A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Velhice e Família sandramallet@bol.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Velhice e Família sandramallet@bol.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Velhice e Família

2 Envelhecer Família Sociedade Velho Próprio Velho Políticas Públicas

3 Velhice e Família A família é uma instituição em processo de mudança e adaptação às novas realidades. Família – Monteiro Lobato – papel dos avós. Família moderna – papel dos avós.

4 Mudança na estrutura familiar
Crescimento das taxas de separação e divórcio. Síndrome do ninho vazio e estranho no nino. Multiplicidade de formas de novos relacionamentos. Quebra da proximidade entre os membros da família. Afetando o cuidado para com os idosos.

5 Diminuição dos membros da Família
Muitos filhos – mais pessoas para cuidar Menos filhos – menos pessoas para cuidar, maior sobrecarga Sociedade cada vez menos solidária.

6 Idosos e filhos Saad 1999, Peixoto 1998 “no Brasil, o intercâmbio de ajuda entre pais e filhos tende a se estender ao longo de todo o ciclo de vida familiar, como se existisse uma espécie de contrato intergeracional estipulando o papel dos diferentes membros da família em cada fase do ciclo”. Apoio filhos – filhas – mãe (viuvez) Goldani (1999) comenta que os homens se beneficiam mais do que as mulheres da proteção à saúde oferecida pelo casamento. No atual quadro de mudanças no papel das mulheres e de seus comportamentos e atitudes dentro e fora da família, pergunta-se pelo que ocorrerá no futuro, com a questão do apoio familiar.

7 Rede Informal de Apoio Família, filhos, parentes e, na falta destes, por amigos e vizinhos. Goldani (1999) são numerosos os resultados de pesquisas internacionais que desmistificam a idéia de que residir com os filhos ou fazer parte de uma família extensa é garantia para uma velhice segura ou livre de violência e maus-tratos.

8 Violência contra os Idosos
Debert (1999) “o fato dos idosos viverem com os filhos não é garantia de presença, de respeito e prestígio, nem da ausência de maus-tratos. Denúncias de violência física contra idosos aparecem nos casos em que diferentes gerações convivem na mesma unidade doméstica A violência familiar é um problema nacional e internacional. ²/³ dos agressores são filhos e cônjuges.

9 De serem cuidados a cuidadores
Inversão de papéis.(idosos independentes) Mudanças nos papéis familiares (idosos dependentes) Nova organização dos papéis familiares.

10 Como a família funciona
Família “sadia”. Família - bode expiatório – para negar problemas mais sérios sobre o modo como a família funciona. Problema família - sintoma

11 Terapia de Família As crises biopsicossociais experimentadas pelos idosos – família A crise abala o sistema emocional da família mesmo as “sadias”. Abordagem familiar à terapia – assegurar as mudanças ao sistema familiar. Cooperação é essencial membros da família.

12 Terapia Familiar Nahan Ackerman(1970) ajudar a família a esclarecer o conteúdo do seu conflito e neutralizar deslocamentos inadequados. Socorrer os vitimados. Melhorar a capacidade da família de resolver conflitos, em uma atmosfera de apoio emocional e a discussão racional.

13 Tipologias na participação da família.
O tipo sadio – consegue comunicar. O tipo conciliador – consegue servir às necessidades dos outros e do contexto. O tipo condenatório – negligencia o outro e o contexto. O tipo super-razoável – cuida somente do contexto. O tipo irrelevante – nada considera, destinado a confundir as pessoas.

14 Encaminhamento para Terapia Familiar
Todos os profissionais podem e devem através da entrevista inicial verificar as respostas da família e encaminhar para o psicólogo. Cuidado é importante a presença do psicólogo – pois alguns conflitos que haviam sido recalcados podem aparecer. Aliança secreta com algum membro da família.

15 Objetivo da Terapia Familiar
Psicoterapia Breve Objetivo é o idoso e suas relações familiares. O objetivo não é analisar ninguém isoladamente (ajuda quebrar resistências) Cooperação de todas as partes. Redefinir os papéis de cada membro da família. A presença do idoso. Família completa.

16 Motivos da Terapia Familiar
Ter um idoso dependente é algo que a maioria das famílias não está preparada para enfrentar, econômica e emocionalmente. Aceitar os limites de cada membro da família. Outros profissionais podem entrar no trabalho com o grupo familiar. Ensinando técnicas de cuidados. Preparar os familiares para enfrentar a perda e a culpa.


Carregar ppt "Velhice e Família sandramallet@bol.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google