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SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

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Apresentação em tema: "SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Tem como missão promover o desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. Disponibiliza boletins, publicações sobre oportunidades de negócios e indicadores industriais para empresa de pequeno porte. O SEBRAE dispõe de Unidades de Negócios em todo o país.

2 Boletim Estatístico de Micro e Pequenas Empresas Este boletim apresenta dados estatísticos sobre as micro e pequenas empresas MPE, com o objetivo de difundir informações para o melhor conhecimento da situação e da evolução desse segmento no Brasil. Foi estruturado no âmbito do Observatório Sebrae, voltado à realização de estudos e pesquisas para o acompanhamento dos pequenos empreendimentos em termos de geração de emprego, renda, produção, exportações e outras variáveis básicas.

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4 Empreendedorismo no Brasil
O GEM – Global Entrepreneurship Monitor – é uma pesquisa internacional liderada pela London Business School e o Babson College (EUA) cuja proposta é avaliar o empreendedorismo no mundo a partir de indicadores comparáveis. Desde 1999, quando realizou seu primeiro ciclo, até hoje, o estudo envolveu mais de 40 países de todos os continentes e dos mais variados graus de desenvolvimento econômico e social, tornando-se a investigação de maior escopo em sua área. Download das pesquisas anuais - GEM-Empreendedorismo no Brasil GEM GEM GEM GEM-2002

5 Indicadores de Competitividade da Indústria Brasileira
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizaram a pesquisa sobre Indicadores de Competitividade da Indústria Brasileira para conhecer melhor os caminhos, as dificuldades e os desafios que as empresas têm encontrado em suas estratégias de ganhos para competitividade Esta publicação apresenta e analisa os resultados referentes às micro e pequenas empresas. A opção por se fazer um relatório especial para esse grupo de empresas deve-se às especificidades dessas empresas e à sua importância.

6 Indicadores de Competitividade da Indústria Brasileira
Micro e Pequena Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizaram a pesquisa sobre Indicadores de Competitividade da Indústria Brasileira para conhecer melhor os caminhos, as dificuldades e os desafios que as empresas têm encontrado em suas estratégias de ganhos para competitividade. Esta publicação apresenta e analisa os resultados referentes às micro e pequenas empresas. A opção por se fazer um relatório especial para esse grupo de empresas deve-se às especificidades dessas empresas e à sua importância. As micro e pequenas empresas têm dificuldades de acesso ao crédito e à capacitação, além de serem mais vulneráveis às mudanças no ambiente econômico.

7 Biblioteca On-line Encontre no empreendedorismo o caminho para o conhecimento. A Biblioteca On-line é um espaço aberto ao contínuo aprendizado do empreendedorismo. Aqui você constrói e compartilha o conhecimento, auxiliando no desenvolvimento dos pequenos negócios.

8 Empreendedorismo no Rio Grande do Sul - Segundo Arranjos Produtivos Locais - Sumário Executivo Sumário Executivo da recente pesquisa sobre Empreendedorismo no Rio Grande do Sul, sob o ponto de vista dos Arranjos Produtivos Locais. Com informações mais globais, os resultados da pesquisa aplicada neste primeiro semestre de Os dados apresentados referem-se a uma pesquisa inovadora que relacionou Empreendedorismo e os e os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Sebrae/RS - tipo de cluster formado por pequenas e médias empresas, agrupadas em torno de um mesmo setor ou negócio. O objetivo foi verificar a dinâmica de criação de novos negócios nas principais regiões produtoras do Estado.

9 ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
A ABDI tem como missão promover o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. Para isso, executa e promove a execução de políticas de desenvolvimento industrial, especialmente as que contribuam para a geração de empregos, em consonância com as políticas de comércio exterior e de ciência e tecnologia. O principal enfoque da ABDI está nos programas e projetos estabelecidos pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). Disponibiliza estudos e boletins sobre conjuntura industrial

10 PROGEX- Programa de Apoio Tecnológico à Exportação
O PROGEX - tem como objetivo central gerar novas empresas exportadoras ou ampliar a capacidade das que já atuam no mercado internacional, por meio da adequação tecnológica dos seus produtos a exigências de mercados específicos. Para atingir os seus objetivos o PROGEX credenciou 11 instituições para prestar o atendimento às empresas, devendo os interessados procurar o núcleo PROGEX mais próximo.

11 PROGRAMA INOVAR PARA COMPETIR
Tem como missão pesquisar o que há de melhor no mundo em metodologias, adaptando-as à realidade brasileira e oferecendo o apoio necessário às empresas na prevenção de problemas, na invenção de novos produtos, serviços e sistemas e na disseminação do conhecimento. Dispõe de 5 metodologias adaptadas à realidade brasileira

12 Obrigada Marta Folha


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