A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Muscular Nomes:Romualdo,Nícolas e Fernando Série:7ªB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Muscular Nomes:Romualdo,Nícolas e Fernando Série:7ªB"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Muscular Nomes:Romualdo,Nícolas e Fernando Série:7ªB
Professora:Elisa Disciplina:Ciências

2 Sistema Muscular O sistema muscular dos vertebrados é formado por três tipos de músculo: cardíaco, estriado e liso. Os músculos estriados são controlados pela vontade do homem, e por serem ligados aos ossos permitem a movimentação do corpo. Os músculos lisos são involuntários e trabalham para movimentar os órgãos internos (exemplo: movimentos do esôfago). O músculo cardíaco é um músculo estriado, que move o coração; no entanto, possui como característica não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por isso colocado a parte.

3 Músculo Liso Coloração esbranquiçada, também chamados de músculos viscerais que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegurar-lhes determinados movimentos (contrações). Estes músculos têm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade. A maneira com que se dispõem suas fibras é bem diferente da musculatura estriada. São involuntários e, em geral são longos e lentos. Os músculos lisos não apresentam estrias. Suas células têm o formato de fuso e constituem parede de órgãos internos, como o estômago e o intestino. Um dos trabalhos que realizam são os movimentos do tubo digestivo - movimentos peristálticos - e o aumento e a diminuição da pupila

4 Músculo Cardíaco É o mais nobre de todos os músculos, se analisado histologicamente tem característica de músculo esquelético, mas funcionalmente tem característica de músculo liso assim como o esquelético, apresenta fibrocelular bastante compridas. É também chamado de miocárdio, é o que constitui a parede do coração. Apesar de ser estriado,possui movimentos involuntários. Este músculo se contrai e relaxa sem parar. Entretanto, elas são mononucleadas ou bi nucleadas, com núcleos localizados mais para o centro da célula. Também possuem discos intercalares, que são linhas de junção entre uma célula e outra, que aparecem mais coradas que as estrias transversais. No tecido cardíaco, têm bastante importância as fibras de Purkinje, células responsáveis pela distribuição do impulso elétrico que gera a contração muscular às diversas fibrocelular cardíacas

5

6 Músculo Esquelético O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocelular estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.

7 Anatomia Anterior

8 Anatomia Posterior

9 Doenças Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular. Alguns exemplos incluem o câncer e a AIDS, que podem induzir uma síndrome chamada caquexia. Distensão É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura. Distensões ocorrem em todas as pessoas e não apenas em atletas. As atividades diárias podem provocar distensões. Entretanto, pessoas que praticam esportes apresentam maior risco de desenvolver uma distensão muscular.

10 Saiba Mais Temos aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora. O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimento, sendo todas essas contrações musculares controladas e coordenadas pelo cérebro. Além disso não podemos esquecer de salientar da importância dos músculos na postura. Músculos / Movimento: Todo movimento que fazemos devemos aos músculos de nosso corpo.Desde um piscar de olho até uma pirueta no ar.Alguns músculos realizam movimentos involuntários como o coração. Que pesado: Os músculos representam 40% do peso do nosso corpo.

11 Exercícios de alongamento
Devem ser praticados por pessoas de qualquer idade e a qualquer hora.Não necessitam de equipamentos especiais. Veja alguns de seus benefícios: *Tornam os músculos mais flexíveis; *Relaxam e reduzem as tenções musculares; *Melhoram a postura; *Reduzem ansiedade, estresse e fadiga; *Previnem dores;

12 Lesões Musculares Atleta ou não, quando você pratica futebol ou outro esporte em que é possível acontecer choque corporal há sempre um pequeno risco de lesões do sistema muscular.

13 Conclusão Nossa conclusão foi que o nosso corpo precisa dos músculos para se movimentar, para fazer qualquer exercícios.Nosso corpo tem cerca de 639 músculos e que o nosso corpo tem três tipos de músculos(Músculo Cardíaco,músculo esquelético e músculo liso).


Carregar ppt "Sistema Muscular Nomes:Romualdo,Nícolas e Fernando Série:7ªB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google