A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO"— Transcrição da apresentação:

1 SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO
14/05/2011 A perversa face da mídia brasileira: como os meios de comunicação manipulam a população Prof. Cleber Castilhos

2 A sociedade do espetáculo - Guy Debord -
INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SOCIEDADE GERA: IMAGEM/REPRESENTAÇÃO ao realismo concreto APARÊNCIA ao ser ILUSÃO à realidade IMOBILIDADE à atividade de pensar e reagir com dinamismo Assim, o homem é levado à PASSIVIDADE

3 A REALIDADE PASSA A SER VIVIDA NO
REINO DAS IMAGENS E NÃO NO PLANO DA PRÓPRIA REALIDADE.

4 A sociedade do espetáculo
os indivíduos abdicam da dura realidade dos acontecimentos da vida e passam a viver em um mundo movido pelas aparências e pelo consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias; isso se dá pela mediação das imagens e mensagens dos meios de comunicação de massa, que são a manifestação superficial mais esmagadora da sociedade do espetáculo.

5 E o que é o espetáculo? uma forma de manipulação em que os indivíduos são obrigados a contemplar e a consumir passivamente as imagens de tudo o que lhes falta em sua existência, num processo de “empobrecimento, submissão e negação da vida real”; esse consumo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia.

6 Espetáculo e Sociedade do Consumo
“fetichismo da mercadoria”: a felicidade identifica-se ao consumo; tudo é consumido nessa sociedade que se relaciona pelo espetáculo. A droga, por exemplo, não é tratada em família, mas na novela.

7 Implicações do Espetáculo
o espetáculo se constitui na realidade e a realidade no espetáculo. Já não existe limite definido para as coisas. o homem passa a viver uma vida sonhada e idealizada, na qual a ficção mistura-se à realidade e vice-versa. exemplo disso é o efeito-sanduíche realidade-ficção-realidade, pelo qual os jornais (reino da realidade) se organizam como melodramas (reino da ficção) e as novelas (reino da ficção) vão se alimentar no reino da realidade.

8 Implicações do Espetáculo
a notícia bebe da ficção e vice-versa, produzindo um entendimento parcial, fragmentado e nunca pleno do mundo dos acontecimentos; frente a esse emaranhado da programação, o reino das emoções (raiva, felicidade, justiça, paz, solidariedade) é apresentado como espetáculo.

9 Implicações do Espetáculo
nesse sentido, os meios de comunicação de massa apresentam uma realidade própria para que a sociedade crie novos critérios de julgamento e justiça, conforme seus conceitos manipuladores.

10 Implicações do espetáculo
o critério de verdade e validade da realidade é tudo aquilo que foi noticiado; se a mídia não noticiou, não teve registro imagético, logo, as pessoas tornam-se céticas quanto à veracidade da informação; ou seja, se não apareceu em jornais, rádios e TV, não aconteceu; isso gera uma total desinformação da sociedade.

11 Desinformação da sociedade
desinformação enquanto novo tipo de informação que contém uma certa parte da verdade, que será usada de forma manipulatória; ou seja, desinformação como “mau uso da verdade”. o desaparecimento de critérios de verdade e validade, que antes eram referenciados em atitudes e funções específicas desempenhadas no mundo do trabalho.

12 fonte: www.donosdamidia.com.br
Em políticos eleitos era sócios ou donos de meios de comunicação no Brasil fonte:


Carregar ppt "SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google