A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais Prof. Dr. Ítalo Dutra Junho 2007

2 Mapas Conceituais

3 Sobre as concepções de Conceito

4 A aprendizagem significativa de David Ausubel
Compreensões precisas e integradas são mais facilmente desenvolvidas: se as idéias centrais, ou integradoras, de uma disciplina são aprendidas antes dos conceitos ou informações periféricos serem introduzidos; se os limites do desenvolvimento cognitivo são respeitados; se definições precisas e corretas são enfatizadas e a ênfase for colocada explicitamente para delinear similaridades e diferenças entre conceitos relacionados; e se os aprendizes são solicitados a reformular novas proposições usando suas próprias palavras.

5 Conceito segundo Piaget...
Um sistema conceitual, com efeito, é um sistema tal que seus elementos se apóiam inevitavelmente uns nos outros, sendo ao mesmo tempo aberto a todas as trocas com o exterior. Suponhamos, por impossível, a construção de um único conceito A, como ponto de partida de uma classificação, etc. Se for realmente um conceito, opõe-se então já ao conceito não-A, o que constitui, desde o primeiro momento um sistema total e circular. No caso, único real, de um sistema multi-conceitual, é impossível caracterizar algum conceito sem utilizar os outros, num processo que é também necessariamente circular (Piaget, Biologia e Conhecimento).

6 Conceito não é... a palavra...
isolado (um “bloco” de conhecimento)... Ele é parte de um sistema no qual um conceito depende do outro. adquirido... É necessário agir/operar para construir conceitos.

7 A construção de conceitos na escola
na maioria dos países da América Latina, ensina- se o estudante a ler e não a entender o significado do texto nem a realizar interpretações. As crianças lêem mas não aprendem lendo na maioria dos países da América Latina, as crianças geralmente aprendem os números, as relações numéricas, os sinais e as estruturas matemáticas; contudo, não são capazes de resolver problemas matemáticos simples ou complexos, nem de realizar aplicações às situações cotidianas e matematizáveis

8 Abordagem Piagetiana Adaptação Estrutura Sistemas Lógicos Sistemas de
Significação Adaptação (Assimilação e Acomodação) Lógica Operatória Processos De Conceituação Implicações significantes

9 Dispositivos: CmapTools

10 Dispositivos: Blog

11 Dispositivos Wiki

12 Lógica Operatória

13 Lógica Operatória

14 Lógica Operatória

15 Lógica Operatória {drc/VOL – 10/06/2005} Se duas NUVENS estiverem "carregadas", ou o solo e uma nuvem, (uma com mais prótons que elétrons, a outra com mais elétrons que prótons)e elas se chocarem ou ficarem próximas, ocorre uma troca de cargas elétricas tão grande que ocorre uma descarga elétrica, que se chama raio.

16 Implicações significantes

17 Implicações significantes
Implicações locais

18 Implicações significantes
Implicações sistêmicas

19 Implicações significantes
Implicações estruturais

20 Obrigado! Prof. Dr. Italo Dutra
Laboratório de Estudos em Educação a Distância Portal Mapas Conceituais na Educação


Carregar ppt "Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google