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PublicouEloah Serio Alterado mais de 10 anos atrás
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COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Brasília, 05 de abril de 2006
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Programa da Reunião l Apresentação dos participantes l Conceitos e regras do Comitê Temático l Definição do objetivo e escopo do Comitê l Definição do Plano e Cronograma de Trabalho l Atribuições dos participantes l Agenda das Reuniões Comitê Rede de Competitividade
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APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES
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CONCEITOS SOBRE COMITÊ TEMÁTICO
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Comitê Temático do MBC Os Comitês Temáticos do MBC são órgãos de assessoramento e apoio dos associados, Conselho Superior, Conselho das Partes Interessadas (ConPI) e Conselho Fiscal e podem ser criados por sugestão do ConPI e/ou Diretoria. Conceito Representantes das organizações associadas Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Organizações convidadas Profissionais convidados que tenham reconhecido conhecimento no tema a ser tratado pelo Comitê
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Comitê Temático do MBC O objetivo geral dos Comitês Temáticos é apresentar estudos, sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos ligados à competitividade e às estratégias do MBC que serão encaminhados pela Diretoria para decisão do Conselho Superior. Objetivo Geral
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Disseminar os conceitos e princípios de interesse para a competitividade (micro, setorial e macro-econômico) Disseminar práticas eficazes de gestão e casos de sucesso na aplicação do modelo de excelência Estabelecer orientações e/ou explicitar posicionamento do MBC sobre temas ligados à qualidade, produtividade ou competitividade Possibilitar às organizações participantes do Comitê o aprimoramento das suas práticas de gestão Possibilitar às organizações participantes do Comitê o aprimoramento da sua competitividade Promover maior participação de membros e parceiros do MBC Comitê Temático do MBC Objetivos Específicos Genéricos
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Formação de um grupo de trabalho, com propósitos específicos, coordenado e com temporalidade definida Publicação de um relatório, na forma de livro ou paper para documentar e disseminar os resultados e as conclusões do grupo de trabalho. Comitê Temático Resultados Esperados
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CÓDIGO DE CONDUTA DO COMITÊ
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Código de Conduta dos Comitês Estar preparado para contribuir Ter conhecimento Princípios Básicos Respeitar a diversidade organizacional e cultural Cooperar Estar disposto a contribuir Ter atitude Respeitar a confidencialidade das informações Manter as informações no âmbito do Comitê Comprometer-se com o plano de trabalho e resultados esperados
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COMITÊ REDE DE COMPETITIVIDADE
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Organizações Participantes ABGCFurnas AltusGerdau Banco do BrasilIEL / SC CFAMCT CNIMR Consultoria EletronorteSEBRAE / RS EMBRATELSERASA FIRJANSymnetics FNQ Comitê Rede de Competitividade
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l Estudos preparatórios por temas pré-definidos - Preparação de textos de apoio e apresentações Reuniões presenciais - Um só participante por Organização - Designação de um Secretário para formalização das conclusões e preparação da ata das reuniões - Definição de equipes ad-hoc para realização de estudos e análises específicas Preparação de Relatórios - Definição de Relatores para preparação de minutas e elaboração de Relatórios Parciais - Preparação do Relatório Final do Comitê Metodologia de Trabalho
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Comitê Rede de Competitividade Estruturar uma rede sobre competitividade abrangendo assuntos de interesses das Organizações e das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e Regionais. Objetivo Inicial Estruturar uma rede sobre competitividade com informações e referências sobre temas e instituições que impactam a competitividade das empresas, dos setores (Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e Regionais) e do País. Novo Objetivo?
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Principais tópicos para estudo l Banco de dados sobre competitividade, incluindo cases de sucesso e indicadores de competitividade l Benchmarking l Fatores importantes para se alcançar à competitividade l Modelos que permitam a melhoria da competitividade no âmbito de cidades, estados e países l Troca de experiências entre as empresas l Mapeamento e cadastro das organizações no exterior que atuam no tema Competitividade l Mapeamento da rede brasileira no assunto competitividade, incluindo suas relações formais com organizações no exterior, quando aplicável (representação, contrato, parceria, etc). Tópicos para Discussão Recomendação inicial do MBC
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l Qual a abrangência do termo Rede? l Os clientes são Setores, Fóruns de Programas Estaduais e Gestão Pública, instituições definidoras de políticas de impacto nacional? l Criar um nível de consciência sobre competitividade (falta de conhecimento sobre o assunto)? l Conceito sobre competitividade! Quais são os aspectos estruturais da competitividade? Fundamentos da Competitividade Considerar GCI do WEF, ICE l Quais são as fontes sobre informações / indicadores sobre competitividade setorial, nacional, geral, internacional? Redecomp, Abradee, FNQ, WEF, etc. l O nível individual da empresa (micro) não fará parte do escopo do trabalho? Novos Temas / Dúvidas
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Cronograma de Trabalho AtividadeData Primeira Reunião do Comitê05/04/06 Segunda Reunião do Comitê26/05/06 Terceira Reunião do Comitê05/07/06 Quarta Reunião do Comitê25/08/06 Quinta Reunião do Comitê05/10/06 Sexta Reunião do Comitê01/12/06 Consolidação das conclusões do ComitêDezembro Preparação do Relatório do ComitêJaneiro Reunião para Validação do RelatórioFevereiro Apresentação das conclusões do Comitê ao MBCMarço Envio do Relatório Final do Comitê ao MBCMarço
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l Mapa Estratégico da industria CNI – Simone l Pilares da Competitividade da ATKearney – Fábio l Projetos e estudos do MBC sobre o Tema - Fábio l Relatório do WEF 2005 – Competitividade Brasil - Tati l GCI (Pilares) – Ricardo l Conceito sobre competitividade do MBC – Fernando l Ativos de Competitividade levantados pelo Gera Ação – Tati l Doing Business in Brazil – Tati l Seminário de Melhores Práticas – Sistema Indústria – Simone l Programa Melhores Práticas para a Excelência Industrial – Priscila l Índice de Competitividade dos Estados – Ricardo l Estudo de Competitividade do BNDES – Simone l Índice de Sustentabilidade dos Países – Mateus l Outras sugestões de referências do MBC – Tati Insumos para o Comitê Envio dos documentos para Tati até 12/04 Disponibilização na Biblioteca do Comitê (Site MBC) até 14/04
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l Petrobras l Vale do Rio Doce l Embraer l IPEA l Prefeitura de Porto Alegre (Secretario de P&G)? Prefeitura de Cuiabá (ambos como convidados via membros do Comitê) Sugestões de Novos Participantes
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l Definição dos pilares da competitividade e as respectivas melhores práticas em cada pilar l Definição dos critérios para fazer parte da Rede (determinar componentes potenciais da Rede) l Mapeamento das entidades que têm como missão a promoção da competitividade internacional l Mapeamento da rede brasileira no assunto competitividade, incluindo suas relações formais com organizações no exterior, quando aplicável (representação, contrato, parceria, etc). l Mapeamento das fontes de informação comparativa: Entidades (Associações, Federações, Empresas, Órgãos Governamentais), Banco de Dados, Metodologias (FNQ), Grupos de Benchmarking l Definição de estratégias de divulgação da rede e mobilização dos envolvidos Atividades do Comitê
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DEBATES E ENCERRAMENTO
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