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O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES verhine@fapesb.ba.gov.br.

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1 O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior Brasília, 19 de agosto de 2008

2 Contexto Internacional
A. A Experiência Internacional a. Experiência norte-americana b. Tendências globais - Massificação - Diversificação - Custos crescentes - Equivalência de títulos

3 Contexto Internacional
c. Finalidades - Regulação e controle - Feedback para ações de melhoria - Responsabilização (transparência) - Orientação para escolhas estudantis - Equivalência internacional de títulos acadêmicos

4 Contexto Internacional
d. Modelo Geral - agência central - auto-avaliação institucional - visitas por pares externos - relatórios - financiamento não vinculado

5 Contexto Histórico Nacional
- Sistema da CAPES (1976) - PAIUB (1993) - ENC / ACE (Provão,1995) - SINAES (2004)

6 SINAES SINAES Um sistema integrando: Experiências anteriores Instituições / Cursos Avaliação externa x interna Avaliação educativa x regulação INEP/CAPES/SETEC/SEED/SESU/ CNE, coordenados pela CONAES

7 SINAES SINAES Gestão: componentes 1. CONAES (coordenação) 2. INEP (execução) CTAA (acompanhamento) CPA (gestão local)

8 1. Clareza sobre responsabilidades 2. Articulação entre os componentes
SINAES SINAES Gestão: problemas 1. Clareza sobre responsabilidades 2. Articulação entre os componentes Condições de funcionamento da CONAES A concepção e implementação das CPAs 8

9 SINAES SINAES Componentes: 1. Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2. Avaliação de Cursos 3. Avaliação de Instituições

10 - Avaliação de ingressantes (valor agregado)
DIFERENÇAS ENADE X ENC - Avaliação de ingressantes (valor agregado) - Cursos avaliados trienalmente - Utilização de amostras representativas - Maior ênfase no conhecimento geral - Divulgação discreta dos resultados - Uso de relatórios pedagógicos - Prova apenas um ingrediente de um processo avaliativo institucional mais abrangente

11 DADOS SOBRE O 1º. CÍCLO DO ENADE
Áreas Cursos Estudantes 2004: 2005: 2006: Total p/ Cíclo

12 - Finalidade não claramente posta
PROBLEMAS COM O ENADE - Finalidade não claramente posta - Questões de eqüidade / obrigatoriedade - Limitações no tamanho e na abrangência das provas - Conceitos referenciados pela norma, não por critérios - Conceitos contemplam os resultados dos ingressantes - Questões quanto à concepção do IDD - Oferecimento de prêmios aos estudantes - Tratamento das instituições que não colaboram - Distorções devidas a boicotes estudantis - Necessidade de uma avaliação técnica externa

13 - Os outros componentes do SINAES ainda não implementados na integra
PROBLEMAS COM O ENADE - Os outros componentes do SINAES ainda não implementados na integra Cursos: em 2007, visitas realizadas apenas na área de Medicina Veterinária Instituições: em 2007, apenas 137 instituições visitadas (1303 relatórios de auto-avaliação apresentados em 2006)

14 PRINCIPAIS RAZÕES PELO ATRASO
Complexidade do sistema de avaliação Tamanho e diversidade do sistema de Ed. Superior Necessidade de qualificar os avaliadores Problemas com a gratificação dos avaliadores Necessidade de pretestagem dos instrumentos e procedimentos e de fazer ajustes para sanar os problemas detectados

15 AÇÕES PARA VIABILIZAR O SINAES
- Simplificação dos instrumentos referentes à avaliação de cursos e de instituições Qualificação e atualização dos avaliadores Utilização do “Conceito Preliminar” para cursos CPC: Insumos (4 variáveis) = 30% Escore ENADE = 40% IDD (ENADE) = 30% - Criação do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC)

16 P Assegurar a continuidade e qualidade do processo de Auto-Avaliação Institucional Repensar papel e natureza da CPA Estabelecer entidades “executoras” Fornecer orientação e intercâmbio Introduzir incentivos apropriados Valorizar o relatório de auto-avaliação na avaliação externa da instituição O PRINCIPAL PROBLEMA PENDENTE

17 OS PRINCIPAIS DESAFIOS
Articulação entre o SINAES e a avaliação da CAPES Gestão e governança Avaliação educativa x regulação Crescimento do sistema Diversidade e desequilíbrio Simplificação


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