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MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:

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1 MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Vargas Rossi

2 Introdução Num contexto de uma crescente falta de tempo disponível, o tempo de lazer tende a ser reduzido, tornando-se cada vez mais valioso. Apesar dessa redução, ocorre o aumento da procura pelo entretenimento cinematográfico. Por tal razão, torna-se pertinente a descoberta dos motivos que levam as pessoas ao cinema, possibilitando assim a criação de estratégias para atrair mais o público e otimizar as salas de exibição.

3 Objetivo Geral Identificar motivações e atributos que levam o espectador ao cinema, assim como identificar possíveis grupos que possuam uma preferência em comum.

4 Objetivos Específicos
Descobrir as motivações que fazem com que o hábito de ir ao cinema seja um dos preferidos (ou mais freqüente) por grande parte da população; Identificar os atributos preferidos pelo público; Verificar se existem diferenças entre os públicos freqüentadores das salas de cinema.

5 Referencial Teórico Consumo de Serviços Comportamento do consumidor
Consumo hedônico

6 Metodologia Fase Qualitativa
Foram realizadas oito entrevistas em profundidade. Os entrevistados selecionados permitiram uma melhor ambientação ao problema em questão.

7 Metodologia Fase Quantitativa
Criou-se um questionário estruturado (contendo 43 questões divididas em 5 diferentes blocos), para se confirmar as motivações e atributos previamente identificados na fase qualitativa.

8 Análise dos Resultados
Realizou-se a aplicação de 242 questionários, que deram origem a um banco de dados gerado no EXCEL Posteriormente, este foi analisado pelo software estatístico SPSS 13.0 (Statistical Package for the social sciences, version 13.0). Com a análise obtiveram-se: Distribuição de freqüências; Cálculo da médias e desvios padrão; Análises da variância (ANOVA), que estudou a diferença entre médias de duas ou mais populações.

9 Análise dos Resultados
Através da análise dos resultados desenvolveram-se as seguintes conclusões e considerações: O principal motivo que leva as pessoas ao cinema é o puro entretenimento; Os respondentes concordam fortemente que ir ao cinema gera uma disposição maior para assistir ao filme; As pessoas acreditam que o cinema é um serviço ampliado, que acrescenta algo a mais em sua vida; Os atributos mais valorizados são a qualidade do áudio e da projeção. Uma parte considerável dos participantes da pesquisa gosta de ver propagandas no cinema.

10 Análise dos Resultados
ANOVA (Sexo Masculino X Sexo Feminino) O estado de humor influencia mais a mulher do que o homem na escolha do filme; A mulher gosta mais da exibição de propaganda antes do filme que o homem; A mulher valoriza mais os seguintes atributos nas salas de cinema: Localização acessível, segurança, preço, limpeza e higiene; A mulher acredita, significativamente mais que o homem, que ir ao cinema é mais do que só assistir ao filme gerando uma seqüência de sentimentos e ações pré e pós filme.

11 Análise dos Resultados
ANOVA (Diferentes grupos de faixa etária) Criaram-se 3 grupos de faixa etária para analisar a variância (respondentes com até 22 anos, com 23 a 29 anos e com mais de 29 anos). Os mais jovens sofrem uma influência maior do estado de humor ao escolher o filme a ser visto, preferem filmes de entretenimento e associam mais fortemente a ida ao cinema com a companhia de outras pessoas; Os mais idosos estão mais dispostos a se concentrar no filme, acreditam que o filme perfeito combina arte e entretenimento e vão mais ao cinema para “ver uma história sendo contada”.

12 Análise dos Resultados
ANOVA (Freqüência de ida ao cinema) Quem vai mais ao cinema se sente parte de um grupo por ter esse hábito e tem uma preferência por filmes artísticos; As pessoas que freqüentam menos as salas de cinema associam mais essa ida com a companhia de outras pessoas e tem uma preferência por filmes de entretenimento.

13 Conclusões O cinema realmente é um dos lazeres favoritos dos respondentes É necessário que se faça uma maior divulgação dos filmes artísticos exibidos em Porto Alegre; Se forem realizadas campanhas publicitárias para serem exibidas antes do filme focando o público feminino surtirá mais efeito do que para o público masculino; Os exibidores devem aliar a qualidade da sala à qualidade dos filmes que serão exibidos para fidelizarem seu público.


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