rural produtiva”, com seu cheiro de terra e sabores do campo.
13
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS – O diferencial
O Turismo Rural se distingue de outros tipos de turismo pelo interesse dos turistas em desfrutar o estilo de vida rural e a relação com a gente local. Apropriação das diferenças culturais cidade ≠≠ meio rural. A Agroindústria Familiar se distingue pela qualidade e o sabor diferenciado dos alimentos oriundos da agricultura familiar gaúcha.
14
OPORTUNIDADE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Conscientizar o poder público que o desenvolvimento do Turismo Rural e das Agroindústrias Familiares trarão divisas de recursos, geração de trabalho e renda e o automático desenvolvimento da região.
15
AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E TURISMO RURAL – SEAPPA/RS
Programa Estadual de Agroindústria. Coordenador Paulo Sérgio Fabres Fones: /
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.