A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori"— Transcrição da apresentação:

1 BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
Caroline Scheuer Neves Izadora Netz Sieczkowski Luana Nery Palhares da Silva Sonia Maria Moreira Becker

2 Behaviorismo – Surgimento
John B. Watson Influenciado pela tradição filosófica objetivista e mecanicista. Influenciado pelas idéias de Ivan Petrovitch Pavlov. Buscou estabelecer as leis que regem o comportamento, relacionando as respostas com os estímulos que as precedem.

3 Behaviorismo - Críticas
Falta de estudo sobre a percepção e os componentes sensoriais do comportamento humano. Por outro lado, as idéias de Watson contribuíram no esclarecimento dos conceitos básicos e métodos de estudo da psicologia e, conseqüentemente, tiveram influência no futuro da psicologia como ciência.

4 Neo-behaviorismo Burrhus Frederic Skinner apropriou-se de algumas das principais idéias de Watson e Pavlov para elaborar seu projeto cujo intuito era de controlar o comportamento social através de técnicas que facilitassem a supressão ou a aquisição de comportamentos. Acreditava que tudo poderia ser controlado através do comportamento manifesto, não levando em conta os sentimentos e o que se passava na mente humana.

5 Neo-behaviorismo – Principais Idéias
Comportamento operante Reforço: positivo ou negativo Extinção e Punição Modelagem Máquina de ensinar

6 O Behaviorismo e a Lingüística
Leonard Bloomfield e a Lingüística Estrutu- ralista: aprendizagem por meio de Estímulo-Resposta

7 O Behaviorismo e a Lingüística
Noam Chomsky e o Gerativismo põem em cheque as idéias de Bloomfield: Chomsky  inatismo e criatividade

8 O Behaviorismo e as Ciências Biológicas
ARANHAS FORMIGAS ABELHAS Ao longo da história, o homem tem tentado compreender o comportamento dos animais com o objetivo de entender seu modo de agir.

9 O Behaviorismo e as Ciências Biológicas
Comportamento Conjunto de ações que o animal realiza ou deixa de realizar; qualquer mudança observada, em um organismo, que fosse conseqüência de algum estímulo ambiental anterior.

10 O Behaviorismo e as Ciências Biológicas
o behaviorismo radical X as neurociências - O desenvolvimento das neurociências jogou nova luz sobre o funcionamento interno do cérebro, abrindo margens para paradigmas mais modernos na psicologia. - Algumas propriedades mentais, como a dor, possuem uma espécie de "qualidade intrínseca" que não pode ser descrita em termos comportamentalistas.

11 Entrevista Com o intuito de verificarmos qual ou quais os modelos pedagógicos envolvidos no projeto de atividades dos alunos da escola Cisne Branco e, ao mesmo tempo, de buscarmos uma relação ou comparação com os modelos comportamentais estudados em sala de aula, particularmente o behaviorismo, fomos conhecer a proposta pedagógica da escola citada, em especial o trabalho desenvolvido pela Profa. Cláudia na turma Jardim A, uma vez que nos chamou a atenção o excelente grau de envolvimento e participação dos pequenos alunos na realização das tarefas diárias.

12 Entrevista Questões norteadoras:
Que estímulos recebem os alunos para darem uma resposta tão pronta e positiva? Como são motivados? Participam dos projetos? Como esses projetos são concebidos? Como são trabalhadas questões como liberdade de expressão, escolhas, liderança, os famosos “limites”, as singularidades, as relações com o meio e suas implicações sócio-culturais, a criatividade etc.?


Carregar ppt "BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google