A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estética – Siron Franco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estética – Siron Franco"— Transcrição da apresentação:

1 Estética – Siron Franco
Nomes: Fernando Castilho Nº 16 Marcos Vinicius Nº 33 Reny Dantas Nº 40 EE “Dom José de Camargo Barros” – Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “ TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007”

2 Siron Franco - Biografia
Pintor, desenhista e escultor, Siron Franco nasceu em Goiás Velho, GO, em Passou sua infância e adolescência em Goiânia, tendo sua primeira orientação de pintura com D.J. Oliveira e Cleber Gouveia. Começou a ganhar a vida fazendo e vendendo retratos. A partir de 1965, decidiu concentrar-se no desenho, seguindo os esboços grotescos e irreais que tinha em mente. Entre 1969 e 1971 residiu em São Paulo, freqüentando os ateliês de Bernardo Cid e Walter Levi, em São Paulo e integrando o grupo que fez a exposição Surrealismo e Arte Fantástica, na Galeria Seta. Após ganhar o prêmio Viagem ao Exterior no Salão de Arte Moderna em 1975, viajou pela Europa entre 1976 e 78. Dono de uma técnica impecável dá uma atmosfera dramática a seus quadros com a utilização de tons escuros, cinza e marron. Com mais de peças criadas, além de instalações e interferências, teve sua obra representada em mais de uma centena de coletivas em todo o mundo, incluindo os mais importantes salões e bienais.

3 Principais Obras 1º Obra – Primeira Vítima - Técnica: Mista Sobre Tela
2º Obra – Madona – Técnica: Óleo Sobre Madeira 3º Obra – Casal Na Intimidade – Técnica: Óleo Sobre Tela

4 Escola Estética – Siron Franco
Siron Franco é um artista muito ligado às questões sociais: quando do acidente com o césio 37, elemento radioativo que causaria grandes danos de saúde a pessoas pobres de Goiânia, o artista pintou série intitulada “Césio”, atuando contra o descaso das autoridades diante do desamparo dos cidadãos. Os povos indígenas também foram tema de um memorial feito por Siron Franco, em respeito e homenagem ao contínuo massacre dessas populações. A devastação da natureza também seria um de seus motivos, denunciando a caça e a matança de animais

5 Obras que Representam a População – (Ethos)
Primeira Vítima do Césio Nessa obra,Siron retrata sobre o acidente radiológico ocorrido em 1987.

6 Natureza Morta Nesta obra, o pintor demonstra os homens destruindo a natureza. Siron é um pintor preocupado com o meio – ambiente.

7 Homem e Bicho Nesta obra o pintor mostra como deve ser a relação entre homem e animal.

8 Mais uma obra do pintor relatando o acidente radiológico de 1987.
Terceira Vítima Mais uma obra do pintor relatando o acidente radiológico de 1987.

9 Conclusão Siron Franco foi um pintor extremamente ligado ao meio – ambiente e aos problemas sociais. Foi o pintor que mais representou em suas obras a natureza, a relação entre homens e animais. Além de pintor, Siron Franco foi também um grande escultor.

10 Referências Imagens


Carregar ppt "Estética – Siron Franco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google